Antes de qualquer coisa… o que é fobia?
É sentir medo excessivo ou aversão por algum objeto ou situação que é pouco provável que cause dano, podem causar crises de ansiedade, e a falta de autocontrole. Pode ser tratado com um psicólogo ou psiquiatra.
Sabemos que existem fobias mais comuns, mas você já ouviu falar dessas?
Hipopotomonstrosesquipedaliofobia
Ironicamente, essa fobia é sobre pessoas que tem medo de pronunciar palavras grandes ou complexas, isso se desenvolve pelo nervosismo de falar incorretamente.
Costuma ser relacionado também a timidez social ou medo de ser ridicularizado.
Deipnofobia
Pode parecer doido, mas as pessoas com deipnofobia, simplesmente passam mal quando o assunto é jantar entre amigos. Apesar de não ser muito comum, tem uma explicação, aparentemente o pavor é porque a pessoa acredita que podem acontecer conflitos e discussões e isso a deixa em desespero!
Cromofobia
Conhecida também como cromatofobia, é um medo de cores. Especificamente, pode acontecer quando a pessoa para por alguma experiência ruim associada a uma cor ou as cores no geral. A fobia não é nada comum e pode interferir muito na vida diária.
Xantofobia
Não muito distante da fobia acima, essa tem uma cor especifica: amarelo. Sim, isso mesmo, o medo envolve qualquer coisa amarela, até mesmo o sol, em casos extremos, medo até da palavra em si, a pessoa acaba associando a cor a algum trauma.
Catisofobia
Essa fobia se dá ao medo de se sentar, até deitar. É desenvolvido por traumas passados, como experiências em sentar em brasas, objetos agudos ou métodos que causaram muito sofrimento a pessoa. Assim como qualquer outra fobia, pode ser tratada mas é bem rara, viu?
__________________________________________
Por Renata Ariel Silva Cruz – Fala! FAAM