Centro de Música do Sesc São Paulo oferece cursos online na quarentena
Menu & Busca
Centro de Música do Sesc São Paulo oferece cursos on-line na quarentena

Centro de Música do Sesc São Paulo oferece cursos on-line na quarentena

Home > Entretenimento > Música > Centro de Música do Sesc São Paulo oferece cursos on-line na quarentena

Com o princípio de que a música é parte da formação humana, o Centro de Música do Sesc São Paulo, hoje presente nas unidades Consolação, Guarulhos e Vila Mariana, anuncia a expansão de sua ação para o ambiente digital com o lançamento de 16 novas atividades on-line que acontecerão entre os meses de outubro e dezembro, voltadas para públicos com diferentes níveis de conhecimento musical.

Sesc
Sesc anuncia 16 novas atividades on-line voltadas para públicos com diferentes níveis de conhecimento musical. | Foto: Reprodução.

Sesc lança cursos de música on-line durante quarentena

As aulas, palestras e workshops serão ministrados por educadores do Sesc e outros profissionais convidados, em formato híbrido, com atividades coletivas na plataforma Zoom e conteúdos compartilhados via redes sociais do Sesc São Paulo. As atividades presenciais do Centro de Música do Sesc permanecem suspensas. De acordo com o diretor do Sesc São Paulo, Danilo Miranda:

A importância dessa ação reside na difusão do fazer musical como parte da formação humana; o aprendizado musical enquanto ferramenta e recurso na elaboração da expressão individual e também coletiva. O ambiente do Centro de Música do Sesc, e as diferentes oportunidades de troca viabilizadas por esse trabalho, são pautados pela sociabilização, pela prática prazerosa e diletante, ou seja, são pensados e elaborados com o objetivo de inserir a educação para a música no cotidiano das pessoas e da sociedade como um todo.

Programação:

Websérie

Para marcar o lançamento do programa, uma websérie aborda as principais transformações ocorridas no cenário musical brasileiro durante as décadas de 1970, 1980, 1990 e anos 2000. Apresentada e produzida pelo jornalista Ricardo Alexandre, Os Anos da Virada tem participação de Fernanda Takai, Guilherme Arantes, Sérgio Britto, dos Titãs, e Sérgio Dias, ex-integrante da banda Os Mutantes. 

Cada vídeo abordará o cenário de uma época em seus contextos político, histórico, social e cultural, com ênfase no legado deixado pela década anterior e nas tendências lançadas para a década seguinte. Em formato de documentário, serão abordados os grandes sucessos de cada período, os álbuns clássicos, os referenciais tecnológicos e os novos nomes que foram lançados ao cenário musical, entre outros assuntos.

O conteúdo será dividido em quatro episódios, que serão postados sempre aos sábados, às 20h dos dias 10, 17, 24 e 31/10, no canal do Centro de Música do Sesc no YouTube, com playlists relacionadas disponíveis nos perfis do Sesc São Paulo no Deezer e Spotify .

Abaixo, os cursos do mês de outubro que acontecem pela plataforma Zoom e que têm inscrições antecipadas, disponíveis a partir de 8/10 (Credencial Plena) e 9/10 (todos os públicos) em sescsp.org.br/centrodemusica, com valores que variam entre 21 e 80 reais, em parcelas únicas.

Imersão em Teoria Musical

A imersão em Teoria Musical, conduzida pelo educador Renato Veras Baptista, do Centro de Música do Sesc Vila Mariana, propõe uma iniciação ao mundo da música.

As aulas abordarão noções elementares de teoria musical, como as características físicas do som, a figura do pentagrama, as notas, o compasso, entre outros, possibilitando ao participante aproximar-se da linguagem musical por meio de atividades lúdicas, partituras animadas e outros recursos criativos. Serão quatro encontros, sempre às terças e quintas, no período entre 13 e 22/10, das 19h às 21h.

Com início em outubro e duração até dezembro, a Oficina de Voz Online acontecerá em 9 encontros, entre os dias 14/10 e 9/12, sempre às quartas-feiras, das 19h30 às 21h30. Ministrada pelos educadores Juliana Gotz, Sheila Ferreira, Solange Assumpção e Zuza Gonçalves, a oficina é voltada para pessoas a partir de 13 anos de idade, com ou sem experiência musical prévia, e busca incentivar as descobertas, o crescimento, os aprendizados e o autoconhecimento por meio da investigação da própria voz.

A abordagem passa pela prática de canções, arranjos, exercícios, jogos e improvisos, num processo que potencializa o desenvolvimento da musicalidade, da técnica vocal e da compreensão musical.

Curso de Harmonia

O curso de Harmonia, com Pedro Beviláqua, educador do Centro de Música do Sesc Consolação, que pretende aprofundar o tema entre participantes que possuam iniciação musical prévia. Serão abordados os conceitos básicos da harmonia, partindo de uma pequena revisão de teoria musical (escalas e intervalos), e adentrando o campo da harmonia tradicional com o uso de cifras da música popular – uma vez que estas são mais utilizadas pelos músicos improvisadores dos diversos estilos.

Por fim, uma abordagem dos conceitos relacionados à harmonia funcional e sua cifragem própria. Os encontros acontecem às sextas-feiras, das 19h às 21h, entre os dias 16/10 e 4/12 .

Para refletir sobre o fazer musical no Brasil, a série Música Brasileira em Pauta investiga aspectos culturais, históricos e pedagógicos da música nacional, com transmissões ao vivo pelo canal do Centro de Música do Sesc no Youtube . Os encontros serão conduzidos pelos educadores do Centro de Música e realizados sempre às quintas-feiras, às 18h. Confira a agenda:

No dia 8, o bate-papo Educação Musical, Diversidade, Inclusão e Autonomia, com a educadora do Sesc Sheila Ferreira e a doutora em Educação e especialista em Musicoterapia Ilza Zenker, aborda a relação entre a educação musical e as relações interpessoais, tomando a diversidade como facilitadora e condutora na aquisição de novos saberes. A assistente para a área de Música da Gerência de Ação Cultural do Sesc São Paulo, Sonoe Juliana Ono Fonseca, fará a apresentação deste encontro.

No dia 15, Pedro Beviláqua propõe o bate-papo musicado A Consolidação do Choro, com base no trabalho do flautista e compositor Viriato Figueira e nas memórias a respeito da Pensão Vianna, casa do flautista amador Alfredo da Rocha Vianna, pai de Pixinguinha, e que era frequentada por músicos como Irineu de Almeida, Bonfiglio de Oliveira, Nelson Alves, entre outros.

No dia 22, Solange Assumpção aborda a importância da escuta, da timbragem entre os cantores e a classificação de vozes dentro de um coro no bate-papo Cantoria – Canto Coral. Nesse dia, haverá também uma pequena mostra de repertório para ilustrar alguns aspectos do arranjo coral.

Mais ao final do mês, dia 29, a educadora Sheila Ferreira apresenta Pedagogias Musicais, uma síntese das principais linhas pedagógicas musicais e seus criadores, como Carl Orff, Kodály, Edgar Willems, Shinichi Suzuki e Émile Jaques-Dalcroze: figuras marcantes para o ensino de música dirigido a crianças e adultos.

Tags mais acessadas