Contratos de patrocínios, exposição da vida pessoal, interação com os fãs, cuidados nas redes sociais e ações contratuais
Com a evolução do marketing esportivo, todas essas ações possuem relevância para o status dos jogadores. A ponto do sucesso do atleta ser subordinado não apenas ao talento com a bola, mas também à construção da sua imagem fora das quatro linhas.
A vida dentro e fora dos campos dos jogadores de futebol
Cristiano Ronaldo e Messi
Para as futuras gerações, os maiores exemplos de jogadores bem-sucedidos fora e dentro de campo sejam, talvez, Messi e Cristiano Ronaldo. Ambos são indiscutivelmente os dois melhores jogadores do mundo. Possuindo fãs ao redor do mundo, eles movimentam bilhões de euros com suas marcas pessoais, como nas linhas de produtos oficiais ou nas postagens de suas redes sociais. São verdadeiras empresas com profissionais responsáveis por gerir qualquer crise gerada nas suas vidas pessoais.
Neymar
Muitos jogadores com qualidades inquestionáveis tiveram problemas com a administração das suas imagem. Por consequência, muitos não recebem a idolatria compatível ao seu talento com a bola.
Provavelmente, o exemplo mais atual e polêmico seja o de Neymar. O jogador mais caro da história, não possui bom relacionamento com a torcida do PSG, seu clube atual. Desde a sua chegada, ele coleciona polêmicas pelo clube parisiense.
Embora seu rendimento dentro de campo seja o esperado, o craque sofreu com diversas lesões. Algumas delas pareciam ter datas marcadas, principalmente durante o Carnaval e o seu aniversário ou o de familiares.
Até a parada do futebol, o brasileiro vinha de boas atuações pelo clube francês e demonstrando um amadurecimento fora de campo, sendo desfalque nas folias do Carnaval no Brasil. Chegou até a ser destaque na classificação do PSG sobre o Borussia Dortmund, nas oitavas de final da Champions.
Gabriel Barbosa
Dependendo da administração de imagem, o atleta nem precisa estar entre os melhores jogadores do mundo para ganhar idolatria de uma geração.
Nesse caso, temos o exemplo do Gabriel Barbosa. O camisa nove do Flamengo está, de fato, em um nível técnico abaixo de grandes jogadores brasileiros na Europa, como Firmino, Gabriel Jesus ou o próprio Neymar.
Porém, ele se preocupa muito com a formação da sua imagem de ídolo. Seja com cortes de cabelo, com interações nas redes sociais, com o slogan “hoje tem gol do Gabigol” ou até com sua famosa comemoração. O craque está sempre atento a esses pequenos detalhes extra campo.
A admiração de torcedores pelo atacante já quebra as fronteiras das rivalidades nacionais e internacionais. Torcedores mirins do Palmeiras, do Grêmio e do Junior Barranquilla são alguns exemplos dos que já tietaram o jogador. Algo inusitado para o futebol brasileiro nos últimos anos.
Talvez, o último jogador brasileiro que tenha atingido essa admiração continental, sem uma passagem consolidada em grandes clubes europeus, tenha sido o próprio Neymar. Na realidade, sua habilidade com a bola tinha uma grande importância.
Mas, a criação de um jogador carismático com suas atitudes na sua vida pessoal tinha uma importância muito grande para esse reconhecimento. Tão grande que, apesar de ser um dos grandes jogadores do futebol mundial, o craque não é unanimidade na França e já é muito questionado no Brasil.
De fato, a carreira de um atleta bem-sucedido dentro de campo pode ser alavancada quando seu marketing pessoal é muito bem trabalhado. Todavia, basta um deslize fora das quatro linhas e uma má administração desse problema para que isso comece a interferir negativamente na sua imagem e, bem possivelmente, no seu rendimento com a bola nos pés.
_____________________________________
Por José Mário Santos – Fala! UFRJ