quarta-feira, 1 maio, 24
HomeLifestyleFeminismo para quê? Entrevista com San Cordeiro

Feminismo para quê? Entrevista com San Cordeiro

 O movimento feminista surgiu no século XIX e luta pela igualdade de direitos entre gêneros. Começou a ganhar maior visibilidade no século XX, um dos grandes marcos foi a conquista do direito ao voto para as mulheres em 1932, ainda que restrito somente a mulheres casadas.

Em entrevista, San Cordeiro, modelo de 27 anos e grande defensora do movimento nas redes sociais, conta sua visão e alguns problemas relacionados ao machismo: “Na minha época de escola a gente não falava sobre feminismo, mas acredito que na sociedade da minha filha ou da minha neta o movimento vai ser muito mais forte”, afirma. 

San relata que a profissão de modelo é uma das poucas em que o salário é igual ou superior ao recebido pelos homens. “Isso reforça mais a ideia que mulher serve apenas para ser bonita e objetificada. O estudo é uma das formas mais fortes de combater o machismo, o conhecimento cria argumentos para diminuir a ignorância e espalhar a verdade sobre o movimento”.

Com mais de 36 mil seguidores, San tem inúmeros posts sobre feminismo no Instagram e luta para o fim do tabu que existe em relação ao corpo feminino. Comenta também sobre os comentários negativos que recebe: “Não tenho muitos haters mas, infelizmente, os comentários negativos que recebo são de mulheres. É triste ver mulheres odiando outras mulheres”.

San encerra a entrevista dizendo: “Muitos lugares como bares e baladas cobram mais para homens do que para mulheres.” Isso é muito errado, os dois vão usufruir dos mesmos serviços. Na minha profissão muitas vezes somos convidadas para restaurantes caríssimos e não pagamos nada. Para servirmos de decoração do lugar, se eles querem decoração porque não compram uma planta? Não posso falar para alguém que está começando e precisa se manter, não aceitar para ficar em casa militando. É necessário se estabelecer para poder lutar e passar isso para as pessoas.”.

A modelo San Cordeiro
A modelo San Cordeiro

______________________________________________
Por Manuela Miranda – Fala! Mackenzie

ARTIGOS RECOMENDADOS