A América Latina é um rico espaço para as múltiplas variedades culturais, mas o que está fazendo o mercado da música ficar ainda mais conhecido são os novos artistas que vêm surgindo, entre eles os artistas argentinos.
Os gêneros musicais mais envolventes da Argentina atual são o Reggaeton e o Trap. O pop e as baladas melódicas sempre fizeram sucesso por lá e isso não mudou. No entanto, novos estilos musicais ganharam forma e foram adicionados aos já existentes. A Cumbia, o Tango, todos eles passaram a ser adaptados, com o objetivo de serem introduzidos em canções diferentes, o que deu muito certo.
TINI: a estrela argentina
É impossível falar da ascensão dos artistas argentinos sem citar a maior estrela pop do país, TINI. A cantora, dançarina e atriz de 25 anos começou sua carreira ainda quando criança e hoje se configura como a argentina mais influente do país, bem como uma das mais bem-sucedidas.
Sua música tem variações de gênero, mas se concentram bastante no pop latino, reggaeton e nas baladas – músicas mais lentas. Recentemente, em 2021, a artista foi a primeira argentina a emplacar uma música entre as mais escutadas mundialmente no Spotify. Intitulada como “Miénteme”. A parceria das duas argentinas do momento (Tini e Maria Becerra), conseguiu atingir altos patamares na indústria musical e abriu diversas portas para ambas.
Hoje, o videoclipe de Miénteme conta com mais de 400 milhões de visualizações, sendo este o vídeo mais reproduzido de Tini, no YouTube. Os recordes da intérprete de La Loto – música em conjunto com a diva brasileira Anitta e a americana Becky G – não param por aí, uma vez que ela é a artista mais seguida no Instagram e conta com seus três CDs lançados entre os mais escutados do Spotify Argentina.
Em 2022, a artista se intitulou como a “Triple T”. Esse nome veio através das suas próprias canções, já que ela passou a dizer dentro delas “Tini, Tini, Tini” e em cada música a sua marca registrada traz um novo ritmo e tonalidade. Entendendo o mercado da música, a cantora optou por levar essa ideia para um single e a música virou um Hit.
Artistas argentinos em ascensão
Além de Tini Stoessel, existem diversos outros artistas que vêm se destacando no mercado musical, sendo eles: Maria Becerra, Emilia Mernes, Tiago PZK e Duki. Conheça um pouco mais sobre eles a seguir:
Maria Becerra
A cantora argentina de 22 anos ficou conhecida pelo seu canal do YouTube e chegou a ser indicada aos prêmios Kids Choice Awards e Martin Fierro Digital Awards, em 2017. Sua carreira musical começou pouco antes da pandemia, tanto é que em entrevistas, Maria afirma não ter feito aulas de canto antes desse processo.
Com sua voz diferente e sua incrível capacidade de se adaptar aos ritmos, Maria Becerra conquistou um público feroz e virou, em pouquíssimo tempo, uma das sensações da Argentina, tendo colaborações internacionais muito famosas, como é o caso de “Que más pues?”, com J Balvin, e “Hasta los dientes”, com Camila Cabello.
Seu primeiro sucesso foi a música “High”, – que logo depois ganhou um remix com Tini e Lola Indigo (cantora espanhola) – uma música melódica e ao mesmo tempo com batidas eletrônicas. Seu último lançamento foi um single solo intitulado “Automático” e ele já virou uma febre no TikTok.
Recentemente, a artista foi indicada ao Grammy Latino com o seu disco de estreia “Animal”, sendo, então, a primeira mulher argentina a conseguir esse feito.
Emilia Mernes
Com 25 anos, a cantora, compositora, dançarina e modelo argentina faz o maior sucesso no país. Sua carreira musical solo também começou há pouco tempo, mas ela já vem colhendo bons frutos.
Seu último lançamento teve como sample a música “Independent Woman” (Destiny’s Child) e Emilia recebeu uma permissão dos compositores e produtores originais da música para lançar uma versão inspirada.
Essa foi a primeira permissão dada a uma artista latina para transformar uma música das Destiny’s Child. A nova versão tem o nome de “La Chain” e é um completo sucesso no Spotify e no TikTok da Argentina, ao lado de “Cuatro Veinte”, outra música de Emilia.
Um dos maiores sucessos de Emilia Mernes é a música em parceria com seu atual namorado, o também artista, Duki. “Como Si No Importara” já possui mais de 120 milhões de visualizações no YouTube.
Tiago PZK
Esse é um dos artistas mais novos em ascensão na Argentina. Tiago PZK tem 21 anos e já é dono de inúmeros hits, dos mais variados gêneros. Seu último lançamento foi em uma participação da música “El último beso”, com Tini.
O cantor e rapper argentino tem músicas nos gêneros R&B, rap e reggaeton e a sua primeira música a explodir foi em homenagem a sua mãe, que sofria em um relacionamento abusivo. “Sola” tem a composição do próprio artista e conta com uma letra muito emocionante.
O crescimento da sua carreira aconteceu rapidamente dentro da indústria musical e hoje ele é um dos fenômenos da área. O artista conta com sucessos de mais de 300 milhões de visualizações no YouTube. Seus singles mais escutados, além de “Sola”, são: “Además de Mí”, “Entre Nosotros”, “Salimo de Noche” e “Cerca de Ti”.
Tiago PZK se tornou referência no rap argentino, uma vez que ele consegue mesclar bem suas letras e atravessa públicos totalmente distintos.
Duki
Com apenas 26 anos, Duki é um dos rappers mais famosos da atualidade na Argentina e engana-se quem pensa que ele apenas faz músicas nesse estilo. Alguns dos seus maiores lançamentos foram no ritmo do reggaeton, na chamada “Temporada de Reggaeton”.
Nos últimos meses, no entanto, o cantor resolveu voltar para o seu ritmo de origem, o trap/rap, e vem arrasando muito nas músicas. Seu single de anúncio sobre o fim da Temporada de Reggaeton, “GIVENCHY”, já conta com 70 milhões de visualizações no YouTube e o seu último lançamento foi em parceria com o famoso artista argentino Paulo Londra.
Sua voz é mais rouca e rasgada e ele possui uma característica um pouco diferente dos artistas acima, pois sua rapidez em criar letras de rap impressiona. Em uma entrevista, Duki afirma que nem sempre compõe a letra antes de ir gravar no estúdio. Muitas vezes, ele faz tudo na hora, no improviso.
Esses são apenas alguns dos artistas mais escutados da Argentina e a cena musical do país está cada vez maior e mundial.
_____________________________________________
Por Anna Beatriz Peixoto – Fala! Universidade Federal de Pernambuco