Agenda Astronômica: Eventos no céu no primeiro semestre de 2022
Menu & Busca
Agenda Astronômica: Eventos no céu no primeiro semestre de 2022

Agenda Astronômica: Eventos no céu no primeiro semestre de 2022

Home > Notícias > Urbano > Agenda Astronômica: Eventos no céu no primeiro semestre de 2022

Binóculos e telescópios preparados? Teremos a primeira Lua Cheia do ano no dia 17 de janeiro. Albert Einstein uma vez disse que o tempo e o espaço são modos pelos quais pensamos e não condições nas quais vivemos. Uma das metas que podemos ter todos os anos, é olhar o céu, ver e descobrir tudo o que ele pode nos proporcionar. Quando olhamos a riqueza dos cosmos, esquecemos por alguns minutos o que mais nos aflige nesses tempos de pandemia e desordem governamental, tudo o que precisamos é nos programar e contemplar. Continue com a gente e saiba mais sobre a Agenda Astronômica.

Agenda astronômica
Saiba mais sobre a Agenda Astronômica. | Foto: Reprodução

Janeiro e Fevereiro

Além de observar a lua cheia no dia 17, o planeta Mercúrio no dia 16 de fevereiro aparece antes do cantar do galo, será visível assim que o sol nascer. Mercúrio, fica na maioria das vezes, na posição leste ou oeste numa linha entre Terra-Sol uma vez por mês.

Março e Abril

Preparem-se, dia 12 de março é o dia do lançamento da Missão Artemis 1. A missão não terá tripulantes, pois será um teste para a retomada das missões lunares, que acontecerão com tripulantes na Missão Artemis II em 2024. A Amazon, verá sua assistente virtual Alexa, em sua primeira missão lunar, que será testada na função normal, integrada na Orion, espaçonave da empresa fabricante de produtos aeroespaciais, Lockheed Martin. Os astronautas poderão usar a assistente virtual para obterem informações de telemetria em tempo real. Vale a pena olhar a transmissão que será feita pela NASA.

No dia 30 de março, a Lua, Marte e Vênus terão um encontro no céu visível no leste do país durante a madrugada.

Abril começa nos dias 4 e 5, quando acontece a conjunção de Saturno e Marte, com magnitude de -4.33. Na mesma data, a parte mais escura da Lua também visível no mesmo dia, é a chamada, Luz Cinérea (Brilho da Vinci). No dia 22, será iluminado com a chuva de meteoro Líridas (até 100 meteoros por hora) com encerramento no dia 23 pela manhã. O Brilho da Vinci, volta nos dias 26 e 27 então, de olho na lua!

Os eventos do mês fecham no dia 30 com o eclipse solar parcial (visíveis no sul da América do Sul e no Rio Grande do Sul), a Argentina terá a sorte de ter a maior parte do eclipse, além disso, Mercúrio retorna no horizonte mais uma vez ao nascer do sol, ainda na mesma data, mais uma conjunção, dessa vez, entre Jupiter e Vênus, entretanto, Saturno e Marte ainda estarão pouco visível, a conjunção pode ser vista a partir das 03h45.

Lua Cheia
Lua Cheia. | Foto: Reprodução

Maio e Junho – para finalizar a Agenda Astronômica

Maio começa com o pico Chuva de Meteoros Eta Aquáridas no dia 6 durante a madrugada. O primeiro Eclipse do ano será parcial das 23:28 às 02:55, no dia 16 (visível na América do Norte, algumas áreas do oeste da Europa, no oeste da África e em partes da Ásia) o eclipse atingirá sua totalidade a partir das 00h30 até às 01h54, e nada como mais uma conjunção ainda nesse mês, Júpiter e Marte juntos e visíveis nos dias 28 e 29.

Junho fecha o primeiro semestre de 2022, pelos dias 13 e 14 de junho com a primeira Superlua do ano. O fenômeno, nada mais é, que a Lua Cheia, que ocorre quando nosso satélite natural está em seu ponto orbital mais próximo da Terra.

Lembre-se de estar em um lugar com pouca iluminação urbana para observar o melhor dos eventos astronômico. É tempo de deslumbrar-se!

________________________________________
Por Bianca Rocha – Fala Anhembi Morumbi!

      

Tags mais acessadas