Brasileirão Sub-20: Uma prévia das quartas de final
Menu & Busca
Brasileirão Sub-20: Uma prévia das quartas de final

Brasileirão Sub-20: Uma prévia das quartas de final

Home > Notícias > Esporte > Brasileirão Sub-20: Uma prévia das quartas de final

Clubes de cinco estados diferentes estão presentes nesta fase do Brasileirão Sub-20

O troféu destinado ao campeão do Brasileirão Sub-20.
O troféu destinado ao campeão do Brasileirão Sub-20. | Foto: Bruno Cantini/Atlético-MG.

Após 19 rodadas disputadas na primeira fase, o Brasileirão Sub-20 chegou na etapa de quartas de final, reunindo oito equipes que lutam para levar a taça nacional para casa. Os confrontos foram definidos pela classificação na fase anterior: (1º) Flamengo x Vasco da Gama (8º), (2º) Palmeiras x Internacional (7º), (3º) Atlético-MG x Botafogo (6º) e (4º) São Paulo x Athletico-PR (5º). Confira mais detalhes sobre cada um dos clubes restantes na competição.

Conheça os times que permanecem no Brasileirão Sub-20

Atlético-MG x Botafogo

Atual campeão da competição, o Atlético-MG chega forte para defender o seu título.
Atual campeão do Brasileirão Sub-20, o Atlético-MG chega forte para defender o seu título. | Foto: Bruno Sousa/ Atlético-MG.

Neste domingo (17), o Atlético-MG visita o Botafogo no Rio de Janeiro, em local ainda indefinido, buscando defender o atual título da competição. Em janeiro, o Galo derrotou o Athletico-PR e conquistou o torneio, que foi válido pelo ano de 2020. Na 1ª fase, ele terminou na 3ª colocação, com 37 pontos conquistados, com 11 vitórias, 4 empates e 4 derrotas, além de ter a melhor defesa dessa etapa, com apenas 18 gols sofridos. O time comandado pelo treinador Marcos Valadares tem como principal destaque o meia Rubens, autor de 10 gols e duas assistências até o momento. Outros nomes para ficar de olho são os do zagueiro Léo Simoni e o do ponta Luiz Filipe, que acumula 8 gols e 4 assistências no campeonato.

Já o Botafogo, campeão do Brasileirão Sub-20 em 2016, procura fazer a tarefa de casa e sair na frente do Atlético-MG na partida de ida. Treinado por Ricardo Resende, o alvinegro carioca tem como o cérebro do meio-campo o meia Juninho, que possui sete gols e sete assistências no torneio. É importante observar também a aposta do Botafogo na geração 2004, com os jovens Kauê e Matheus Nascimento, que vêm se destacando com frequência na equipe. A partida de volta será disputada no SESC Alterosas, em Belo Horizonte, no dia 22 de outubro.

São Paulo x Athletico-PR

Atletas do São Paulo comemorando um gol contra o Palmeiras no Brasileirão Sub-20.
Atletas do São Paulo comemorando um gol contra o Palmeiras. | Foto: Miguel Schincariol/São Paulo FC.

Quarto colocado na primeira fase, o São Paulo chega no mata-mata em busca de conquistar o seu primeiro título do Brasileirão Sub-20. Comandado pelo ex-jogador Alex, craque do Coritiba, Cruzeiro, Palmeiras e Fenerbahçe, da Turquia, o tricolor paulista possui um dos elencos mais completos da categoria, com diversos jogadores talentosos em todos os setores do campo. No ataque, o centroavante Juan Santos é a principal arma da equipe, que já acumula sete gols e cinco assistências. 

Pelos lados do campo, o ponta Vitinho também é uma peça fundamental na construção ofensiva do São Paulo, graças a sua velocidade e qualidade técnica em dribles e passes. Já na defesa, o zagueiro Lucas Beraldo, nascido em 2003, se mostra um atleta muito seguro, com ótima saída de bola e até um certo faro de gol, já tendo marcado três gols na temporada. O duelo de ida será em Curitiba, no CAT do Caju, na próxima segunda-feira (18).

Vice-campeão do Brasileirão Sub-17 e Sub-20 no ano passado, o Athletico-PR mantém a regularidade nas categorias de base e chega a mais um mata-a-mata de uma competição nacional. O atacante Rômulo é quem mais se destaca no ataque do clube paranaense, com 12 gols e 3 assistências anotados no torneio. Outro nome para ficar de olho é no paulista Renan Viana, que já havia marcado 14 gols em 16 partidas no Sub-17 na temporada passada. O jogo de volta acontecerá em Cotia-SP na outra segunda-feira, dia 25.

Palmeiras x Internacional 

Atletas do Palmeiras, 2º colocado da primeira fase do Brasileirão Sub-20. (Foto: Fabio Menotti / Palmeiras)
Atletas do Palmeiras, 2º colocado da primeira fase do Brasileirão Sub-20. | Foto: Fabio Menotti/Palmeiras.

Campeão em 2018 e vice em 2019, o Palmeiras já se provou como uma das principais categorias de base do Brasil há alguns anos, revelando diversos jogadores para o profissional, como Patrick de Paula, Danilo, Gabriel Menino, Renan e Gabriel Verón, por exemplo, e entregando ótimos resultados. 

Na primeira fase, o Verdão conquistou 38 pontos, com 11 vitórias, cinco empates e três derrotas, tendo o melhor ataque do torneio ao lado do Flamengo (40 gols). O clube paulista tem em mãos o artilheiro da competição: o atacante Gabriel Silva, autor de 14 gols até o momento. Além disso, o time comandado por Wesley Carvalho também costuma testar alguns jovens atletas de categorias inferiores, como é o caso dos atacantes Giovani (2004) e Endrick (2006). A partida de ida será disputada no Estádio Morada dos Quero-Queros, em Alvorada-RS, na próxima segunda-feira (18).

Semifinalista da Copa do Brasil Sub-20, o Internacional tem dois grandes talentos em suas laterais: Vinícius Tobias, já vendido ao Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, e Thauan Lara, ambos nascidos em 2004. Outro destaque é o centroavante Matheus Cadorini, de 1.91m de altura, que já marcou sete gols na competição e inclusive deixou o seu pelo profissional contra a Chapecoense há duas rodadas no Brasileirão. O confronto de volta acontecerá em São Paulo, no Allianz Parque, no dia 24 de outubro.

Flamengo x Vasco

Líder da primeira fase, o Flamengo chega muito forte no clássico contra o Vasco na próxima quarta-feira (20), em São Januário, para alcançar o bicampeonato da competição, já que o clube da Gávea venceu o torneio em 2019. Com uma campanha de 12 vitórias, três empates e quatro derrotas, a equipe treinada por Fábio Matias é uma das favoritas à conquista do campeonato e conta com o líder de assistências até o momento. Autor do gol do título da Copa do Mundo Sub-17 em 2019 pela Seleção Brasileira, o meia Lázaro já distribuiu sete assistências, além de ter marcado sete gols no Brasileirão Sub-20. Outros nomes para ficar de olho são no zagueiro Noga, nos atacantes André Luiz e Werton e no meia Matheus França, que apesar de ser da categoria Sub-17, sempre aparece bem no Sub-20 com gols e assistências.

Já o Vasco, dono da oitava melhor campanha na primeira fase, tenta surpreender o líder e favorito e avançar para semifinal. Olho nos talentosos Arthur Sales, Gabriel Saulo e no volante Andrey, de apenas 17 anos de idade.

*Nós, do projeto Esporte em Pauta, estamos realizando uma parceria com o Fala! Universidades. Se quiser ter acesso a mais conteúdos sobre os mais variados esportes, procure nossa página no Instagram (@esporte_em_pauta) e no Twitter (@EsportePauta).

_____________________________________________________

Por Victor Fardin – Fala! PUC-SP

Tags mais acessadas