A Moda é ser eco-friendly: fashion e sustentável ao mesmo tempo
Menu & Busca
A Moda é ser eco-friendly: fashion e sustentável ao mesmo tempo

A Moda é ser eco-friendly: fashion e sustentável ao mesmo tempo

Home > Lifestyle > A Moda é ser eco-friendly: fashion e sustentável ao mesmo tempo

 Há muitas maneiras de colaborar com o meio-ambiente, inclusive quando o assunto é moda. Brechós e moda vegan são opções para fugir do modelo fast-fashion.

“Eu acredito muito nesse movimento de aproveitar o que já existe. Se já existe a peça, não tem motivo para não continuar a história dela”, conta Siomara Leite, 50 anos, que fechou sua loja de decoração para abrir um brechó, o Agora é meu. O empreendimento teve sucesso e a moda do Agora é meu virou tendência. 

Hoje, o comércio localizado na Vila Buarque conta com cerca de 500 clientes ativos e peças higienizadas e em bom estado que variam entre R$14 e R$5.000, quebrando o estigma do brechó de velharia. A atemporalidade das peças possibilita o reuso e a ressignificação das roupas em diferentes momentos da vida, acabando com a simbologia da peça descartável. 

Roseli de Faria Alves, 32 anos, trabalha como vendedora no brechó e foi influenciada positivamente. “A ideia de sustentabilidade é essa mesma, de ajudar a fazer o diferencial”, conta a funcionária que confessou raramente comprar roupas em lojas, apenas em brechós. Essa ideia de difundir a ação sustentável não se limita apenas a São Paulo: o Agora é meu conta com uma rede de franquias no Brasil e o e-commerce.

Para aqueles que fazem questão de comprar uma roupa nunca usada antes, uma alternativa ecológica são as peças veganas. Eduardo Pazotto, 23 anos, é o criador da loja virtual e vegana Bruttal Vegan (@bruttalvegan.co).

“Eu sempre fui muito apaixonado pela causa, então uni as duas coisas, roupas e ativismo”, explica o idealizador da marca, que garante que, além das peças serem vegans, as embalagens são recicladas e as tintas ecológicas. 

Uma outra maneira de se tornar sustentável sem sair de casa é aderir ao estilo minimalista (conhecido também como Armário Cápsula). Um guarda-roupa que possui somente roupas essenciais, para pessoas que querem viver apenas com o que precisam realmente. Aqui o foco não é a quantidade de peças, e sim a qualidade delas. Pensando nisso, é viável aderir um armário simples, porém repleto de cores que combine com seu tom de pele, olhos e cabelos. Descartando assim peças inutilizadas que só servem para ocupar espaço no seu guarda-roupa. 

Com essas três dicas, é possível estar na moda e ser sustentável ao mesmo tempo.

_______________________________________________________________________
Por Thayna Batista Matias, Jennifer de Carvalho Soares e Maria Eduarda Leal dos Santos – Fala! Mackenzie

0 Comentários

Tags mais acessadas