Inscreva-se agora e fique por dentro das novidades!
Quero me inscrever!
Menu & Busca
Cidades mais Violentas do País se concentram nas regiões Norte e Nordeste

Cidades mais Violentas do País se concentram nas regiões Norte e Nordeste

Por Elnatã Queiroz – Fala!Anhembi

Organização de sociedade civil mexicana divulgou uma lista com as 50 cidades mais violentas do mundo, levando em consideração o número de assassinatos a cada mil habitantes nas regiões mencionadas


O Brasil concentra mais de 30% dos aglomerados mais violentos do mundo, segundo a organização de sociedade civil mexicana Segurança, Justiça e Paz, que faz o levantamento anualmente com base em taxas de homicídios por 100 mil habitantes. São 17 áreas (de 50), sendo que as únicas não pertencentes às regiões norte e nordeste são Vitória (ES), Porto Alegre (RS) e Campos dos Goytacazes, no interior do estado do Rio de Janeiro – vale ressaltar que este último município não pertence à região metropolitana fluminense.

Vista Aérea de Natal – Foto: Canindé Soares

Os dados revelam ainda que a grande Natal, capital do Rio Grande do Norte, é o lugar  proporcionalmente mais violento do país, e o quarto do mundo. A taxa de homicídios lá é de 102 a cada 100 mil habitantes, sendo sua população formada por mais de 1,34 milhão de habitantes, conforme projeção baseada no último censo populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Vista Aérea de Fortaleza – Foto: fortaleza.ce.gov.br

Ainda segundo a organização SJP, a grande Fortaleza (CE) é a segunda mais violenta do brasil – cerca de 83 mortes (aumento de 85% entre 2016 e 2017) a cada 100 mil cidadãos, de um total de pouco mais de 3,9 milhões – seguida de 3° Belém (PA), 4° Vitória da Conquista (BA), 5° Maceió (AL), 6° Aracaju (SE), 7° Feira de Santana (BA), 8° Recife (PE), 9° Salvador (BA), 10° João Pessoa (PB), 11° Manaus (AM), 12° Porto Alegre (RS), 13° Macapá (AP), 14° Campos de Goytacazes (RJ), 15° Campina Grande (PB), 16° Teresina (PI) e 17° Vitória (ES).

Ou seja, no ranking acima, as três mais populosas áreas brasileiras sequer aparecem, sendo elas as regiões metropolitanas de São Paulo, do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte. Em 2017, conforme dados do ISP (Instituto de Segurança Pública carioca), na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, o número de assassinatos por 100 mil habitantes foi de aproximadamente 36, indicador quase 300% menor que na região metropolitana potiguar, a grande Natal. Curioso notar que, apesar de intervenção federal na segurança pública no estado do Rio de Janeiro, as cidades mais violentas do país se concentram nas regiões norte e nordeste.

1 Comentário

  1. 9 meses ago

    Qdo falam do Rio, eu digo isso, imagina q ele não esta nem entre as piores …