quinta-feira, 2 maio, 24
HomeCultura5 tipos de café mais consumidos no Brasil

5 tipos de café mais consumidos no Brasil

O Brasil é o maior produtor e exportador do café segundo informações da Organização Internacional do Café (2020). O produto faz parte do dia a dia da maioria dos brasileiros e o indicador per capita, em 2021, mostra que o consumo do produto chegou em 6,06 kg/ano em sua versão crua e 4,84 kg/ano em sua versão torrada.

Os cafés mais consumidos pelos brasileiros ainda são os nacionais, apesar de nos últimos anos ter tido um aumento no consumo de versões gourmet, os mais consumidos são o Arabica e o Conilon. A seguir, saiba quais são os 5 tipos mais consumidos:

Café
Saiba quais são os tipos mais consumidos no Brasil. | Foto: Montagem/ Reprodução

Confira os 5 tipos de café mais consumidos no Brasil

1) Café expresso ou coado

Os amantes de café costumam dizer que só quem toma expresso, e sem açúcar, é realmente um apreciador nato. Esse tipo pode ser coado de maneira tradicional ou por máquinas industriais, podendo ser encontrado em muitos lugares.

Esse tipo é aquela opção pura e a mais escolhida para ser consumida pelo brasileiro, no trabalho ou nas mesas de famílias de todas as classes sociais.

2) Café com leite

A mistura feita com 80% de leite e 20% de café, ou seja, nessa bebida o grão serve apenas para dar um gosto especial e excêntrico ao leite, ficou famosa por conta das padarias paulistanas. Para muitas pessoas, tomar o tão conhecido “pingado” — que é um combo formado pelo café com leite com um pão com manteiga na chapa — é considerado um ritual matinal.

3) Cappuccino

Preparado por muitos anos na sua receita original, que veio de países europeus, onde o cappuccino é feito apenas com café, leite e leite vaporizado, foi preparada de forma diferente. No brasil, acrescentamos o chocolate, canela e noz moscada, tornando a bebida um chocolate com a única diferença sendo o acréscimo do café.

Podendo então ser tomado das duas formas, variando de acordo com o gosto.

4) Macchiato

O Macchiato é um dos tipos ideal para quem prefere opções mais cremosas.

Aquele creme de leite tão comum de receitas doces também é usado no preparo da bebida. É feito meio a meio, ou seja, 50% de café expresso puro e 50% de creme de leite.

5) Café Latte

Ainda nas opções cremosas, o Latte é mais um dos tipos que compõem essa opções para o público que ama as versões pastosas. Feito com os mesmos ingredientes que o cappuccino, aqui a diferença é que esta opção é mais encorpada.

Em alguns estabelecimentos o café latte também pode ser servido com desenhos feitos por cima da espuma vaporizada, coisa que não é possível com o cappuccino ou com o expresso, por serem mais leves e líquidos.

O que vale a pena é você viajar e degustar essa maravilha em todos os seus tipos e escolher a sua preferida. O que não pode faltar é o Café no dia a dia do brasileiro. 

_________________________________________
Por Jaiandra Sampaio – Fala! Universidade Cruzeiro do Sul

ARTIGOS RECOMENDADOS