Recentemente, a Disney lançou o trailer da live-action de A Pequena Sereia, a animação de 1989 que conta a história de uma sereia chamada Ariel, que após se apaixonar por um príncipe, deseja se tornar humana para conquistá-lo.
Desde que a produtora anunciou que a atriz e cantora Halle Bailey, de 22 anos, viveria Ariel, o filme tem sido duramente criticado pelo fato da atriz ser negra, diferente da personagem original do desenho animado, que era branca.
A divulgação do trailer rendeu ainda mais polêmica, e, até o momento, já tem 1,5 milhões de dislikes. Enquanto isso, o teaser recebeu 481 mil likes. Confira o trailer:
Além de Halle, o elenco tem nomes como Jonah Haeur-King, Melissa McCarthy, Javier Bardem e muito mais. No roteiro, temos Rob Marshall, Jane Goldman, David Magee e John DeLuca.
Trailer de A Pequena Sereia levanta debate sobre racismo na web
Apesar do trailer ter rendido muitas críticas, diversas pessoas aprovaram a escolha da Disney em dar visibilidade a uma artista negra, além de ser uma forma de representatividade para as crianças. A própria produtora tem sido alvo de ataques desde 2019, quando anunciou a escalação de Halle Bailey, mas não voltou atrás na escolha e ainda relembra que sereias não existem.
Essa não é a primeira vez que a Disney tem uma princesa negra, já que o filme A Princesa e o Sapo (2009) adaptou a famosa história infantil e trouxe uma protagonista e princesa negra.
Hoje, os debates sobre racismo e representatividade na indústria cinematográfica tem sido cada vez mais comuns. Mas tentativas de inclusão das produtoras ainda são alvos de críticas, como em casos recentes envolvendo O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder e House of The Dragon.
A Pequena Sereia está previsto para ser lançado no dia 23 de maio do ano que vem.
__________________________________________
Por Giovana Rodrigues – Redação Fala!