Aconteceu o Grande Prêmio da Bélgica. A Fórmula 1 retornou das férias de meio do ano no tradicional circuito de Spa-Francorchamps, Bélgica, no último domingo (28).
Ainda no sábado, durante a classificação, o líder da categoria Max Verstappen acelerou forte e cravou o melhor tempo da sessão, com 1:43.655. No entanto, o holandês teve que pagar uma punição por alterações da unidade de potência de seu carro além da permissão do regulamento, resultando assim numa largada na 13ª posição. Para a sorte de Max, o até então vice-líder do campeonato, Charles Leclerc, também sofreu a mesma punição e teve que largar em 14º.
Seria uma corrida emocionante de recuperação e duelo para Max e Charles, correto? Nem tanto. Com um desempenho surpreendente de sua RBR, Verstappen já na 12ª volta assumiu a liderança da prova e caminhou para a vitória em uma corrida sem dificuldades.
Para completar a festa da equipe austríaca, Max fez dobradinha com o Mexicano Sergio Perez. O piloto da Ferrari Carlo Sainz completou o pódio.
Charles Leclerc, que terminou em 5º, mas ficou com a 6ª colocação devido a uma punição de 5 segundos por não respeitar o limite de velocidade no pitlane, perdeu a segunda posição no campeonato mundial para Sergio Perez (191 contra 186 pontos). Enquanto isso, o atual campeão Max Verstappen viu sua vantagem abrir ainda mais – 284 pontos.
Além da supremacia da RBR em Spa, outros dois momentos chamaram a atenção dos espectadores da corrida, um deles foi a ultrapassagem de Esteban Ocon sobre Sebastian Vettel e Pierre Gasly de uma só vez. Na grande reta após a famosa Eau Rouge, enquanto Vettel e Gasly duelavam pela posição, Ocon chegou e arrematou as duas posições pela esquerda.
Outro momento que chamou a atenção foi a batida de Lewis Hamilton e Fernando Alonso logo na primeira volta; o piloto espanhol ainda ofendeu Lewis pelo rádio de sua equipe, chamando-o de idiota. Hamilton preferiu não rebater os comentários.
O próximo grande prêmio é o da Holanda, no circuito de Park Zandvoort. A corrida será dia 4 de setembro, às 10h, horário de Brasília.
__________________________________________
Por Matthaeus Johnnattan Avelino – Fala! Universidade Cruzeiro do Sul