As competições esportivas mais importantes do Brasil
Menu & Busca
As competições esportivas mais importantes do Brasil

As competições esportivas mais importantes do Brasil

Home > Notícias > Esporte > As competições esportivas mais importantes do Brasil

O Brasil é conhecido como País do Futebol, mas outros esportes também são praticados por aqui e destacamos algumas desses esportes e suas principais competições

Que o Brasil é o país do futebol isso ninguém tem dúvida. E as principais competições esportivas do nosso país estão voltadas para este esporte tão popular e querido por todos. Mas nem só de campeonatos futebolísticos vive o Brasil. A seguir, você vai ver outros esportes que também são destaque em solo tupiniquim.

Conheça 5 competições esportivas do Brasil

1. Vôlei

O volêi no Brasil está entre os esportes e competições de destaque.
O volêi no Brasil está entre os esportes e competições de destaque. | Foto: Reprodução.

Também somos uma potência nesta modalidade esportiva. A seleção masculina e feminina é multicampeã internacionalmente. Os meninos são tricampeões mundiais, além de terem 6 medalhas olímpicas, sendo três pratas e três ouros, último conquistado na Rio-2016. As meninas também contam com seis conquistas em Olimpíadas: 2 ouros, 3 bronzes e 1 prata, esta última conquista em Tóquio em agosto deste ano.

A principal competição do voleibol no Brasil é a Superliga. 24 clubes, no total, participam do torneio, sendo 12 da masculina e a mesma quantidade na feminina. Quem organiza a competição é a CBV(Confederação Brasileira de Vôlei). O patrocinador oficial é o Banco do Brasil. A temporada 21/22 começa dia 23 de outubro. Os atuais campeões são: Itambé-Minas(MG) e EMS Funvic Taubaté(SP).  

Quem venceu mais vezes a Superliga Masculina foi o Sada Cruzeiro, com seis títulos, enquanto na versão feminina, o Rio de Janeiro com doze conquistas.

2. Automolismo

No País existem diversas competições de automobilismo.
No País existem diversas competições de automobilismo. | Foto: Reprodução.

Embora seja mundialmente conhecida, a principal categoria desta modalidade, a Fórmula 1, não é tão popular no Brasil, pelo menos em se tratando de competições. O autódromo de Interlagos, em São Paulo, faz parte do circuito mundial que é disputado todos os anos. Grande ídolo do esporte, Ayrton Senna foi tricampeão mundial, mas, infelizmente, em 1994 colidiu com uma barreira de concreto e não resistiu. Desde então nenhum outro piloto nacional conseguiu o título. Rubinho Barrichello e Felipe Massa foram vice-campeões. Atualmente, não temos nenhum representante na competição.

Aqui no Brasil, uma das mais tradicionais provas do automobilismo é a Stock Car. Muito tradicional, consiste em uma corrida com carros parecidos com os modelos tradicionais de passeio. Há grande interesse do público e da mídia por esta modalidade, o que também atrai investimentos por parte de patrocinadores. Destacam-se nesta modalidade, Ingo Hoffmann, com 12 títulos e Cacá Bueno com 5. 

Também muito famosa, a Corrida do Milhão, ocorre uma vez por ano em diferentes circuitos automobilísticos e premia o vencedor com 1 milhão de reais. Tiago Camilo é o maior campeão com 3 vitórias.

3. Basquete

Mesmo não sendo uma das competições mais famosas do Brasil, o NBB é reconhecido mundialmente.
Mesmo não sendo uma das competições mais famosas do Brasil, o NBB é reconhecido mundialmente. | Foto: Reprodução.

Embora esteja longe de ser uma potência nesse esporte, o Brasil conta com alguns campeonatos de basketball. O principal é o NBB (Novo Basquete Brasil), que é reconhecido pela Federação Internacional de Basquete como sendo a Liga oficial do País. Disputam o NBB 18 equipes de 6 estados brasileiros. São Paulo é destaque. O campeonato estadual é o mais disputado no Brasil.

4. Futebol

O Futebol é o esporte mais popular do País.
O Futebol é o esporte mais popular do País. | Foto: Reprodução.

O queridinho de todos os brasileiros. E as principais disputas por título dentro desta modalidade são os campeonatos estaduais, sempre disputados em início de temporada, ou seja, nos primeiros meses do ano e os torneios nacionais. O Brasileirão reúne 20 equipes que durante 38 rodadas duelam entre si. Cada vitória equivale a 3 pontos, empate 1 ponto e derrota 0. Ao final destes 38 duelos, o time que tiver somado mais pontos levanta o troféu de campeão e o prêmio de aproximadamente R$35 milhões. O time que mais vezes conquistou o Brasileirão foi o Palmeiras, tendo 10 títulos. 

Este torneio também serve de classificatória para a Copa Libertadores da América. Além do campeão, os três que estiverem nas melhores posições, também conquistam uma vaga na competição continental. Os quatro últimos colocados são rebaixados para a segunda divisão(série B). 

A Copa do Brasil é o torneio que dá o melhor prêmio no país. Ao todo, o campeão pode levar para casa mais de R$73 milhões. Disputada por 80 clubes de todo o Brasil, a competição também desperta muito interesse dos clubes, principalmente pela bolada que a CBF paga para o vencedor. O maior  campeão é o Cruzeiro com seis troféus. Ambas as competições são organizadas pela entidade máxima do futebol no Brasil: Confederação Brasileira de Futebol, vulgo CBF.

_____________________________________________________

Por Franquilin Rocha de Carvalho – Fala! Anhanguera

Tags mais acessadas