Restam apenas 4 equipes disputando o título da Copinha
Restando apenas 4 times na disputa, a Copinha de 2022 está chegando ao fim, na última quarta-feira (19) foram definidos os últimos semifinalistas, e são eles: Santos, América-MG, Palmeiras e São Paulo. As semifinais acontecem na sexta-feira (21) e no sábado (22), a primeira será disputada no Anacleto Campanella, em São Caetano, entre o Peixe e o Coelho, e a segunda será na Arena Barueri, entre o Verdão e o Tricolor.
Relembre a campanha dos times finalistas da Copa Júnior 2022, a Copinha
A campanha do Santos
Em sua estreia na Copa São Paulo de 2022, o Santos enfrentou o Operário Ferroviário, e após sair perdendo, conseguiu uma boa virada, com gols de Lucas Barbosa e Rwan Seco, dois destaques da equipe do litoral paulista nesta edição. Na segunda partida, os Meninos da Vila enfrentaram o Rondoniense, e conseguiram um excelente resultado, vencendo por 3×0, com dois gols de Weslley Patati, e mais um gol de Rwan, o camisa 10.
Na última partida da fase de grupos, o Santos enfrentou a Ferroviária, disputando a primeira colocação do Grupo 8, vencendo novamente, desta vez por 2×0, com gols de Lucas Barbosa e mais uma vez Rwan Seco. Na primeira partida do mata-mata, o time praiano enfrentou o Chapadinha, do Maranhão, vencendo por 3×0, com gols de Jhonnathan, Rwan Seco e Weslley Patati.
Na fase seguinte, o Santos voltou a enfrentar a Ferroviária, agora não conseguindo tirar o zero do placar no tempo normal, então foi decidida nos pênaltis, onde a equipe praiana venceu por 5×4. Nas oitavas de final, foi a vez dos Meninos da Vila enfrentarem os “Muleques” de Xerém, e conseguiram uma vitória por 2×1, desta vez com dois gols de Lucas Barbosa. Já nas quartas de final, o time paulista enfrentou o Mirassol, e após sair ganhando por 2×0, com dois gols de Rwan, sofreu o empate já na parte final do jogo, e conseguiu a classificação nos pênaltis.
A campanha do América-MG
Em sua estreia na Copinha, o América Mineiro enfrentou o Falcon, do Sergipe, e conseguiu apenas um empate, com um gol apenas aos 44 do segundo tempo, marcado por Mateus Bamberg. Na segunda rodada, mais um empate, agora sem gols, contra o São Carlos, de São Paulo, tendo que decidir a classificação na última rodada.
Já na última partida da fase de grupos, o Coelho enfrentou o Grêmio Desportivo São-Carlense, e conseguiu uma simples vitória por 1×0, com gol de Adyson, garantindo a classificação. Na primeira fase de mata-mata, o América enfrentou o Athletico Paranaense, e após um empate por 1×1, no tempo normal, conseguiu a classificação nos pênaltis, vencendo por 3×1.
Na fase seguinte, a equipe de Minas Gerais voltou a enfrentar o Falcon, empatando novamente por 1×1, com um gol de Vinicius Vianna, e venceu mais uma vez nos pênaltis, agora por 5×4. Nas oitavas de final, o Coelho enfrentou o Novorizontino, e conseguiu uma excelente goleada por 5×2, com gols de Ighor Gabryel, Rodolfo, Vinicius Vianna, Mateus Henrique e por fim, Heitor Manuel. Nas quartas de final, o time conseguiu uma simples vitória por 1×0, com mais um gol de Adyson, agora contra o Botafogo.
A campanha do Palmeiras
Em sua estreia na Copinha de 2022, o Palmeiras enfrentou o ASSU, do Rio Grande do Norte, e conseguiu uma excelente vitória por 6×1, com 2 gols de Endrick, 2 de João Pedro, 1 de Gabriel Silva e 1 de Jhonatan. Na sua partida, o time enfrentou o Real Ariquemes, vencendo novamente, agora por 3×0, com 2 gols de Endrick novamente, e um gol de Vitinho.
Na última partida da fase de grupos, jogando com um time alternativo, empatou em 1×1 contra o Água Santa, com dois gols no fim do jogo. Na primeira fase qualificatória, enfrentou o Mauá, e conseguiu mais uma goleada, agora por 4×0, com gols de Fabinho, Gustavo Garcia, Vitinho e Kevin. Na fase seguinte, o time enfrentou o Atlético Goianiense, marcando 2 gols no começo da partida e vencendo por 3×0, com gols de Fabinho, Gabriel Silva e Vitinho.
Nas oitavas de final, o Verdão enfrentou o Internacional, um dos favoritos ao título, e conseguiu se classificar novamente, agora vencendo o Colorado por 2×1, com gols de Jhonatan, e um gol contra de Lucas Flores. Nas quartas de final, enfrentou outra surpresa da Copinha, o Oeste, e com um começo avassalador, venceu a partida por 5×2, com 2 gols de Giovani, 1 gol de Gabriel Silva, 1 gol de Pedro Bicalho, e 1 golaço de bicicleta de Endrick, de fora da área.
A campanha do São Paulo
Em sua primeira partida na Copinha, o São Paulo enfrentou o CSE, de Alagoas, e conseguiu uma vitória por 2×0 com gols de Pedrinho e Vitinho. Na segunda rodada, o Tricolor enfrentou o Desportiva Perilima, da Paraíba, e venceu por 5×0, com 2 gols de João Adriano, 1 de Pablo, 1 e Beraldo e mais um gol de Pedrinho.
Na última rodada da fase de grupos, o São Paulo enfrentou o São Caetano, e conseguiu uma vitória básica por 2×1, de virada, com dois gols de Caio Matheus, destaque da Copinha. Na primeira partida eliminatória, venceu o São Bernardo por 3×0, com gols de Gabriel Maioli, mais um de Caio Matheus, e um gol de Léo.
Na fase seguinte, o time paulista voltou a enfrentar o São Caetano, agora vencendo por 3×0, com mais um gol de Caio Matheus, e dois gols de Vitinho. Nas oitavas de final, enfrentou o Vasco, mais um dos candidatos ao título, e venceu por 4×2, com dois gols de Gabriel Maioli, um gol de Talles e mais um gol de Vitinho. Já nas quartas de final, a equipe comandada por Alex enfrentou o Cruzeiro, e após sair perdendo por 1×0, conseguiu a virada, com gols de Gabriel e Vitinho.
Agora, esses 4 times disputam o título da Copa São Paulo de Futebol Júnior, Palmeiras ainda busca o seu primeiro título, o América já venceu o campeonato em 1996, enquanto Santos e São Paulo já venceram a copinha, três e quatro vezes, respectivamente. Saberemos em breve qual será a grande final, que será disputada na próxima terça-feira, dia 25 de janeiro, aniversário do Estado de São Paulo.
__________________________________________________
Por Leonardo Pignatari – Fala! PUC-SP