sábado, 23 novembro, 24
Homecuriosidades5 lugares considerados sagrados na América Latina

5 lugares considerados sagrados na América Latina

Vários lugares ao redor do mundo possuem significados importantes para as pessoas e para a história local. É verdade que é impossível não admirar e se surpreender com essas localidades. Mas, você conhece quais são os cinco lugares sagrados da América Latina? Continue a leitura para descobrir quais são, suas características, fotos e muito mais!

Lugares considerados "sagrados" na América Latina
Lugares considerados “sagrados” na América Latina. | Foto: Freepik.

1. Tiwanaku, Bolívia

Engloba um dos sítios pré-colombianos mais antigos das Américas. A cidade era a capital religiosa, política e espiritual do Império Tiwanaku, o qual deu nome ao local e existiu antes do famoso Império Inca.

Não são conhecidos muitos danos sobre a civilização Tiwanaku, visto que não possuíam um sistema de escrita e havia pouca evidência arqueológica. Entretanto, o que se sabe é que era um Império tradicional, baseado em agricultura, pesca e artesanato.

Tiwanaku, Bolívia
Tiwanaku, Bolívia. | Foto: Unsplash.

2. Machu Picchu, Peru

Também conhecida pelo nome de “Cidade Perdida”, é uma das maravilhas do patrimônio cultural da humanidade. Fora uma cidade do grandioso Império Inca, por volta de 1420-1530 d.C.. 

É famosa por sua arquitetura de pedras encaixadas, em conjunto com os terraços destinados ao cultivo e armazenagem de alimentos, e as praças e templos destinados às práticas religiosas.

Machu Picchu
Machu Picchu. | Foto: Freepik.

3. Moais da Ilha da Páscoa, Chile

Os Moais são enormes estátuas de pedra, construídas entre 1250 e 1500 pelo povo Rapanui, em uma ilha do Chile, e somam mais de 887 unidades.

Segundo estudiosos, os Moais tinham 3 propósitos: homenagear os antepassados da ilha, homenagear os líderes tribais mortos e a terceira razão ainda não foi descoberta, e é atribuída aos moais diferenciados, que possuem escrita rapanui talhada em suas pedras, diferentemente dos demais.

Moais da Ilha da Páscoa
Moais da Ilha da Páscoa. | Foto: Unsplash.

4. Aparecida do Norte, Brasil

Todo mundo já conhece o Rio de Janeiro, como um dos locais mais icônicos da religiosidade brasileira, por causa da estátua do Cristo Redentor. Mas, como o Brasil é um país enorme, outros lugares também se destacam muito mais pela religião, e um deles é a cidade de Aparecida do Norte, onde se localiza a Basílica de Nossa Senhora de Aparecida, o segundo maior templo católico do mundo! Sabia dessa?

Por ser a padroeira do Brasil, todo ano a cidade recebe milhões de fiéis, sobretudo no dia 12 de outubro (feriado nacional em homenagem à Nossa Senhora de Aparecida).

Aparecida do Norte
Aparecida do Norte. | Foto: Pixabay.

5. San Agustín, Colômbia

Há 3.500 anos atrás, San Agustín era uma região colombiana habitada por culturas pré-hispânicas. 

O lugar chama atenção pelas estátuas gigantes espalhadas ao seu redor, que tem significado desconhecido. Apesar disso, o terreno e o estudo da geometria pelos povos nativos fez com que as estátuas conseguissem se olhar de um lugar para outro!

Por isso, diz-se que possuem um significado sagrado, além do que os olhos podem ver.

San Agustín, Colômbia
San Agustín, Colômbia. | Foto: Booking.com.

Viu só como cada lugar é único e belo? Espero que você tenha gostado dessa aventura fantástica pelos locais sagrados da América Latina.

____________________________________
Por Maísa Siena – Fala! Universidade Cruzeiro do Sul

ARTIGOS RECOMENDADOS