Quem trabalha com as redes sociais com certeza já ouviu o termo engajamento. Mesmo que muito popular, são poucas as pessoas, inseridas ou não na internet, que conhecem seu real significado.
Isso porque a palavra é utilizada para diversas coisas, podendo ter vários significados que se perdem dependendo do momento em que é empregada. Além disso, esse é um termo muito utilizado por aqueles que já conhecem os algoritmos das redes sociais e compreendem como eles funcionam.
Dito isso, a seguir, explicaremos o que é o engajamento e quais são as 5 melhores estratégias para gerar engajamento nas redes sociais.
O que é engajamento?
Atualmente, muito se fala sobre engajamento nas redes sociais, estratégias para aumentar seu engajamento, entre outras coisas. Porém, a questão que fica é: o que é engajamento?
Como foi dito, a palavra pode ser empregada em diversos momentos e para coisas distintas. Além disso, o significado desse termo pode mudar de acordo com o momento em que está sendo usado. É possível, entretanto, definir engajamento como o empenho de uma pessoa em algo ou em uma causa. Ou seja, quando uma pessoa se compromete com algo e se empenha em fazer aquilo.
Se trouxermos essa ideia para as redes sociais, o engajamento nas redes diz respeito ao empenho dos usuários nela. Ou seja, à forma como eles utilizam sua rede, como se comunicam dentro dela, como utilizam os mecanismos disponibilizados, entre outros.
Sendo assim, quando pensamos em engajamento com um olhar voltado para o Marketing Digital, ou seja, para os criadores de conteúdo nas redes sociais ou aqueles que vendem nesse ambiente, o engajamento diz sobre a forma como os usuários se relacionam com seu conteúdo. Sendo assim, consiste nas ações que eles tomam em relação ao seu conteúdo, se curtem, compartilham, comentam, entre outros.
A ideia de engajar um conteúdo está relacionada à ideia de realizar ações com ele, para que o algoritmo da rede social entenda sua relevância. Quando pensamos em engajamento, automaticamente pensamos na forma como o algoritmo irá interpretar esse conteúdo e facilitar para que ele apareça para o maior número de pessoas possível.
É por isso, por exemplo, que as visualizações de um conteúdo não contam como engajamento em determinadas redes sociais, como o Instagram. Como tecnicamente o usuário não está interagindo com o conteúdo, ou seja, realizando uma ação. Ele apenas viu aquilo, mas não significa que é de seu interesse.
Porém, quando ele curte, comenta e compartilha, ações bem comuns, ele mostra que aquele conteúdo é relevante para ele e, até mesmo, para outras pessoas. Com isso, ele é indicado para outros usuários, aumentando a possibilidade de eles engajarem também aquele determinado conteúdo.
Em resumo, engajar nas redes sociais é basicamente reagir aos conteúdos das redes ou incentivar os usuários a reagirem aos conteúdos.
5 estratégias que geram engajamento nas redes sociais
Agora que você já sabe o que é engajamento e o que é o engajamento nas redes sociais, ou seja, com um olhar para o Marketing Digital, está na hora de conhecer algumas estratégias.
Elas irão auxiliar criadores de conteúdos, empresas, entre outros, a chamar o público para seus conteúdos e incentivar esses usuários a engajarem. Ou seja, comentar, compartilhar, curtir, entre outras ações que podem ser tomadas dentro das redes sociais.
É preciso entender, no entanto, que apenas essas estratégias não servem. Isso porque além de ações que o próprio criador pode adotar, o conteúdo deve ser atrativo e relevante.
As 5 estratégias a se adotar para ajudar com o engajamento nas redes sociais são:
1. Conhecer seu público-alvo
A primeira coisa que um criador de conteúdo ou uma empresa deve fazer para ter um bom engajamento é conhecer seu público-alvo. Ou seja, conhecer aqueles para quem ele irá destinar tal conteúdo.
Saiba qual o gênero, idade, região em que mora, classe social, costumes nas redes sociais, interesses, dores, entre outros. Quanto mais bem definida é sua persona, melhor será o conteúdo que irá criar e maior será a chance de ela interagir com ele.
2. Postar conteúdo relevante
Não adianta de nada conhecer bem seu público-alvo, saber quais são seus interesses e seus desejos e, por fim, criar um conteúdo que não agrada nada a eles.
Sendo assim, a segunda estratégia a ser adotada para o engajamento de seu conteúdo é criar conteúdos relevantes. Ou seja, conteúdos que irão agradar seu público e que irão mostrar algo a ele.
Por isso, busque temas relevantes sobre seu produto ou seu serviço, apresente um conteúdo que o usuário irá compreender, cative as pessoas. Quanto melhor for o conteúdo, maior a chance de uma interação positiva com o público.
3. Incentivar o público a interagir com seu conteúdo
Muitas vezes, o que o usuário precisa é de um incentivo para interagir e engajar, ou seja, se sentir livre para isso. Por isso, convide seu público a comentar em suas publicações, a curtir e compartilhar. Mostre a importância disso, não apenas para você, mas para eles também. Além disso, uma forma de convidar é reconhecer suas interações.
Por exemplo, se uma pessoa comentou algo em seu conteúdo, mesmo que seja uma crítica, mostre que está lendo e ouvindo essa pessoa. Curta os comentários e responda a todos. É preciso deixar o público à vontade para interagir.
4. Fazer publicações bonitas
Além de um conteúdo relevante, ou seja, que irá agregar algo para seu público, o conteúdo deve ser bonito. Isso porque antes de ler, a pessoa deve se sentir atraída para ele. Um conteúdo malfeito, com uma edição amadora, irá passar a impressão de que aquele conteúdo não possui qualidade e, por isso, não merece atenção.
Por isso, é imprescindível criar conteúdos chamativos, com cores vibrantes e que combinem com sua marca. Cuidado, no entanto, para não adicionar muitas informações, ou seja, poluir seu conteúdo.
5. Fazer Call To Action
Lembra da história de convidar as pessoas para interagirem com sua publicação? Pois bem, uma das melhores formas é o famoso Call To Action, também conhecido como CTA. Um bom CTA irá atrair o público por meio de uma construção textual.
Por exemplo, você começa falando sobre vantagens do seu produto ou trazendo uma informação relevante, que irá atrair a pessoa. Em seguida, relaciona sua marca, mostrando como ela está ligada àquela informação ou àquele produto.
Para depois, criar um “mistério”, uma sensação de que para se aprofundar é preciso ir até você. Use palavras como “clique aqui e confira”, “para saber mais clique aqui”, ou utilize perguntas como “gostou?” e um incentivo para irem até seu site ou ver outros conteúdos em suas redes sociais.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre engajamento, está na hora de ir para as redes sociais e colocar tudo o que aprendeu em prática. Mas, se você quiser ir além e adquirir outros conhecimentos sobre Marketing Digital, clique aqui e confira tudo sobre o curso da Escola do Marketing Digital!
_________________________
Por Luiza Nascimento Lopes – Fala! PUC-SP