terça-feira, 3 dezembro, 24
HomeMercadoBalenciaga causa revolta com campanha polêmica

Balenciaga causa revolta com campanha polêmica

A nova campanha da Balenciaga se tornou um dos tópicos mais quentes nas mídias sociais. Crianças com bolsas em forma de ursinhos sadomasoquistas são fotografadas em um ambiente com copos de bebidas alcoólicas, mesmo que vazios.

Após o lançamento da campanha Primavera/Verão 2023, que ultrapassou os limites dos direitos das crianças, a foto foi compartilhada e recompartilhada inúmeras vezes, constantemente seguida de comentários inflamados e apropriação política da imagem.

O impacto negativo da campanha não está sozinho, é exacerbado por outro item promocional controverso. Neste item, uma bolsa Balenciaga criada em parceria com a Adidas aparece em cima de um documento contendo texto sobre pedofilia. A coincidência das duas campanhas acabou por pôr em causa as intenções da marca, sendo acusada pela opinião pública de incitar à pornografia infantil e à pedofilia.

Balenciaga - polêmica
Entenda a polêmica envolvendo a Balenciaga. | Foto: Montagem/ Reprodução

Balenciaga se pronuncia após polêmica

Após dias de pressão nas redes sociais e na mídia, Balenciaga negou as acusações em um comunicado publicado em seu Instagram:

“Condenamos veementemente o abuso infantil. Nunca foi nossa intenção incluir o tema em nossas campanhas. As duas campanhas, separadamente, refletem uma série de erros graves, dos quais Balenciaga assume toda a responsabilidade. Estamos reforçando as estruturas do nosso processo criativo e das etapas de validação para evitar a repetição de casos como estes. Queremos aprender com nossos erros e pedir sinceras desculpas a todos que se sentiram ofendidos, aos artistas e colaboradores.”, declarou a marca.

A marca também se desculpou pela campanha, evidenciando que todos os itens promocionais foram retirados do ar:

“Nós pedimos sinceras desculpas por qualquer ofensa que nossa campanha de fim de ano possa ter causado. Nossas bolsas de ursinho de pelúcia não deveriam ter sido exibidas com crianças nessa campanha. Nós imediatamente removemos a campanha de todas as plataformas”, explicaram.

“Nós pedimos desculpas por mostrar documentos perturbadores na nossa campanha. Nós levamos esse assunto muito a sério e estamos tomando ações legais contra as partes responsáveis por criar o set e incluir itens não aprovados para o ensaio fotográfico da nossa campanha primavera 23. Nós condenamos vigorosamente o abuso de crianças de qualquer forma. Nós defendemos a segurança e bem-estar das crianças”, finalizaram.

_________________________________________
Por Maria Ingrid – Fala! Universidade Anhanguera

ARTIGOS RECOMENDADOS