Curitiba se destaca por ser um destino pouco cobiçado em relação à algumas cidades turísticas mais badaladas, como Rio de Janeiro, Campos do Jordão, Gramado e diversas capitais da região Nordeste; talvez isso justifique acomodações mais em conta, com diárias para o casal em torno de R$ 150,00 a R$ 200,00 em um hotel três estrelas.
Entre os vários passeios que certamente irão agradar o turista mais exigente, destacamos aqui:
Melhores lugares para visitar em Curitiba: Jardim Botânico
Localizado na Rua Engenheiro Ostoja Roguski, 350, o Jardim Botânico de Curitiba conta com 278mil metros quadrados de pura natureza, com jardins exuberantes que deixam os visitantes boquiabertos.
Diversas variedades de flores e plantas são encontradas por lá, seja dentro ou fora da grande estufa que dá um charme singular ao ponto turístico.
A entrada é gratuita e há poucas vagas de estacionamento disponíveis no local (que utiliza sistema de estacionamento rotativo da cidade). No entanto, além de ser um ponto turístico visitável através da linha turística da cidade, quem estiver de carro encontra sem dificuldade vagas de estacionamento nas ruas próximas.
Parque Barigui
Situado na Avenida Cândido Hartmann, S/N, o parque no bairro Bigorrilho também é uma excelente opção para estar em contato com a natureza, aliando o passeio a uma possibilidade de praticar exercícios físicos, pois no parque há pista de caminhada, corrida e ciclismo. O enorme lago no Barigui compõe a paisagem juntamente com diversas capivarinhas que habitam o local. O parque conta com amplo estacionamento gratuito e também é atendido pela linha de ônibus turístico de Curitiba.
Parque Tanguá
Descrito por muitos como “o parque mais lindo de Curitiba”, este ponto turístico tem como endereço a rua Oswaldo Maciel, 97. Na parte inferior do parque, há um restaurante à beira do lago com vista para o paredão rochoso do parque com sua famosa cascata; já na parte superior, certamente o turista poderá contemplar talvez o mais belo pôr-do- sol da cidade (portanto, atente-se à previsão do tempo no dia de visitá-lo, é imperdível). O Parque Tanguá também é atendido pela linha turística da cidade e é passeio indispensável ao visitante.
Restaurante Madalosso
Este é nada mais nada menos do que o maior restaurante das Américas, certificado pelo livro dos recordes! Com capacidade para atender simultaneamente 4.645 pessoas e tendo quase 1.000 vagas de estacionamento, o restaurante italiano é focado no rodízio de massas e oferece diversas opções de vinho, seja no almoço ou no jantar. Está localizado na colônia italiana no bairro Santa Felicidade, na avenida Manoel Ribas, 5875.
Bar do Alemão
No centro de Curitiba, há um recanto alemão para tomar muito Chopp e comer o famoso joelho de porco! Além disso, diversas iguarias do país europeu estão disponíveis no cardápio do restaurante que também é parada obrigatória para o visitante! Também é possível provar no local a original e curitibana carne de onça (carne crua temperada) e se divertir com os amigos e familiares.
Pra quem deseja fazer um tour mais completo pela cidade, indicamos também várias outras atrações, como por exemplo: Parque São Lourenço, Ópera de Arame, Torre Panorâmica, Bosque Alemão, Restaurante Cantinho da Bica, Confeitaria Curitibana entre outros muitos lugares. Depois destas dicas é só arrumar as malas! Ah, não se esqueça do casaco, afinal, estamos falando da capital mais fria do país!
___________________________
Por Matthaeus Johnnattan Avelino – Fala! Universidade Cruzeiro do Sul