O ano nem terminou e a cidade de São Paulo já está se preparando para o carnaval de 2020, podendo ser o maior carnaval de rua que a cidade já fez. O evento cresce ano a ano, trazendo grandes investimentos para a capital e uma grande operação nas vias.
Uma das novidades da edição do próximo ano é a chegada do famoso bloco de Recife, Galo da Madrugada, o bloco traz uma grande produção de figurinos e vai trazer para a cidade o Galináceo, o famoso galo gigante símbolo do bloco que arrasta multidões por onde passa. O bloco pernambucano se apresentará no dia 25 de fevereiro, terça-feira de carnaval.
A prefeitura de São Paulo irá testar novas vias para a passagem dos blocos, segundo Alê Youseff, secretário de cultura, os blocos estarão em todas as 32 subprefeituras. Os novos endereços do circuito paulista contam com as avenidas Gastão Vidigal (Vila Leopoldina), Marquês de São Vicente (Barra Funda) e Guilherme Dumont Villares (Jardim Londrina), a prefeitura pensa em colocar na lista as vias testadas neste ano e que deram certo, são as avenidas Berrini e Tiradentes.
Devido às confusões, arrastões e brigas que ocorreram neste ano, o largo da batata deixará de fazer parte no ano que vem do circuito de carnaval de rua da capital paulista.
Para 2020, houve um aumento de 37% nos blocos em comparação ao ano passado segundo o jornal Folha de São Paulo. Foram inscritos 865 blocos que farão no total 960 desfiles por São Paulo entre os dias 15 de fevereiro e 1° de março.
“Existe uma queda histórica de 20% de blocos que não se viabilizam ou não são blocos. Se calcularmos entre 750 e 800 blocos em São Paulo, já teremos um Carnaval muito grande e importante que aponta para ser definitivamente um dos com mais impacto no Brasil”, afirma o secretário de Cultura a Folha de São Paulo. Youseff ainda diz que a distribuição dos blocos ano que irá ser mais uniforme pela cidade.
Em 2020, as regras para a folia incluem o desligamento do som às 19h e dispersão do público até às 20h.
Uma comissão será instaurada para fazer a análise dos trajetos propostos pelos blocos. Se houver necessidade, a mesma comissão poderá pedir a mudança do trajeto aos responsáveis dos blocos. Ao final, será publicada uma portaria única com as autorizações de desfile dos blocos.
Veja os dados da Secretária Municipal de Cultura sobre os blocos de 2020:
Subprefeituras mais procuradas
- Sé: 260
- Pinheiros: 164
- Vila Mariana: 71
- Lapa: 66
- Santana/Tucuruvi: 32
- Butantã: 26
- Penha: 26
- Mooca: 24
- Ipiranga: 22
- Freguesia do Ó/Brasilândia: 19
Datas mais procuradas:
- sábado pré: 23%
- domingo pré: 16%
- sábado carnaval: 11%
- domingo carnaval: 11%
- segunda carnaval: 8%
- terça carnaval: 8%
- sábado pós: 13%
- domingo pós: 9%
- outros: 1% (tradicionais)
________________________________________________________
Por Thalisson Luan Batista da Silva – Fala! PUC