terça-feira, 30 abril, 24
HomeCinema e Séries5 livros young adult que inspiraram séries de sucesso

5 livros young adult que inspiraram séries de sucesso

Young Adult, traduzido para o português como “jovem adulto”, é uma classificação para livros com temáticas voltadas para, assim como o nome se refere, jovens adultos. Livros YA, na maioria das vezes, abordam temas do dia a dia de uma pessoa que está se tornando adulta, como: as transformações da vida, depressão, ansiedade, uso de drogas, sexualidade, gênero, bullying e morte.

Ou seja, o público alvo desse tipo de literatura são, principalmente, adolescentes em fase de amadurecimento. Porém, o consumo desses livros não se restringe apenas aos jovens, muitos adultos passaram a ler livros young adult, fato esse, que chamou a atenção das empresas produtoras de audiovisual. Observando esse mercado em expansão, as empresas começaram a produzir diversas séries baseadas em livros YA. Então, confira 5 livros young adult que viraram séries.

Conheça 5 livros do gênero young adult que inspiraram séries.
Conheça 5 livros do gênero young adult que inspiraram séries. | Foto: Reprodução.

5 livros young adult que viraram séries

1. Quem é você, Alasca?, de John Green

Miles Halter leva uma vida pacata e sem graça na Flórida. O menino tem um costume interessante: memorizar as últimas palavras de grandes personalidades da história. A sua citação favorita é de François Rabelais, um escritor do século XV, que quando estava à beira da morte disse que ia “em busca de um Grande Talvez”. Com essa frase na cabeça, Miles decide não ficar apenas esperando a hora de sua morte chegar para buscar o seu Grande Talvez, então, escolhe fazer as malas e se mudar. Ele vai para um internato no Alabama, onde conhece Alasca Young, uma garota com muitas características: inteligente, engraçada, bonita, e, a principal delas, incompreensível. Alasca agita completamente a vida de Miles, que mesmo sem entendê-la, acaba se apaixonando pela garota enquanto adentra na busca pelo seu Grande Talvez.

Quem é você, Alasca? foi o primeiro livro publicado do autor John Green, muito conhecido por ter escrito A Culpa é das Estrelas. A obra ganhou uma adaptação para série em 2019, e ela teve sucesso ao gerar curiosidade nos telespectadores para visitar o livro em que foi baseada.

2. Pretty Little Liars, de Sara Shepard

Um grupo de amigas, composto por Spencer, Hanna, Aria, Emily e Alison, se dissolve após o desaparecimento de sua líder, Alison. Três anos depois, o corpo é encontrado no quintal de sua antiga casa. Então, as garotas, agora mais velhas e no Ensino Médio, começam a receber mensagens de uma pessoa anônima, auto-intitulada de “A”. Nas mensagens, “A” ameaça revelar os segredos mais terríveis das meninas, segredos esses que, supostamente, apenas Alison conhecia.

Algumas pessoas não sabem, mas sim, a série Pretty Little Liars, que ficou conhecida mundialmente, também foi adaptada de um livro young adult. Existem muitas diferenças entre a adaptação e a saga original, porém a base das duas é a mesma, a adaptação segue a mesma trama principal com o mesmo mistério cativante.

3. Anne de Green Gables, de L. M. Montgomery

Anne Shirley é uma órfã de onze anos que vive no século XIX e, por engano, acaba indo morar com dois irmãos de meia idade, Matthew e Marilla Cuthbert. Eles vivem em uma fazenda de Avonlea, e pretendiam, inicialmente, adotar um menino para que os ajudasse com os trabalhos braçais. Dado o engano, os irmãos pensaram em devolvê-la ao orfanato, porém, quando são envolvidos pela cativante personalidade de Anne, eles decidem ficar com a garota, incorporando-a na rotina da família.

Apesar de ter sido publicado em 1908, o livro continua atraindo novos leitores, tanto que ganhou uma série em 2017, intitulada de Anne with an E, que alavancou ainda mais esse surgimento de novos fãs da obra.

4. Os Treze Porquês, de Jay Asher

Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra na porta de sua casa um misterioso pacote com o seu nome. Dentro dele, Clay descobre várias fitas cassetes. Quando as escuta, o jovem percebe que elas foram feitas por Hannah Baker, uma conhecida sua que cometeu suicídio duas semanas antes. Nessas fitas, Hannah explica os treze motivos que a levaram ao suicídio, e Clay é um desses motivos. Agora, ele está comprometido a escutar tudo para descobrir como ele e outras 12 pessoas contribuíram para aquele acontecimento.

O livro, assim como a série, trata de assuntos sensíveis, podendo gerar inúmeros gatilhos em quem consome. Porém, ambos levantam bons questionamentos sobre os assuntos que abordam, o que fez com que algumas pessoas se identificassem e tivessem a atenção atraída.

5. You, de Caroline Kepnes

Guinevere Beck é uma aspirante a escritora que, enquanto não consegue viver disso, trabalha como professora assistente. Certo dia ela entra na livraria East Village onde Joe Goldberg trabalha. Joe se apaixona instantaneamente por aquela linda escritora: o famoso “amor à primeira vista”. O homem coloca na cabeça que Beck é a mulher da sua vida, então, passa a tentar de tudo para conquistá-la.

Em um thriller psicológico com muitas reviravoltas, os personagens de You são muito bem aprofundados, mostrando todas as subjetividades presentes em cada um. Esses fatores fizeram com que a obra ganhasse diversos fãs que a cada dia pedem por mais conteúdo.

Por Vinicius Silvestre – Fala! Cásper