sábado, 4 maio, 24
HomeCulturaCeia de Natal: veja pratos que não podem faltar

Ceia de Natal: veja pratos que não podem faltar

Pode não parecer, mas estamos apenas dois meses para o Natal, as lojas já se preparam com as decorações natalinas, e o clima já começa a mudar, para muitos a data é a mais esperada, tanto para o comércio, como para aqueles que amam a festa natalina. Esse amor não é por pouca coisa, além das ruas ficarem todas decoradas, com luzes de várias cores, um ambiente mais romântico, as pessoas também ficam mais propícias para ações solidárias, com tudo isso, ainda vem o carro chefe da festa, a ceia de Natal, o momento mais aguardado por todos, dos mais jovens aos mais velhos.

Por isso, preparamos aqui uma lista de pratos que não podem faltar na ceia de Natal.

Pratos para a ceia de Natal

Peru de Natal

O peru de natal considerado o carro-chefe da ceia natalina, com certeza não pode ficar de fora da sua mesa, pode ser simples ou mais incrementado, para aqueles que não querem trabalho, não se preocupe, o mercado oferece varias opções da ave já pronta para ir ao forno, com toda praticidade, alguns até com um indicador de cozimento, assim você só precisará levar ao forno mas se você é daqueles que prefere usar o próprio tempero, o peru também é encontrado sem condimentos.

O mais tradicional dos pratos de Peru Natal, leva batatas e farofa, mas a criatividade conta muito para quem quer surpreender a família ou amigos.

Arroz a grega

Um clássico dos acompanhamentos, o arroz a grega além de saboroso é também de se comer com os olhos, um prato bem colorido, leva um dos ingredientes que pode ser motivo de amor para uns, e ódios para outros, pois é uma simples uvas passa, pode alegrar a ceia de uns, mas também azedar de outros, mas se você está no time que não gosta da uva passa, não se desespere, pois este ingrediente é fácil de retirar do prato, só empurrar do ladinho e está tudo certo, o que não pode acontecer é o nosso tradicional arroz a grega fica sem a uva passa.

Salpicão de frango

Este prato faz bastante sucesso na ceia de Natal, o salpicão de frango é basicamente uma salada, onde leva frango desfiado, cenoura ralada, milho, ervilha, uva passa, maça, maionese ou creme de leite, e a batata palha, o toque final que traz corânica para o prato que é servido frio. O salpicão de frango costuma agradar muito ao paladar das pessoas, pois a mistura de sabores que as frutas trazem no prato salgado, ajuda homiziar a combinação dos ingredientes, um prato indispensável na ceia de natal, é bem comum remetermos o salpicão de frango a um prato que é somente consumido no Natal.

pratos que não podem faltar na ceia de Natal
Pratos que não podem faltar na ceia de Natal. | Foto: Unsplash.

Tender assado

Um bom Tender assado já faz parte da mesa natalina, famoso pela sua praticidade, pois já vem semi-pronto, e vamos combinar que isso ajuda muito para o preparo da ceia, como costumamos fazer vários pratos, economizar no tempo para o preparo de alguns, facilita na finalização, mas isso não impede de dar uma boa incrementada, um bom molho vai ajudar na suculência do tender, já que ele normalmente acaba ressecando ao ir para o forno, e para uma boa apresentação, a farofa ao redor vai deixar mais bonito e apetitoso.

Rabanada

E a sobremesa mais tradicional e mais econômica também, fica por conta da rabanada, um simples pão amanhecido pode virar uma deliciosa sobremesa, com apenas poucos ingredientes como, leite, leite condessando, ovos, açúcar e canela, você pode preparar este prato que vai agradar todos os gostos, ninguém resiste a apenas uma.

Para fazer é bem simples, mas se você não gosta de por a mão na massa, mas não abre mão de ter essa sobremesa, fica tranquilo, pois nesta época as padarias e supermercados costumam sempre ter pronto, aí é só pegar e levar.

Panetone

Outra sobremesa que se tornou queridinha das ceias de natal brasileiras, foi o Panetone, de origem italiana, o Panetone faz parte da mesa natalina no Brasil, e hoje ele já ganhou varias versões, como por exemplo, a salgada, que foi muito aceita no natal de 2021, as variedades de versões doces também fizeram muito sucesso, pois como os tradicionais não são recheados, as novas versões ganharam recheios de vários sabores.

____________________________________
Por Jeciane Fernandes – Fala! Universidade Cruzeiro do Sul

ARTIGOS RECOMENDADOS