sábado, 20 abril, 24
HomeEduzzBolsonaro sanciona lei que permite renegociação de dívidas de cursos do FIES

Bolsonaro sanciona lei que permite renegociação de dívidas de cursos do FIES

O Governo de Jair Bolsonaro (PL) sancionou, recentemente, uma lei que permite a renegociação de débitos do FIES (Fundo de Financiamento Estudantil). A lei, aprovada pelo Congresso Nacional, permite que estudantes que financiaram cursos até o segundo semestre de 2017 façam um acordo para quitar suas dívidas. Mas você sabia que é possível fazer cursos profissionalizantes e capacitantes sem depender de FIES ou Bolsonaro, na Eduzz?

Existem, nos dias de hoje, diversas plataformas de cursos que garantem que você aprenda uma nova profissão, sem precisar de uma faculdade. Os chamados cursos capacitantes possuem curta duração, permitindo que o aluno aprenda quando puder e sem precisar se endividar.

Dito isso, a seguir, saiba tudo sobre as renegociações do FIES, aprovadas pelo Governo Bolsonaro. Além disso, conheça melhor plataformas como a Eduzz, que oferecem cursos capacitantes e em conta para você!

Jair Bolsonaro aprova lei que permite a renegociação de dívidas do FIES

Na quarta-feira, 22 de junho, o presidente Jair Bolsonaro sancionou uma lei que permite a renegociação de dívidas do FIES. A lei, aprovada pelo Congresso, é originária da Medida Provisória 1.090/2021, que já garantia tal possibilidade aos estudantes.

A lei, entretanto, está disponível apenas aos estudantes que assinaram contrato até o segundo semestre de 2017. Sendo assim, alunos de cursos diversos que realizaram o financiamento estudantil após esse período não serão contemplados.

Além disso, os parlamentares ampliaram a margem de desconto, que a princípio era de 92% e agora foi ampliado para 99%. Ou seja, os estudantes podem renegociar até 99% de suas dívidas, podendo quitá-las utilizando o mínimo possível. O desconto, contudo, irá depender das seguintes questões:

• Devedores há mais de 90 dias ganharão um desconto de 12%, além de poderem parcelar o débito em 150 meses (12 anos e meio);
  • Devedores há mais de 360 dias ganharão um desconto de 77%;
  • Devedores inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou que foram beneficiados com o Auxílio Emergencial 2021 ganharão 99% de desconto.

Os estudantes poderão quitar suas dívidas utilizando o seu FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

eduzz bolsonaro, eduzz jair bolsonaro, eduzz presidente, eduzz cursos
Saiba mais sobre a lei sancionada por Bolsonaro que permite renegociar dívidas do FIES. | Foto: Montagem/Reproução.

Sem FIES ou Bolsonaro: Confira plataforma de cursos, como a Eduzz, para se capacitar

Atualmente, fazer uma faculdade já não é a única maneira de se profissionalizar em algo, ainda mais quando precisamos aprender em pouco tempo. E é justamente pela necessidade de economizar tempo e aprender que surgiram os cursos online e a modalidade EAD.

E por isso surgiram diversas plataformas de cursos online, como a Eduzz, que oferecem cursos diversos e que não há necessidade de esperar por um financiamento ou por um projeto do Governo Bolsonaro.

Entre as principais plataformas de cursos estão a Eduzz, Hotmart, EADbox, Udemy, Apollo e Moodle. Então não perca tempo, realize um curso capacitante agora e não espere pelo FIES ou por Bolsonaro!

Por Luiza Nascimento – Redação Fala!