O mês de dezembro começa com o Dia Mundial de Combate à AIDS, data comemorada no dia 1°, que busca promover conscientização sobre a doença. Durante esse mês, também é celebrados o Dezembro Vermelho, campanha de conscientização da AIDS e outras ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis).
A seguir, entenda a importância do Dezembro Vermelho:
Dezembro Vermelho: entenda a importância da campanha
A campanha Dezembro Vermelho foi instituída a partir da Lei n° 13.504/2017 e busca trazer conscientização sobre a importância da luta e combate à AIDS e outras ISTs, além de chamar atenção para a proteção dos direitos de indivíduos infectados. Assim, o Ministério da Saúde, junto a outras entidades da sociedade, promove campanhas de apoio durante o mês de dezembro.
AIDS e ISTs
A AIDS é uma infecção causada pelo retrovírus HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana), que ataca as células do sistema imunológico do portador, responsável pela defesa do organismo contra possíveis invasores, como vírus e bactérias. Assim, a infecção afeta a qualidade de vida dos pacientes, que passam a ter uma resposta imune comprometida, sendo necessário o controle da doença a partir do tratamento específico.
As ISTs são infecções sexualmente transmitidas causadas por bactérias, vírus, entre outros microrganismo. A infecção também pode ser transmitida pelo contato de mucosas com secreções contaminadas ou de mãe para filho(a) durante a gestação, parto ou amamentação.
ISTs mais comuns
As ISTs mais frequentes são:
- HPV;
- Sífilis;
- Gonorreia;
- Clamídia;
- Herpes;
- Cancro Mole;
- Tricomoníase;
- Donovanose;
- Hepatite B e C;
- Doença Inflamatória Pélvica (DIP);
- Infecção pelo HTLV;
- Linfogranuloma venéreo (LGV);
A principal forma de prevenção da AIDS e outras ISTs é com o uso de preservativo durante as relações sexuais, sejam elas anais, orais ou vaginais. Além disso, é importante fazer exames de maneira periódica a fim de investigar possíveis infecções, principalmente porque alguns portadores podem ser assintomáticos.
___________________________________
Por Giovana Rodrigues – Redação Fala!