Amad Diallo: conheça a nova aposta do Manchester United
Menu & Busca
Amad Diallo: conheça a nova aposta do Manchester United

Amad Diallo: conheça a nova aposta do Manchester United

Home > Notícias > Esporte > Amad Diallo: conheça a nova aposta do Manchester United

Manchester United aposta em Amad Diallo como novo grande jogador

2013. Esse foi o último ano em que o Manchester United venceu a Premier League, quando ainda era treinado pelo lendário Sir Alex Ferguson, o maior técnico da história do clube, com 38 títulos conquistados no currículo. De lá pra cá, outros 5 treinadores passaram pela equipe e não conseguiram levar os “Red Devils” ao topo da liga nacional.

O elenco foi bastante reformulado durante os anos, contando, atualmente, com vários jovens jogadores na equipe principal. Marcus Rashford (23), Brandon Williams (20) e Mason Greenwood (19), por exemplo, são só alguns nomes que vêm conquistando o seu espaço nas últimas temporadas.

Amad Diallo
Imagem postada no site oficial do Manchester United para anunciar a contratação do jovem Amad Diallo. | Foto: Site oficial do Manchester United.

Amad Diallo

Agora, outro atleta vem chamando atenção na equipe principal do Manchester United. Nascido em Abidjan, maior cidade da Costa do Marfim, Amad Diallo se mudou para a Itália quando ainda era criança, junto com seu irmão Hamed Traorè (atualmente atleta do Sassuolo).

Ele começou no futebol atuando pelo pequeno Boca Barco, aos 13 anos, onde se destacou em um Torneio de Natal em 2015, sendo o artilheiro e o melhor jogador da competição. O jovem atraiu os olhares de vários clubes da Série A, transferindo-se para as categorias de base da Atalanta logo após o campeonato.

futebol
O jovem Amad Diallo atuando nas categorias de base da Atalanta. | Foto: Giuseppe Cottini/NurPhoto via Getty Images.

O marfinense foi se desenvolvendo muito bem ao longo dos anos, alternando entre categorias rapidamente. Na temporada 2017/2018, ele marcou 12 gols em 27 jogos no Campeonato Italiano sub-17, inclusive anotando na grande vitória por 3×0 pela semifinal da competição contra a Juventus.

Na decisão, foi derrotado por 3×2 de virada para a Roma, mas também deixou a sua marca com um golaço de fora da área. No ano seguinte, ele também jogou pela equipe sub-19, conquistando a Primavera 1, ao lado de nomes como o sueco Dejan Kulusevski (hoje na Juventus) e o brasileiro Rodrigo Guth (campeão do Sul-Americano sub-17 pelo Brasil), após vencer a Internazionale por 1×0.

Na última temporada (2019/2020), Amad foi, mais uma vez, destaque, anotando 7 gols e distribuindo 11 assistências nas categorias de base. Ele também fez a sua estreia como profissional, na 9ª rodada da Série A. Com uma goleada por 6×1 no placar, contra a Udinese, o marfinense saiu do banco para jogar apenas os últimos 13 minutos da partida. Porém, isso foi tempo suficiente para garoto marcar o seu gol, com um belo chute de perna esquerda, e fechar o jogo em 7×1.

Seu rápido desenvolvimento chamou atenção de grandes equipes europeias e o Manchester United tratou logo de contratar o atleta. Em outubro do ano passado, o clube inglês pagou 25 milhões de euros (que podem se tornar 40 com algumas metas cumpridas) e fechou com Diallo, que apenas desembarcou na Inglaterra em janeiro de 2021.

No começo, Amad foi integrado ao time sub-23 do United e logo começou a se destacar. Marcou 2 gols na vitória sobre o Liverpool, por 6×3, e, depois, mais um (além de 3 assistências) no triunfo contra o Blackburn por 6×4, ambos jogos válidos pela Premier League 2. Dessa forma, ele subiu para treinar com a equipe principal, sendo mais aproveitado em duelos da Liga Europa.

Após entrar, no decorrer das partidas contra a Real Sociedad, Diallo foi chamado pelo técnico Ole Gunnar Solskjaer no intervalo do jogo de ida contra o Milan, pelas oitavas de final da competição. Com apenas 5 minutos em campo, o marfinense recebeu um grande lançamento do português Bruno Fernandes e marcou, com uma linda cabeçada, o seu primeiro gol no profissional do Manchester United.

Manchester United
Amad Diallo comemorando o seu gol marcado contra o Milan, pelas oitavas de final da Liga Europa. | Foto: Pro Shots.

A única parte ruim dessa partida para Amad foi que os italianos empataram o jogo já nos acréscimos, deixando o confronto bem aberto para o jogo de volta. Com contrato assinado até 2025, o ponta-direita terá muito tempo para demonstrar o seu talento no clube inglês.

Sua grande habilidade com a bola nos pés e o fato de ser ambidestro ajudam demais o desenvolvimento técnico e tático do garoto, que possui um potencial futuro excepcional. A seleção da Costa do Marfim também espera contar com Diallo ao longo dos próximos anos, pois ele já tem capacidade, mesmo aos 18 anos, de levar o seu país a uma Copa do Mundo novamente.


*Nós, do projeto Esporte em Pauta, estamos realizando uma parceria com o Fala!; se quiser ter acesso a mais conteúdos sobre os mais variados esportes, procure nossa página no Instagram (@esporte_em_pauta) e no Twitter (@EsportePauta).

__________________________
Por Victor Fardin – Fala! PUC

Tags mais acessadas