terça-feira, 28 novembro, 23
HomeMercadoBlack Friday: o que é e quando acontece

Black Friday: o que é e quando acontece

No Brasil, desde 2010, a Black Friday é conhecida por muitos como o dia especial do ano em que milhares de pessoas conseguem garantir produtos com vários descontos e promoções em lojas e sites.

Essa tradição surgiu nos Estados Unidos, porém de uma maneira diferente do que estamos acostumados hoje. A seguir, entenda a origem.

Black Friday
Fila de compradores esperando a loja Best Buy abrir, no estado de Kansas, EUA. | Foto: Charlie Riedel (AP).

A origem da Black Friday

Muitas teorias surgem no que diz respeito a origem do termo Black Friday, porém a que mais se tem informação é que, em 1960, policiais de Nova York começaram a chamá-la assim devido ao enorme volume de pedestres e carros nas ruas, causando um imenso caos e, por conta disso, fazendo com que os policiais tivessem que trabalhar mais de 12 horas por dia.

Esse volume era causado pois a Black Friday acontece sempre na quinta-feira após o Dia de Ação de Graças, feriado americano que celebra os bons acontecimentos do ano e que surgiu na época de colheita entre os povos indígenas nativos e os colonos ingleses.

Com este feriado importante sendo celebrado no final de novembro, as pessoas iam para as ruas iniciar suas compras para os presentes de Natal.

Foi só então 20 anos depois, na década de 80, que o termo começou a ser utilizado do jeito que conhecemos hoje, sendo atualmente a data do ano mais importante para os lojistas.

O que muitos não sabem é que, na segunda-feira após a Black Friday, existe um outro dia de promoções chamado Cyber Monday, que nada mais é do que produtos que voltaram ao estoque devido a pedidos cancelados ou boletos não pagos do grande dia de descontos.

Este ano, a Black Friday acontece no dia 25 de novembro e a Cyber Monday no dia 28 de novembro.

________________________________
Por Maria Paula Soares Alves – Fala! Universidade de Franca

ARTIGOS RECOMENDADOS