Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos!
Quero me cadastrar!
Menu & Busca
Canudos de plástico: alternativas que nos pouparão 500 anos

Canudos de plástico: alternativas que nos pouparão 500 anos

Foto: Divulgação/BeeGreen

Encontrar lugares preocupados com a sustentabilidade que seu negócio oferece não é tão fácil quanto parece. Custa, geralmente, mais dinheiro do que o normal, além de todo o empenho a mais que é necessário ser feito. Essa preocupação além do normal, às vezes, pode custar menos caro do que se pensa.

São quase dez minutos de agonia onde, em um vídeo viral, uma tartaruga sofre com biólogos marinhos tentando retirar um canudo de suas narinas. Canudo este, de plástico, que leva 100 anos para se decompor na natureza e que, como muitos outros materiais que podem ser evitados, são jogados ao mar. Assim, este utensílio, que antes parecia algo inofensivo, foi exposto como, sim, um dos vilões do meio ambiente. Países do exterior já anunciaram o banimento dos mesmos. O Brasil está indo para o mesmo caminho.

Após alguns estabelecimentos banirem os canudos, algumas alternativas vêm sendo usadas – com sucesso – e se mostrando cada vez mais eficientes.

Canudo de metal

Foto: Unsplash

Muitas empresas estão apostando nesta que é a tendência do momento, para cada um ter o seu: o canudo de metal. Reutilizável, fácil de lavar e tem uma vida útil inestimável.

Canudo de macarrão

Foto: Unsplash

Alguns bares de São Paulo já aderirem à moda. Além de ser inusitado, o canudo de macarrão é biodegradável e a pessoa pode levar para casa, como lembrança. É uma alternativa divertida e sustentável.

Canudos orgânicos

Foto: Unsplash

No quesito não atrapalhar a vida do planeta, esta é uma excelente opção. Canudos orgânicos, como o próprio nome já diz, são feitos para, justamente, serem colocados no lixo sem culpa alguma. Em sua maioria, sendo feitos de palha natural de bananeiras, este utensílio, além de barato, é diferente dos demais, atualmente, no mercado.

Canudos de açúcar, gelatina bovina e amido de milho

Foto: Divulgação/Sorbos

Perfeito para adoçar seu dia. Além de ser uma boa alternativa para não vermos mais vídeos como o da tartaruga, citada no começo da matéria, o canudo de açúcar é uma pedida diferente para incrementar um estabelecimento. Após terminar sua bebida, o cliente pode, simplesmente, comer o canudo como se fosse um doce. Demais, não é?

Canudo de papel

Foto: Unsplash

Ainda que não seja extremamente sustentável, pelo fato de utilizar o papel, que também vem da natureza, este canudo é uma excelente alternativa para o de plástico, que leva um século (literalmente) para sumir do nosso planeta.

Canudo de bambu

Foto: Unsplash

Como a alternativa anterior, também vem do desmatamento. Mas é um canudo que tem uma durabilidade excepcional (onde você não vai precisar se preocupar em ter que comprar constantemente) e ainda é facilmente decomposto quando colocado na natureza, por ser algo 100% natural.

Canudo? Para quê?

Foto: Divulgação

Para melhorar ainda mais, por que usar um canudo? O McDonald’s passou a focar um mais na sustentabilidade, deixando de oferecer canudos plásticos aos clientes. A ação, voluntária, busca reduzir a quantidade de poluição plástica no mundo. A implementação foi realizada ao longo do mês de agosto, e apenas foi entregue aos clientes que solicitaram, de fato, o utensílio.

O Fórum Econômico Mundial relata que, atualmente, existe mais de 150 milhões de toneladas de plástico no oceano. Apesar de ter uma vida útil de dez minutos – o tempo que se gasta para tomar um refrigerante –, ele demora 500 anos para se decompor na natureza.

0 Comentários