Bolívia: candidato que Morales recomendou vence eleições
Menu & Busca
Bolívia: candidato que Morales recomendou vence eleições

Bolívia: candidato que Morales recomendou vence eleições

Home > Notícias > Política > Bolívia: candidato que Morales recomendou vence eleições

Luis Arce, candidato à presidência da Bolívia pelo partido do ex-presidente Evo Morales, vence eleições de acordo com sondagens

Luis Arce, ex-Ministro da Economia e Finanças Públicas da Bolívia, vence eleições presidenciais. Foto: Ueslei Marcelino/Reuters
Luis Arce, ex-Ministro da Economia e Finanças Públicas da Bolívia, vence eleições presidenciais. Foto: Ueslei Marcelino/Reuters.

O ex-Ministro da Economia boliviano, Luis Arce, venceu eleições presidenciais de acordo com duas sondagens privadas. Os resultados finais ainda serão divulgados.

“Nós retomamos a democracia e, mais importante, retomamos a esperança”, disse o economista de 57 anos. Conforme os números divulgados, o candidato da esquerda acumulou mais de 50% dos votos no país.

Arce, também conhecido pelo apelido “Lucho”, foi o “cérebro” por trás das reformas econômicas no governo de Evo Morales. Suas reformas foram responsáveis por reduzir a inflação e viver um boom econômico, além da redução da pobreza extrema de 30% a 17%.

Luis Arce foi nomeado como Ministro da Fazenda (que mudou de nome para Ministro da Economia e Finanças Públicas) em 2006, um ano após Evo ser eleito o primeiro presidente indígena. Em um governo que contava com muitos políticos, o economista se preocupava com a estabilidade macroeconômica, o déficit fiscal e expansão das reservas internacionais.

Evo Morales participou da campanha de Arce mesmo de seu exílio na Argentina. O ex-presidente da Bolívia foi pressionado para renunciar de seu cargo no ano passado por militares. O Exército forçou-o a sair devido às alegações de fraude eleitoral.

O colunista do jornal The Guardian, Owen Jones, comentou em suas redes sociais que a democracia voltara no país sul-americano.

“Um ano após um golpe perverso de direita contra o presidente da Bolívia, Evo Morales, o boliviano foi embora obtendo uma vitória gigante no primeiro turno de eleições presidenciais. A democracia está restaurada”.

“Nós governaremos para os bolivianos… traremos união ao nosso país”, disse o eleito em discurso comemorativo.

_____________________________________________
Por Domitilla Mariotti – Redação Fala!

Tags mais acessadas