sexta-feira, 22 novembro, 24
HomeEsporteCopinha: As semifinais da Copa SP de Futebol Júnior de 2022

Copinha: As semifinais da Copa SP de Futebol Júnior de 2022

Restam apenas 4 equipes disputando o título da Copinha

A taça da competição de base mais importante do futebol brasileiro.
A taça da competição de base mais importante do futebol brasileiro. | Foto: Divulgação/FPF.

Restando apenas 4 times na disputa, a Copinha de 2022 está chegando ao fim, na última quarta-feira (19) foram definidos os últimos semifinalistas, e são eles: Santos, América-MG, Palmeiras e São Paulo. As semifinais acontecem na sexta-feira (21) e no sábado (22), a primeira será disputada no Anacleto Campanella, em São Caetano, entre o Peixe e o Coelho, e a segunda será na Arena Barueri, entre o Verdão e o Tricolor.

Relembre a campanha dos times finalistas da Copa Júnior 2022, a Copinha

A campanha do Santos

Os Meninos da VIla chegaram na Copinha 2022 como um dos favoritos ao título.
Os Meninos da VIla chegaram na Copinha 2022 como um dos favoritos ao título. | Foto: Reprodução.

Em sua estreia na Copa São Paulo de 2022, o Santos enfrentou o Operário Ferroviário, e após sair perdendo, conseguiu uma boa virada, com gols de Lucas Barbosa e Rwan Seco, dois destaques da equipe do litoral paulista nesta edição. Na segunda partida, os Meninos da Vila enfrentaram o Rondoniense, e conseguiram um excelente resultado, vencendo por 3×0, com dois gols de Weslley Patati, e mais um gol de Rwan, o camisa 10.

Na última partida da fase de grupos, o Santos enfrentou a Ferroviária, disputando a primeira colocação do Grupo 8, vencendo novamente, desta vez por 2×0, com gols de Lucas Barbosa e mais uma vez Rwan Seco. Na primeira partida do mata-mata, o time praiano enfrentou o Chapadinha, do Maranhão, vencendo por 3×0, com gols de Jhonnathan, Rwan Seco e Weslley Patati.

Na fase seguinte, o Santos voltou a enfrentar a Ferroviária, agora não conseguindo tirar o zero do placar no tempo normal, então foi decidida nos pênaltis, onde a equipe praiana venceu por 5×4. Nas oitavas de final, foi a vez dos Meninos da Vila enfrentarem os “Muleques” de Xerém, e conseguiram uma vitória por 2×1, desta vez com dois gols de Lucas Barbosa. Já nas quartas de final, o time paulista enfrentou o Mirassol, e após sair ganhando por 2×0, com dois gols de Rwan, sofreu o empate já na parte final do jogo, e conseguiu a classificação nos pênaltis.

A campanha do América-MG

O América-MG é a grande surpresa dessa Copinha.
O América-MG é a grande surpresa dessa Copinha. | Foto: Reprodução.

Em sua estreia na Copinha, o América Mineiro enfrentou o Falcon, do Sergipe, e conseguiu apenas um empate, com um gol apenas aos 44 do segundo tempo, marcado por Mateus Bamberg. Na segunda rodada, mais um empate, agora sem gols, contra o São Carlos, de São Paulo, tendo que decidir a classificação na última rodada.

Já na última partida da fase de grupos, o Coelho enfrentou o Grêmio Desportivo São-Carlense, e conseguiu uma simples vitória por 1×0, com gol de Adyson, garantindo a classificação. Na primeira fase de mata-mata, o América enfrentou o Athletico Paranaense, e após um empate por 1×1, no tempo normal, conseguiu a classificação nos pênaltis, vencendo por 3×1.

Na fase seguinte, a equipe de Minas Gerais voltou a enfrentar o Falcon, empatando novamente por 1×1, com um gol de Vinicius Vianna, e venceu mais uma vez nos pênaltis, agora por 5×4. Nas oitavas de final, o Coelho enfrentou o Novorizontino, e conseguiu uma excelente goleada por 5×2, com gols de Ighor Gabryel, Rodolfo, Vinicius Vianna, Mateus Henrique e por fim, Heitor Manuel. Nas quartas de final, o time conseguiu uma simples vitória por 1×0, com mais um gol de Adyson, agora contra o Botafogo.

A campanha do Palmeiras

Endrick, de apenas 15 anos, é o grande destaque do Palmeiras na Copa Júnior 2022.
Endrick, de apenas 15 anos, é o grande destaque do Palmeiras na Copa Júnior 2022. | Foto: Roberto Zacarias.

Em sua estreia na Copinha de 2022, o Palmeiras enfrentou o ASSU, do Rio Grande do Norte, e conseguiu uma excelente vitória por 6×1, com 2 gols de Endrick, 2 de João Pedro, 1 de Gabriel Silva e 1 de Jhonatan. Na sua partida, o time enfrentou o Real Ariquemes, vencendo novamente, agora por 3×0, com 2 gols de Endrick novamente, e um gol de Vitinho.

Na última partida da fase de grupos, jogando com um time alternativo, empatou em 1×1 contra o Água Santa, com dois gols no fim do jogo. Na primeira fase qualificatória, enfrentou o Mauá, e conseguiu mais uma goleada, agora por 4×0, com gols de Fabinho, Gustavo Garcia, Vitinho e Kevin. Na fase seguinte, o time enfrentou o Atlético Goianiense, marcando 2 gols no começo da partida e vencendo por 3×0, com gols de Fabinho, Gabriel Silva e Vitinho.

Nas oitavas de final, o Verdão enfrentou o Internacional, um dos favoritos ao título, e conseguiu se classificar novamente, agora vencendo o Colorado por 2×1, com gols de Jhonatan, e um gol contra de Lucas Flores. Nas quartas de final, enfrentou outra surpresa da Copinha, o Oeste, e com um começo avassalador, venceu a partida por 5×2, com 2 gols de Giovani, 1 gol de Gabriel Silva, 1 gol de Pedro Bicalho, e 1 golaço de bicicleta de Endrick, de fora da área.

A campanha do São Paulo

O São Paulo foi forte candidato ao título desde o começo.
O São Paulo foi forte candidato ao título desde o começo. | Foto: Rubens Chiri.

Em sua primeira partida na Copinha, o São Paulo enfrentou o CSE, de Alagoas, e conseguiu uma vitória por 2×0 com gols de Pedrinho e Vitinho. Na segunda rodada, o Tricolor enfrentou o Desportiva Perilima, da Paraíba, e venceu por 5×0, com 2 gols de João Adriano, 1 de Pablo, 1 e Beraldo e mais um gol de Pedrinho.

Na última rodada da fase de grupos, o São Paulo enfrentou o São Caetano, e conseguiu uma vitória básica por 2×1, de virada, com dois gols de Caio Matheus, destaque da Copinha. Na primeira partida eliminatória, venceu o São Bernardo por 3×0, com gols de Gabriel Maioli, mais um de Caio Matheus, e um gol de Léo.

Na fase seguinte, o time paulista voltou a enfrentar o São Caetano, agora vencendo por 3×0, com mais um gol de Caio Matheus, e dois gols de Vitinho. Nas oitavas de final, enfrentou o Vasco, mais um dos candidatos ao título, e venceu por 4×2, com dois gols de Gabriel Maioli, um gol de Talles e mais um gol de Vitinho. Já nas quartas de final, a equipe comandada por Alex enfrentou o Cruzeiro, e após sair perdendo por 1×0, conseguiu a virada, com gols de Gabriel e Vitinho.

Agora, esses 4 times disputam o título da Copa São Paulo de Futebol Júnior, Palmeiras ainda busca o seu primeiro título, o América já venceu o campeonato em 1996, enquanto Santos e São Paulo já venceram a copinha, três e quatro vezes, respectivamente. Saberemos em breve qual será a grande final, que será disputada na próxima terça-feira, dia 25 de janeiro, aniversário do Estado de São Paulo.

__________________________________________________

Por Leonardo Pignatari – Fala! PUC-SP

ARTIGOS RECOMENDADOS