A 3ª divisão nacional está chegando ao seu fim após mais de cinco meses de disputa
Com a chegada das festas de final de ano, se aproxima também a reta final dos principais campeonatos nacionais do Brasil. Enquanto na Série A, o Atlético Mineiro é líder com 10 pontos de vantagem, e o Coritiba se aproxima do acesso e da conquista da Série B, a terceira divisão brasileira, o Brasileirão Série C, também está encerrando a sua disputa, com duas vagas na liga acima do ano seguinte.
Relembre as fases do Brasileirão Série C e como está a reta final do campeonato
Primeira fase
Na primeira fase do Brasileirão Série C, 20 equipes são divididas em dois grupos, priorizando a proximidade geográfica dos times. No grupo A, após 18 rodadas, Paysandu, Tombense, Botafogo-PB e Manaus se classificaram para a etapa seguinte. Volta Redonda, Ferroviário, Altos e Floresta foram os clubes que apenas se mantiveram na divisão e disputarão a Série C novamente em 2022. A parte ruim ficou para a torcida da Jacuipense e do Santa Cruz, tradicional time de Recife, que foram rebaixados para quarta liga nacional.
Já no grupo B, Novorizontino, com incríveis 12 vitórias, Ituano, Ypiranga-RS e Criciúma se classificaram para a próxima fase. Figueirense, São José-RS, Botafogo-SP e Mirassol garantiram seu espaço no ano que vem na terceira divisão nacional, enquanto Paraná (que já disputou a Série A em 16 oportunidades) e Oeste foram rebaixados.
Segunda fase
Na etapa seguinte, as oitos equipes classificadas foram novamente divididas em dois grupos, misturando os integrantes dos grupos anteriores. No grupo C, formado por Criciúma, Botafogo-PB, Ituano e Paysandu, a 5ª rodada já reservou um dos classificados à Série B de 2022. Depois de um empate em pleno Estádio Heriberto Hülse, o Ituano garantiu a sua vaga na 2ª divisão nacional, voltando após 14 anos de jejum.
Na rodada definitiva, o Tigre Catarinense precisa vencer o Papão em Belém-PA para sonhar com o acesso, enquanto o Botafogo da Paraíba, atual 2º colocado e com dois pontos na frente, visita o Ituano no interior de São Paulo. Apesar de já ter subido, os paulistas treinados pelo técnico Mazola Júnior virão com força máxima, já que apenas o líder do grupo se classifica para a grande final da competição.
No grupo D, composto por Manaus, Novorizontino, Tombense e Ypiranga-RS, também já conta com uma equipe classificada para a Série B do ano que vem. A Tombense, da pequena cidade de Tombos-MG de apenas 8 mil habitantes, venceu o Manaus em plena Arena da Amazônia por 2×1 e conquistou o seu acesso histórico.
Os manauaras ainda estão na luta para subir, e irão enfrentar o Novorizontino no interior do São Paulo, o que promete ser um duelo de muita emoção. Porém, o atual quarto colocado do grupo, Ypiranga-RS, está a apenas um ponto atrás dos outros dois concorrentes, e irá pro tudo ou nada na casa da Tombense.
*Nós, do projeto Esporte em Pauta, estamos realizando uma parceria com o Fala! Universidade. Se quiser ter acesso a mais conteúdos sobre os mais variados esportes, procure nossa página no Instagram (@esporte_em_pauta) e no Twitter (@EsportePauta).
____________________________________________________
Por Victor Fardin – Fala! PUC-SP