Um produto inusitado tem chamado atenção dos internautas nas redes sociais: um pó de preparo de bebida sabor artificial de café. O produto, apelidado de ‘café fake’ pela web, é vendido pela marca Pingo Preto e tem ingredientes como café torrado e moído, polpa de café e aromatizante.
A princípio, o ‘café fake’ estava disponível na Amazon com a descrição: “Café tradicional Pingo Sabor Café”. Após a repercussão, a descrição foi alterada para “Pó para Preparo de Bebida Sabor Café Tradicional Pingo Preto”.
O Grupo Jurerê, responsável pelo produto, se manifestou
O Grupo Jurerê, responsável pela marca Pingo Preto, se manifestou após a polêmica e defendeu que o produto é composto para preparo de bebida regulamentado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Tem seu rótulo claro quanto à denominação de produto e composição do mesmo, com informações no padrão exigido pela legislação nacional, com letras do mesmo tamanho, sem destaque para expressões isoladas, o que de nenhuma forma caracteriza confusão ao consumidor
justificou a marca
A indústria de alimentos nacional trabalha incessantemente na pesquisa e desenvolvimento de produtos que atendam a segurança alimentar, a necessidade econômica e nutricional do consumidor final, além de manter responsabilidade com o abastecimento de alimentos em âmbito nacional
completou
O Procon do estado de Santa Catarina se pronunciou e afirmou que o rótulo traz a informação de forma clara e precisa ao consumidor. Já o Procon de São Paulo declarou que irá notificar o Grupo Jurerê para prestar esclarecimentos sobre o produto, que provocou confusão aos consumidores.
Internautas repercutem o ‘café fake’
Nas redes sociais, os internautas repercutiram o assunto. Apelidado de ‘café fake’, o produto foi alvo de piadas e críticas na web. Algumas pessoas chegaram a refletir sobre os problemas econômicos do país, que tem levado o consumidor a substituir o produto por similares, como o caso do leite que tem sido substituído pela bebida láctea.
Veja alguns dos comentários:
depois dos similares lácteos, vem o café fake. entenda: https://t.co/86Jzi6c8LR
— Natalie (@natalievanzb) August 30, 2022
~Café fake~ é pra quebrar o peão, né. No mínimo podiam resgatar substitutos históricos de maior sucesso, menos processados e que já são mais conhecidos, como a raiz de dente de leão (velho conhecido da DDR) e a raiz de chicória (mais conhecido no Vietnã)https://t.co/QqiBBSTddn
— M. (@mekaru) August 30, 2022
Só falta o tradicional pão com bromato para completar o café da manhã factício.https://t.co/qSDGhH6s8E
— Marcelo Soares (@msoares) August 30, 2022
" a economia está bombando ", disse o Jair Bolsonaro.
— Lino Pontes Santos (@LinoPontesSant2) August 31, 2022
A economia bombando:
CaFAKE (" Pó para preparo de bebida sabor Café ")
Mistura Láctea Condensada
Pele de Frango sendo vendida
Soro de Leite
Senta lá, Cláudia…
________________________________
Por Giovana Rodrigues – Redação Fala!