sábado, 7 setembro, 24
HomeUniversidadesAulas com estratégia Harvard que ensinam estudantes a gerenciar crises

Aulas com estratégia Harvard que ensinam estudantes a gerenciar crises

Por meio de podcasts, encontros virtuais ao vivo e aulas com estratégia Harvard, o curso Imersão em Negociações e Gestão de Crises será realizado pelo Instituto Global Attitude

harvard
Aulas com estratégia Harvard. | Foto: Reprodução.

Com ex-Ministro da Fazenda, curso com aulas de estratégia Harvard ensina a gerenciar crises

O Instituto Global Attitude vai promover, no Brasil, uma série de aulas sobre negociações e gestão de crises a serem realizadas entre os dias 25 de maio e 5 de junho por meio de podcasts e encontros virtuais ao vivo. Intitulado “Imersão em Negociações e Gestão de Crises”, o curso tem como objetivo oferecer aos alunos técnicas para o domínio de situações que demandem negociações e solução de problemas, práticas cada vez mais importantes para empresas em um cenário tão especial como o de uma pandemia.

A fim de contornar resultados ruins que possam ser gerados por conflitos de inúmeras naturezas, o curso traz técnicas de negociação com foco em planejamento, cognição e comunicação. Serão cinco encontros durante o período, nos quais fundamentos serão aplicados em sala de aula por meio de atividades práticas que envolvem gerenciamento e percepção de emoções, permitindo o desenvolvimento da comunicação não-violenta e o compartilhamento de experiências.

O método Harvard é fundamentado nos cinco pilares estratégicos de negociação de Roger Fisher e William Ury, que são: não barganhar por posições; separar as pessoas do problema; concentrar-se em interesses, não em posições; inventar opções de ganhos mútuos e insistir no uso de critérios objetivos.

Há mais de trinta anos, esse método tem sido a base de negociação de conflitos desde greves em minas de carvão até guerras étnicas no Oriente Médio, nos Balcãs e na antiga União Soviética.

O último módulo do curso contará com a participação especial do ex-ministro da Fazenda Rubens Ricupero, diplomata de carreira que serviu nas embaixadas de Washington e Roma, sempre ocupando os postos mais importantes da diplomacia brasileira.

Ricupero foi subsecretário-geral da ONU e secretário-geral da Conferência da Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD, na sigla em inglês). Sendo um dos responsáveis pela implementação do Plano Real no Brasil, também atuou como ministro do Meio Ambiente e Amazônia Legal. Com vasta experiência como diplomata, Ricupero irá mostrar aos alunos o que sabem os grandes negociadores.

Também participam como professores Rodrigo Reis, diretor executivo do Instituto Global Attitude, e Fernanda Magnotta, doutora e mestre pelo PPGRI San Tiago Dantas (Unesp/Unicamp/PUC-SP) e coordenadora do curso de Relações Internacionais na FAAP. Confira cursos gratuitos oferecidos por diversas universidades clicando aqui.

O curso ainda conta com módulos referentes a percepções e, ainda, como a cognição pode ajudar no processo de negociação, abordando aspectos como a racionalidade, crenças, excesso de confiança, gestão de informação e outros. Haverá também um módulo focado na comunicação não-violenta, com base na teoria de Martha Rosenberg, com técnicas aplicadas em programas de paz em Ruanda, Burundi, Nigéria, Malásia, Indonésia, Sri Lanka, Sérvia, Croácia, Irlanda e países do Oriente Médio.

Curso Imersão em Negociações e Gestão de Crises

Quando: 25 e 27 de maio; 1, 3 e 5 de junho, das 19h às 20h30
Mais informações (inscrições e acesso): https://www.cursos.globalattitude.org.br/faq

Sobre o Instituto Global Attitude

Criado em 2011, o Instituto Global Attitude é uma organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP), com sede em São Paulo, sem fins lucrativos e apartidário, cuja atuação transcende fronteiras nacionais e regionais. O grupo assessora organizações, empresas e governos na promoção de cooperação internacional, inspirando, capacitando e fortalecendo processos transformativos no Brasil e no mundo.