O filme A Baleia chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira, 23 de fevereiro, e marca o retorno de Brendan Fraser (Viagem ao Centro da Terra) às telas, que é um dos favoritos a vencer o Oscar no dia 12 de março.
A obra traz reflexões sobre a obesidade, gordofobia, solidão, relações interpessoais e muito mais. A Baleia concorre ao Oscar 2023 em três categorias: ‘Melhor Maquiagem e Cabelo’, ‘Melhor Ator’ (Brendan Fraser) e ‘Melhor Atriz Coadjuvante’ (Hong Chao).
A trama de A Baleia
A Baleia acompanha a história de Charlie, um professor de Literatura que pesa 270 kg e convive com as consequências da obesidade severa. Por conta disso, ele vive em um pequena casa escura e reclusa, mas um dia decide enfrentar seu passado, já que não lhe resta muito tempo de vida. Então reencontra a sua ex-esposa e sua filha, que ele havia abandonado.
O gatilho para seu descontrole com a comida foi o luto, quando seu namorado morreu. Desde então, sua vida virou de cabeça para baixo e ele dá aulas pela internet, escondendo-se com a câmera desligada.
Um dos pontos abordados pelo filme é a invisibilidade das pessoas que sofrem com a obesidade. “Preconceito contra a obesidade é uma das últimas fronteiras das maneiras de uma pessoa menosprezar a outra. Muitas vezes, as pessoas do tamanho de Charlie são invisíveis, vistas apenas por suas famílias e cuidadores. É uma forma de silenciamento”, opina Brendan Fraser.
Direção e elenco
A direção de A Baleia ficou nas mãos de Darren Aronofsky (Cisne Negro). Em nota, o diretor comentou: “O que eu gosto sobre o filme é como ele nos convida a ver a humanidade dos personagens, que não são totalmente bons ou maus, eles têm nuances como qualquer pessoa e vivem vidas muito ricas”.
No elenco, temos nomes como Brendan Fraser, Hong Chao (O Menu), Sadie Sink (Stranger Things), Ty Simpkins (Sobrenatural), Samantha Morton (The Walking Dead) e muito mais.
Confira o trailer oficial de A Baleia
A seguir, assista ao trailer oficial do filme:
____________________________________
Por Giovana Rodrigues – Redação Fala!