domingo, 3 março, 24
HomeCinema e Séries‘Homem-Aranha: Sem Volta para Casa’ tem a maior bilheteria do Brasil

‘Homem-Aranha: Sem Volta para Casa’ tem a maior bilheteria do Brasil

Homem-Aranha: Sem Volta para Casa, um dos filmes mais aguardados de 2021, estreou no Brasil em uma quinta-feira, 16 de dezembro. Segundo a Comscore Movies Brasil, no dia seguinte a sua chegada aos cinemas, a produção já tinha somado 34 milhões de reais em bilheteria e 1,7 milhões de espectadores, tornando-se o maior lançamento dos cinemas brasileiros.

A nova história do herói gerou altas expectativas, correspondeu a elas e ainda trouxe especulações para o futuro da franquia. Saiba detalhes sobre uma das maiores produções do ano. Mas atenção: o texto contém spoilers do filme Homem-Aranha: Sem Volta para Casa.

Homem-Aranha: Sem Volta para Casa
Homem-Aranha: Sem Volta para Casa é sucesso de bilheteria. | Foto: Reprodução: Divulgação Marvel

A história de Homem-Aranha: Sem Volta para Casa

A história do novo filme se inicia no mesmo momento em que termina “Homem-Aranha: Longe de Casa” (2019). Tendo sua identidade revelada para a população e sendo acusado de matar o Dr. Mistério (Jake Gyllenhaal), a vida de Peter Parker vira de cabeça para baixo. As polêmicas envolvendo o herói tiveram tanta repercussão, que levou a não admissão dele, MJ (Zendaya) e Ned (Jacob Batalon) para a faculdade.

Depois disso, Peter procura o Dr. Estranho (Benedict Cumberbatch) para pedir que o mago realize um feitiço que faça todos esquecerem quem é o Amigo da Vizinhança. O feitiço dá errado, abre portais no multiverso e faz com que pessoas que conhecem a identidade do Homem-Aranha em outros universos sejam transportadas para o universo do filme.

É neste momento que acontece uma das cenas mais impressionantes do filme, em que aparecem os vilões Dr. Octopus (Alfred Molina), Duende Verde (Willem Dafoe), Electro (Jamie Foxx), Homem-Areia (Thomas Haden Church) e o Lagarto (Rhys Ifans). Quando esses personagens entram em cena, uma onda de entusiasmo toma conta dos espectadores, afinal, não são apenas os vilões das franquias de “Homem-Aranha” e de “O Espetacular Homem-Aranha”, mas são os atores originais os interpretando depois de anos. Um conflito inicial com esses vilões se desenvolve e culmina na morte de uma personagem muito importante no ciclo do Homem-Aranha, a tia May. Peter foge e entra no processo de luto, que aflora nele um desejo por vingança.

Homem-Aranha: Sem Volta para Casa
O novo filme continua a história de Homem-Aranha: Longe de Casa (2019). | Foto: Reprodução

Este sumiço do herói faz com que MJ e Ned tentem encontrá-lo. Ned, acidentalmente, descobre que consegue usar o anel do Dr. Estranho e, através dele, começa a abrir portais para achar Peter. Os portais levam até o Homem-Aranha, no entanto, não é o protagonista Tom Holland que aparece, mas sim os personagens vividos pelos atores Andrew Garfield e Tobey Maguire. Essa, sem nenhuma dúvida, é uma das cenas mais nostálgicas do filme, principalmente para a geração que cresceu vendo estes atores protagonizarem o Amigo da Vizinhança.

Os heróis de Maguire e Garfield ajudam a procurar o Peter Parker vivido por Holland e, ao encontrá-lo, notam que suas histórias têm muito em comum, como o fato de todos do trio terem perdido alguém que amam. Com isso, o grupo se reúne para combater os vilões.

Por que o filme foi m verdadeiro sucesso?

A produção conta com diversas cenas emocionantes, como o momento em que a Tia May diz para o personagem de Tom Holland a frase “Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades”, fala eternizada pelo Tio Ben (Cliff Robertson) em “Homem-Aranha” (2002). Outras cenas que o filme entrega com excelência são os momentos de redenção. Indo além da cura dos vilões, é permitido que o Peter de Andrew Garfield resgate MJ de uma queda que a mataria, algo que ele não conseguiu fazer com Gwen Stacy, e proporciona que o herói de Tobey Maguire impeça o de Holland de se vingar da morte de May, pois ele já havia vivenciado a vingança após a morte de seu Tio Ben e sabia que aquilo não ajudaria em nada.

Homem-Aranha: Sem Volta para Casa é um filme que vai ficar marcado para sempre na história da Marvel. Esta produção tem um alto valor emocional para os fãs do Homem-Aranha, pois trouxe as três versões do Amigo da Vizinhança dos cinemas, cinco vilões diferentes, cenas engraçadas, cenas capazes de levar o público às lágrimas e referências aos quadrinhos e aos memes. Além disso, o filme abre espaço para especulações sobre o futuro do universo do herói, como a inserção do personagem Miles Morales e do Venom. Por mais complicada que tenha sido a realização, a obra tem uma qualidade exímia e vai ficar na memória de quem assistir. 

_______________________________

Por Gabriel Arouca Leão – Fala! Universidade Federal do Paraná

ARTIGOS RECOMENDADOS