Em Boca do Acre, distante 1028 quilômetros de Manaus, manifestantes pró-bolsonaro aderiram aos manifestos que ocorrem em vários estados do país. Vários decidiram bloquear trechos da BR-317. Os bloqueios começaram após Jair Bolsonaro (PL) perder a disputa nas urnas contra Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Manifestantes pró-bolsonaro bloqueiam estrada em Boca do Acre
De acordo com o Jornal Opinião de Boca do Acre, o bloqueio da estrada acontece desde as primeiras horas da manhã de terça-feira (01/11), na BR-317, em território amazonense, mais conhecida como Estrada de Boca do Acre, e continua com o tráfego interrompido praticamente na entrada da cidade.
Ainda, conforme divulgou o Jornal Online, na manhã deste feriado dia de Finados (02/11), o bloqueio tomou proporções maiores. A estrada já está bloqueada há mais de 24 horas.
Até o momento, ninguém se declarou da linha de frente nesse bloqueio. Mas, segundo informações de moradores do município, seria um movimento dos pecuaristas. Ele acontece no quilômetro 10, logo após o Parque de Exposições, no projeto de assentamento do Monte.
Os manifestantes estão concentrados na Associação dos Pecuaristas de Boca do Acre, bem ao lado da entrada do Monte.
Eles fizeram dois bloqueios, um na entrada do Monte e o outro depois da entrada do Monte, para não deixar ninguém entrar para o Monte nem ir para Rio Branco, no Acre, tão pouco entrar na cidade.
De acordo com um morador de Boca do Acre, Diego Cherry, que esteve no local, a manifestação pretende se estender até sábado. Ele disse que a Polícia Rodoviária Federal se encontra na cidade.
A Polícia Rodoviária Federal esteve no local e foi feito um acordo de que a cada 3 horas a estrada seria liberada para a passagem das pessoas e depois voltaria a ficar bloqueada novamente, segundo informações colhidas pelo Jornal Opinião, do empresário Júnior da Eloniza, um dos líderes do levante.
“Nosso movimento é pacífico, não estamos impedindo o direito de ir e vir das pessoas”, disse Júnior.
__________________________________
Por Romário Vieira – Fala! Universidade Cruzeiro do Sul