As finais da NBA começam nesta terça-feira; saiba mais!
Menu & Busca
As finais da NBA começam nesta terça-feira; saiba mais!

As finais da NBA começam nesta terça-feira; saiba mais!

Home > Notícias > Esporte > As finais da NBA começam nesta terça-feira; saiba mais!

A tão esperada final da NBA entre Phoenix Suns e Milwaukee Bucks começa na próxima terça-feira (6), às 22h

NBA
Giannis Antetokounmpo e Devin Booker são as grandes estrelas da final. | Foto: Reprodução/ESPN.

Phoenix Suns e Milwaukee Bucks começam a decidir o título da NBA nesta terça-feira, o time do Arizona que conta com estrelas como Devin Booker, Chris Paul e DeAndre Ayton busca seu primeiro título na história, voltando a uma final de NBA depois de 23 anos. Já o Milwaukee Bucks, de Giannis Antetokounmpo, Khris Middleton e Jrue Holiday, busca o bicampeonato depois de 50 anos.

Despachando favoritos ao título, como, por exemplo, Los Angeles Lakers e Brooklyn Nets, as duas equipes contaram com um pouquinho de “sorte” para chegarem à grande final. Com muitas lesões durante a pós-temporada, algumas equipes foram bem prejudicadas, assim como os próprios finalistas.

O Phoenix Suns perdeu o seu armador Chris Paul durante a série contra os Lakers, e o Milwaukee Bucks perdeu sua principal estrela Antetokounmpo durante a final de conferência contra o Atlanta Hawks. Mas mesmo com essas lesões, as duas equipes tiveram bastante competência para chegar à final.

Finais da NBA

A temporada do Phoenix Suns

Monty Williams
Monty Williams e Chris Paul têm uma grande história de superação. | Foto: Gary A. Vasquez.

Depois de 11 anos, a equipe do Phoenix Suns voltou a uma pós-temporada, e logo nessa primeira ida aos playoffs, conseguiu voltar a uma final de NBA, depois de 23 anos. Mas vamos relembrar de como tudo começou, desde a chegada de Chris Paul na offseason até a classificação contra o Los Angeles Clippers na final da conferência.

O ressurgimento do Phoenix Suns começou na temporada passada, com a volta da NBA na “bolha”, onde a equipe comandada por Devin Booker conseguiu 8 vitórias em 8 jogos, com atuações espetaculares do camisa 0. Durante a pausa entre a temporada passada e a atual, o time do Arizona conseguiu trazer Chris Paul, um dos principais armadores da história da liga.

Na temporada regular, o Phoenix Suns conseguiu a segunda melhor campanha da conferência oeste, com uma campanha de 51 vitórias e 21 derrotas durante os 72 jogos dessa temporada mais reduzida. Os 5 jogadores titulares da equipe conseguiram pelo menos 10 pontos de média, com a liderança de Devin Booker, que teve 25 pontos de média.

finais nba
DeAndre Ayton e Devin Booker são os pilares desse Phoenix Suns. | Foto: Christian Petersen.

Na primeira rodada dos playoffs, a equipe do técnico Monty Williams enfrentou o atual campeão Los Angeles Lakers e conseguiu uma boa vitória por 4×2, conseguindo ganhar os 3 últimos jogos da série. Na última partida, no Staples Center, Devin Booker conseguiu 47 pontos, minando qualquer chance de classificação dos Lakers de LeBron James e Anthony Davis.

Na semifinal da conferência, enfrentou o Denver Nuggets, equipe do MVP da atual temporada, Nikola Jokic. E o Phoenix Suns conseguiu uma varrida, venceu a série por 4×0 com 4 jogos espetaculares de Chris Paul, que ganhou um texto especial na página sobre a série no Medium.

Na grande final da conferência, voltou a enfrentar uma equipe de Los Angeles, desta vez o Clippers, de Paul George, que já não contava com Kawhi Leonard por conta de uma lesão. E mais uma vez venceu por 4×2, encerrando a série novamente no Staples Center, em mais uma atuação histórica de Chris Paul, que conseguiu 41 pontos e 8 assistências.

A temporada do Milwaukee Bucks

Mike Budenholzer
Mike Budenholzer e Giannis Antetokounmpo estão juntos desde 2018. | Foto: Reprodução.

Classificando-se para os playoffs pelo quinto ano seguido, a equipe do Milwaukee Bucks voltou a uma final de NBA pela primeira vez desde 1974, quando perdeu por 4×3 para o Boston Celtics. E após muitos anos de fracasso, finalmente conseguiu se classificar para a grande final.

Sem ainda saber se vai poder contar com Giannis Antetokounmpo durante a grande final, a equipe contou com grandes atuações individuais de Khris Middeton, Jrue Holiday e Brook Lopez para conseguir a classificação para a grande final da NBA.

Com 46 vitórias e 26 derrotas durante os 72 jogos, a equipe sempre teve um banco de reservas muito consistente, tanto que ao final da temporada, 8 jogadores conseguiram pelo menos 10 pontos de média e, obviamente, o líder foi o grego Giannis Antetokounmpo, que teve 28 pontos de média durante a temporada regular.

basquete nba
Khris Middleton e Jrue Holiday foram destaques com a ausência de Antetokounmpo. | Foto: Reprodução.

Na primeira rodada dos playoffs, a equipe de Wisconsin enfrentou o seu algoz do ano passado, o Miami Heat de Jimmy Butler, e conseguiu uma vitória tranquila por 4×0, Middleton sendo cestinha em 2 jogos, Antetokounmpo em 1 e Brook Lopez no derradeiro jogo 4.

Na segunda rodada, enfrentou o temido Brooklyn Nets, do Big 3 Kevin Durant, James Harden e Kyrie Irving, e saiu perdendo por 2×0, mas quando a série foi para Milwaukee, empatou em 2×2, e foi assim até o jogo 7, no Barclays Center, em Brooklyn, e com uma partida sensacional de Antetokounmpo, com 45 pontos, 13 rebotes e 5 assistências, classificou-se para a final de conferência.

Nessa final da conferência leste, a equipe de Mike Budenholzer enfrentou a surpresa Atlanta Hawks, que havia eliminado o New York Knicks e o Philadelphia 76ers anteriormente. A série chegou a ficar empatada em 2×2, mas nas últimas duas partidas, sem sua principal estrela, a equipe do Milwaukee Bucks conseguiu vencer a série por 4×2, com duas atuações excelentes de Khris Middleton.

E agora, temos os dois finalistas da NBA, que se enfrentam em uma melhor de 7 jogos, então só saberemos o campeão no mínimo quarta-feira que vem (14/07), mas todos esperamos uma série de 7 jogos, e com todas as estrelas em quadra. Mas, enfim, quem será o campeão, o Phoenix Suns, de Devin Booker e Chris Paul, ou o Milwaukee Bucks, de Giannis Antetokounmpo e Khris Middleton?

________________________
Por Leonardo Pignatari – Fala! Esporte em Pauta

Tags mais acessadas