sexta-feira, 22 novembro, 24
HomeCinema e Séries5 melhores versões de "Romeu e Julieta"

5 melhores versões de “Romeu e Julieta”

Duas famílias rivais, amor proibido e morte, esse é o enredo de uma das histórias mais antigas e amadas do mundo: Romeu e Julieta. Escrita há mais de quatrocentos anos por William Shakespeare, o amor avassalador entre o filho dos Montéquio e a herdeira dos Capuleto influenciou o mundo da arte e rendeu diversas adaptações ao longo dos anos. Veja, a seguir, as melhores versões de “Romeu e Julieta”.

romeu e julieta, romeu e julieta versões, romeu e julieta adaptações
Romeu e Julieta (2013). | Foto: Reprodução.

West Side Story (1961)

West Side Story, ou Amor Sublime Amor, é um filme de 1961, dirigido por Robert Wise e Jeremy Robbins. Ele foi inspirado na peça da Broadway de mesmo nome lançada em 1957, a partir de uma adaptação da trágica história de Romeu e Julieta.

O musical se passa em Nova York, na década de 1950, e acompanha a intensa e emocionante história de amor de Tony (Richard Beymer), membro da gangue dos Jets (brancos), e Maria (Natalie Wood), irmã do líder dos Sharks (porto-riquenhos). Os grupos se enfrentam frequentemente pelo domínio do Upper West Side, de Manhattan.

Devido ao roteiro inteligente e músicas de tirar o fôlego, o filme conquistou 10 estatuetas do Oscar, entre elas a de melhor filme, melhor trilha sonora e melhor diretor. Logo, o longa se tornou uma das produções mais queridas pelos fãs de romance e musicais.

Aliás, em 2021, ele ganhou um remake dirigido por Steven Spielberg e estrelado por Ansel Elgort e Rachel Zegler. O filme também tem a participação de Rita Moreno, que interpreta Anita no original, e corrige algumas questões da primeira adaptação da história.

Romeu + Julieta (1997)

Estrelado por Leonardo Dicaprio e Claire Danes, o longa se passa na fictícia Verona Beach, onde os Montéquios e Capuletos, duas famílias com conglomerados empresariais, disputam pelo poder. O filme é dirigido pelo premiado diretor australiano Baz Luhrmann, também responsável pelas obras The Great Gatsby (2013) e Elvis (2022).

Em Romeu + Julieta, Romeu (Leonardo Dicaprio), seu primo Benvólio (Dash Mihok) e seu melhor amigo Montéquio (Zak Orth) entram no baile dos Capuletos escondidos. Lá, ele encontra Julieta (Claire Danes) e logo se apaixona pela moça. No entanto, além de fazer parte da família rival, Julieta também tem um pretende a vista (Paul Rudd). Apesar das circunstâncias, ambos lutam pelo seu amor.

Além disso, nessa versão mais moderna, as espadas são substituídas por armas e a trilha sonora se destaca com bandas como Radiohead, The Cardigans e Buthole Suffers.

O Casamento de Romeu e Julieta (2005)

O Casamento de Romeu e Julieta é uma comédia romântica brasileira dirigida por Bruno Barreto. Nela, a rivalidade entre as famílias atinge outro ponto: o futebol. Enquanto Romeu (Marco Ricca) é um corinthiano roxo, Julieta (Luana Piovani) é capitã do time feminino do Palmeiras e, como a sua família, é uma torcedora fanática pelo verdão.

Os dois se conhecem em um dos clássicos paulistas e se apaixonam. No entanto, Julieta revela que seu pai jamais aceitaria que ela ficasse com uma pessoa do time adversário. A partir daí, Romeu passa a fingir ser palmeirense para ser aceito pela família da amada. O que parece ser uma pequena mentirinha, leva a uma série de confusões e momentos cômicos entre os personagens.

Romeu e Julieta – Ballet de Prokofiev (1938)

O ballet de Romeu e Julieta, do russo Sergei Prokofiev, foi lançado em 1938. Trata-se de uma composição dividida em três atos e treze cenas. Uma das cenas mais famosas é a da música Dance of the Knights que segue a batalha entre os Montéquios e Capuletos. Até hoje, ela é muito usada pela cultura pop, e já foi utilizada por bandas como The Smiths.

Romeu e Julieta (2013)

Dirigido por Carlo Carlei, Romeu e Julieta se passa na cidade renascentista de Verona, na Itália. Assim como outras adaptações, Romeu (Douglas Booth) e Julieta (Hailee Steinfeld), se encontram em uma festa e se apaixonam perdidamente um pelo outro, e lutam para manter esse amor.

O longa não possui quase nenhum diálogo do texto original e conta com um elenco de peso, com nomes como Stellan Skarsgård, Damian Lewis, Paul Giamatti e Ed Westwick (Sim, nosso querido Chuck Bass!).

E aí, já viu alguma dessas adaptações de Romeu e Julieta? Além delas, há diversas outras que também valem uma conferida.

________________________________

Por  Geovana Ferreira de Sá – Fala! Mackenzie

ARTIGOS RECOMENDADOS