Naiman Cumba Sanhá Injai – mais conhecida por Perola Injai nasceu em Bissau (Guiné Bissau). Em 2005, deixou o país e foi viver em Portugal, onde terminou o ensino secundário, mas de uma forma limitante – sem os objetivos traçados em termos académicos.
Já em 2019 deixou Lisboa e foi morar em Peterborough, Inglaterra.
Com a influência e estímulo do seu saudoso avô, ex-ministro das finanças Issuf Sanha, ainda muito nova, com apenas 3 anos de idade começou a dançar. Chegou a fazer parte de Associação das Crianças Jovens Trabalhadores e Pequenos Jornalistas (Rada Barney, INDE, PLAN, AMIC e UNICEF), depois jogou o basquetebol na Seleção Nacional da Guiné-Bissau. Uma história marcante!
Entrevista com Naiman Cumba Sanhá Injai
Naiman participou também em vários vídeos clipes (quase 150) com artistas nacionais e internacionais, teve oportunidade de viajar para vários países, nomeadamente: Macau, França, Espanha, Inglaterra, Luxemburgo, Itália, Senegal e Boston, com o intuito de representar Guiné Bissau através da dança.
“Agora o meu foco empresarial é angariar fundos para criar uma instituição de caridade, a fim de acolher crianças, jovens e adultos carenciados. É nesse sentido e não só, que tenho como lema da vida: ‘Juntos somos mais fortes’ (todos por um e um por todos)”, contou.
Atualmente, Naiman é empreendedora social e CEO da empresa Djintis Fx’s (a sua marca) e em 2020, inaugurou a sua loja de venda de roupas e calçados variados.
A sua marca Djintis Fx’s é um embrião do sonho de criar algo atrelado aos mais carenciados, em especial às crianças.
“Sonhos? Tenho um desejo de abrir uma escola de dança, para materializar o sonho de ensinar a dança aos mais novos. Para finalizar; e para quem não sabe: Sou mãe de um menino, com o nome de Leonardo Aladji Mandjai.”, completou Naiman.
___________________________
Por Benazira Djoco – Fala! UNIESP PB