Muitas pessoas em algum momento da vida precisam pisar um pouco no freio e começar a economizar financeiramente para poder dar um passo maior, ou até mesmo para quitar uma divida.
No entanto, este caminho não costuma ser fácil, pois quando o assunto é reduzir os gastos ou até mesmo não ter gastos que não são essenciais, torna-se um pesadelo para muitos ao tentar se adaptar a um novo modelo de vida, nesta matéria você vai ver dicas para economizar sem muito sofrimento.
6 dicas para conseguir economizar
1) Diminuir gastos essenciais
A primeira delas é bem simples, então vamos começar por coisas essenciais que não podemos cortar o gasto, mas podemos diminuir, e essa é a grande sacada na hora de pisar o freio nos gastos.
Em casa, sempre evite as lâmpadas de todos os compartimentos ligadas, a regra é bem simples, se não está naquela parte da casa, desligue as luzes. Na hora do banho, sempre determine um tempo para permanecer com o chuveiro ligado, não esquecendo, de sempre que estiver ensaboando o corpo ou lavando os cabelos desligar o chuveiro. Deste modo economizará na energia no caso de chuveiros elétricos, como a conta de luz é uma das maiores vilãs da economia, reduzir o uso de eletrônicos também é valido.
Determine um tempo limite por dia de ficar em frente a TV, uma boa saída para isso é a escolha de um bom livro, assim você terá um entretenimento e de quebra melhorará seu vocabulário e leitura. Se você é aquela pessoa que ama cozinhar opte por receitas que não levam muitas horas de cozimento, poupar o gás ou equipamentos elétricos na hora de cozinhar você economizará consideravelmente nos gastos. Atentar-se também as vezes que se abre a geladeira, o mais recomentado é retirar tudo o que precisa no momento para evitar de abrir a porta varias vezes em um curto período de tempo.
2) Pesquise preços antes de comprar
A pesquisa é essencial para quem quer economizar, antes de sair e comprar um certo produto, buscar os preços, seja online ou até mesmo em lojas físicas, é uma ótima opção. Um mesmo produto pode variar de preço de loja para loja, na maioria dos casos, comprar pela internet sempre sai mais em conta.
Bom lembrar que os preços variam também de marca para marca, então sempre escolha as marcas mais baratas que não são tão populares, as grandes marcas costumam investir muito em propagandas publicitárias, isso de alguma forma influencia no preço final. A pesquisa pode levar um tempinho, entre uma ou duas semanas, mas esse investimento vai influenciar no seu bolso, sem contar que esse período vai fazer você pensar se deve ou não comprar aquele produto, pois já evita uma comprar por impulso.
3) Tenha uma lista antes de ir ao supermercado
Ter um controle financeiro exige no mínimo um planejamento, não precisa ser algo que você não vai conseguir executar, mas coisas simples como, fazer uma lista de compra antes de ir ao supermercado. Essa dica vai te ajudar a comprar somente o que está precisando, evitando os gastos desnecessários, que muitas vezes você acaba comparando só porque viu no supermercado, e os donos de supermercados sabem disso, uma estratégia usada por eles, é sempre colocar produtos não essenciais nas primeiras gondolas e os produtos essenciais no final, assim quando os consumidores passam pelas primeiras gondolas vão ver produtos que despertam o desejo de consumo, porém com uma lista de compra definida o consumidor já vai direto nas gondolas onde então os produtos necessários, evitando desse modo as compras desnecessárias e ainda poupando tempo, que muitas vezes é desperdiçado por muitos quando saem de casa sem uma lista pronta.
4) Exercícios livres sem mensalidades de uma academia
Os exercícios não podem ficar de fora, mas vamos combinar que as mensalidades de academias acaba sendo um gasto que pesa no bolso, para cortar este gasto e não perder o beneficio de ter uma vida saudável, fazer exercícios livres, como correr ao ar livre, você ainda vai apreciar a vista em volta, subir e descer escadas sempre que possível vai te ajudar a diminuir os gastos mensais.
Mas para isso precisa de disciplina, separe uma hora do dia para se dedicar a uma caminhada, escolha um local seguro, onde as pessoas já costuma ir para fazer exercícios, em muitas cidades existem parques ou até mesmo vias dedicadas para a prática desde exercício, claro que esta dica vai para quem está em busca apenas de uma vida saudável, não para aquelas pessoas que optam pela vida de “marombeiros” pois para este estilo de vida, a academia vai ser essencial no ganho de massa muscular, já que conta com varias máquinas com pesos que estimulam o crescimento dos músculos.
5) Busque por promoções e cupons de desconto
Quem que nunca se sentiu ótimo quando comprou algum produto em promoção? A sensação de ter levado vantagem na compra, nos deixa mais satisfeitos ainda com o produto. A dica é, sempre busque pelas promoções, mas de objetos que você precisa no momento, pois comprar um item por ele apenas está em promoção vai te levar a um gasto desnecessário, lembre-se que a promoção é uma jogada de marketing dos lojistas para influenciar o consumidor muitas vezes a comprar algo que nem está precisando, mas pelo fato de está em promoção acaba levando o produto por medo de perder a “oportunidade”.
Neste caso é necessário não se deixar levar pelo impulso, busque por promoções mas só leve aquilo que realmente precisa. Os cupons de descontos são ótimo também na hora de economizar, entre um restaurante que oferece cupom de desconto e outro que não oferece nenhum benefício, opte pela primeira opção, assim você vai economizar na segunda compra.
6) Definir um dia para lazer
Para a economia sem sofrimento você não pode se abster de um momento de lazer, por isso é muito importante reservar um dia na semana para seu divertimento pessoal. Com isso você vai se organizar e evitar fazer gastos a mais, como sair para comer fora mais de uma vez por semana, preparar a comida durante a semana é importadíssimo para diminuir os custos, comer fora acaba saindo caro, pois você não paga somente pela comida, mas também pelo serviço de garçom, isto inclui também o aluguel do estabelecimento, além disso, quanto mais conforto oferece o local, mais caro você vai pagar pelo prato. Se você ama sair para comer fora, policie-se, e defina apenas um dia da semana, assim irá reduzir os gastos, mas sem sofrer tanto. Isso vale também para passeios de entretenimento, como ir ao cinema, ou qualquer tipo de parque de diversão, se programe e determine um dia no mês para este custo, um pouco de disciplina vai te ajudar a reduzir nos gastos.
_____________________________________
Por Jeciane Fernandes – Fala! Universidade Cruzeiro do Sul