sexta-feira, 14 junho, 24
HomePolíticaA importância da preservação da Amazônia e seus impactos sociais

A importância da preservação da Amazônia e seus impactos sociais

A floresta amazônica garante as chuvas para um terço da América do Sul e tem o papel de suma importância no combate ao aquecimento global e às mudanças climáticas. A gigantesca área de 6.700.000 km² de pura  biodiversidade, abriga milhares de espécies de plantas e animais, algumas ainda desconhecidas ou pouco estudadas. A Amazônia é o berço da maior bacia hidrográfica do mundo. 

O desmatamento destrói a capacidade que esse imenso oceano verde tem de nos proteger. As queimadas na Amazônia desabrigam e matam centenas de animais silvestres e esse desmatamento desenfreado também invade territórios indígenas que são nossos ancestrais originários, que acabam sendo brutalmente expulsos de suas terras e levam consigo parte da nossa história.

Entenda a importânica de preservar a Amazônia
Entenda a importância de preservar a Amazônia. | Foto: Freepik/Montagem.

Por que preservar a Amazônia?

A floresta abriga em torno de 25% de todas as espécies de seres vivos da terra, sendo estes:

-40 mil espécies de plantas;

– mais de 400 tipos de mamíferos;

-1.300 tipos de pássaros;

– mais de 3 mil espécies de peixes.

Além disso, apenas o Rio Amazonas despeja 17 bilhões de toneladas de água por dia no mar. Isso corresponde a 20% de todo o volume de água doce que chega aos oceanos em todo o mundo. Isso de acordo com fontes do projeto ambiental Amazônia Protege.

A longo prazo, o desmatamento causado pela extrema urbanização bem como o descontrole agropecuário podem resultar em um cenário onde cenas como disputas por água, guerras civis, genocídio de povos originários serão comuns de se assistir.

___________________________________________
Por Romário Vieira – Fala! Universidade Cruzeiro do Sul

ARTIGOS RECOMENDADOS