sexta-feira, 22 novembro, 24
HomeCulturaConheça 7 comidas típicas do Maranhão

Conheça 7 comidas típicas do Maranhão

Sem dúvidas as comidas típicas ficam marcadas nas nossas mentes e paladares, não é à toa que quando viajamos sempre buscamos encontrar a comida regional daquele lugar. No Maranhão não é diferente.

Conhecer novas culturas e saborear os pratos típicos faz parte de uma viagem turística completa, pois é nos sabores e aromas que se conhece de fato a cultura de um local, e para mergulhar nesta experiência, só provando mesmo, não adianta ter receio.

Se você quiser ter uma experiência completa, não pode pular etapas, mesmo que algumas pareçam mais exóticas que outras, é nessa diferença que uma cultura se faz única, no Maranhão, por exemplo, muitos pratos chamam atenção por serem exóticos.

Nesta matéria reunimos as comidas típicas do estado maranhense, que por estar no meio, entre a região Norte e Nordeste, acaba unindo um pouco das duas culturas e o resultado é magnífico.

Comidas típicas do Maranhão
Comidas típicas do Maranhão. | Foto: Unsplash/Montagem.

Peixada Maranhense

Um prato saboroso que leva muitos temperos nordestinos, que pode até ser comparado com a moqueca, mas a diferença vem no sabor.

O ingrediente principal da peixada maranhense é a pescada, mas ela pode ser substituída facilmente por peixes de carne branca.

O sabor inconfundível leva no molho o leite de coco, que deixa o caldo mais grosso e com uma cor alaranjada ao se misturar com o corante. Vão ainda ovos cozidos e o coentro, que é um tempero muito usado nos pratos maranhenses, de sabor muito marcante, há quem odeie, mas há também quem ame.

Para acompanhar, nada melhor do que um arroz com toucinho, pirão feito com o próprio caldo da peixada, uma farofa e uma vinagrete.

Arroz de Cuxá

Considerado um dos pratos mais tradicionais do maranhão, o arroz de cuxá é feito com as folhas da Hibiscus sabdariffa, que é popularmente conhecida no maranhão como cuxá ou vinagreira, o que muita gente não sabe é que o hibisco, queridinho do mundo fitness, e a vinagreira vêm da mesma planta.

A sua característica mais marcante é o sabor azedo das folhas, por isso saber a quantidade certa para colocar no arroz garantirá que o arroz pegue o azedinho necessário.

No Maranhão, o costume é usar o cuxá também no cozidão, que é a carne bovina cozida com abóbora. Fica uma delícia, nem precisa utilizar limão ou vinagre, pois a vinagreira já faz este papel, além de deixar o parto bem mais bonito.

Outro prato que é feito com a vinagreira como ingrediente principal é o cuxá, simples e fácil, para o preparo, basta colocar as folhas para cozinhar, depois triturar no liquidificador, quando virar um purê acrescentar um ovo, dourar o alho picado e então acrescentar a mistura e temperar a gosto.

Caranguejada

Muito parecida com a peixada maranhense, a caranguejada leva os mesmo ingredientes para o preparo, como o leite de coco e o coentro, além dos ovos cozidos.

O prato é facilmente encontrado na região praiana do estado, em São Luís, que é a capital do Estado, estão as melhores caranguejadas.

O caranguejo faz parte da alimentação dos maranhenses, pois 85% dos mangues da região Nordeste estão no Maranhão.

Se você nunca comeu uma caranguejada na vida, vá ao Maranhão viver esta experiência, nos quiosques à beira mar, além de saborear um prato delicioso, você ainda vai aproveitar as belezas das praias.

Sem contar que comer a caranguejada não é uma tarefa simples, para quem consome há muito tempo, funciona como uma terapia, mas para quem não tem muito costume, acaba se aborrecendo por ter que utilizar um martelinho próprio para quebrar a casca do caranguejo. Por isso na hora de se deliciar numa bela caranguejada, não pode ter medo de se sujar, pois com certeza vai respingar molho em algum momento.

Panelada Maranhense

Conhecida como cura da ressaca, a panelada é facilmente encontrada nos mercados municipais do interior do Maranhão, o prato é parecido com a dobradinha, mas se diferencia por não levar linguiça e feijão.

A panelada é feita das tripas, bucho e mocotó do boi, o preparo tem que ser feito com muito cuidado, pois estamos falando das vísceras do boi, então é necessário fazer uma limpeza minuciosa para evitar um cheiro desagradável. Consumida com pimenta e limão, o prato é pesado e também afrodisíaco.

Caldo de Ovos

Um prato afrodisíaco, que também carrega consigo o dever de “curar ressaca” e tem um preparo bem simples.

O molho é feito com cebola, tomate, cheiro verde, coentro, extrato de tomate, pimenta do reino e sal a gosto. Quando o molho levantar fervura é preciso quebrar os ovos dentro, depois de pronto, é só acrescentar ovos de codornas cozidos. Uma dica para engrossar o caldo é peneirar um pouco de farinha de mandioca. O caldo é muito consumido à noite e também pela manhã.

Farinha de Puba

Não é especificamente um prato, mas acompanha basicamente todas as refeições dos maranhenses. A farinha de puba é feita da mandioca, com uma coloração amarelada, dada pelo corante acrescentado no processo de produção, muitas vezes manual.

Ela é uma farinha mais grossa, que não é refinada. Se você for na casa de um maranhense, pode ter certeza que vai encontrar um pote de farinha de puba na mesa, funciona como uma granola, pode ser adicionado tanto em pratos doces como salgados.

Piaba Frita

O prato consiste em filhotes de piaba, um peixe de água doce. Os filhotes, que medem em média 6 centímetros, são empanados com farinha de trigo e fritos em óleo quente até ficarem bem sequinhos, onde as espinhas e cabeças podem ser consumidas sem problema.

A crocância e o sabor são irresistíveis, pode ser um tira gosto que acompanha bebida, ou até mesmo arroz, como também farofas. O prato sempre acompanha limão e pimenta.

Se você gostou de conhecer um pouco da culinária maranhense, agora só falta viver a experiência de provar cada um deles.

______________________________________________

Por Jeciane Fernandes – Fala! Universidade Cruzeiro do Sul

ARTIGOS RECOMENDADOS