A iniciativa de empreender durante o decorrer do Ensino Superior tem sido cada vez mais tomada pelos universitários, essa prática está sendo denominada como “Empreendedorismo Universitário“. Pensando nisso, explicamos como o ato de empreender se relaciona e impacta na vida do estudante universitário.
Entenda como se aplica o empreendedorismo univeritário
Praticar o empreendedorismo nada mais é do que a criação de um projeto, sendo que sua principal característica pode ser a busca pela inovação. Os empreendedores são pessoas que se esforçam para suprir desejos e solucionar problemas a partir de propostas únicas e criativas, contexto que pode se encaixar facilmente com a vida universitária, momento no qual os alunos acabam tendo um turbilhão de ideias, questionamentos e opiniões por conta da quantidade de informações e conhecimento que acabam adquirindo durante seu devido curso.
A busca por novas experiências, liberdade financeira, sonhos e vontades pessoais são alguns dos motivos nos quais os jovens vêm optando por tornarem-se empreendedores. O ambiente universitário é ideal para isso levando em consideração os colegas, que podem se tornar possíveis sócios, professores, que podem ajudar e auxiliar o projeto, e, além disso, esse processo acaba sendo uma experiência prática daquilo que é aprendido na faculdade, antes de ingressar formalmente no mercado de trabalho.
Existem diversas formas de empreender, desde vender brigadeiros na porta na faculdade até desenvolver um aplicativo de notícias, tudo depende da vontade, organização e criatividade dos empreendedores. É importante lembrar que eles serão seus próprios “chefes”, portanto as características do projeto, definição do tempo de produção e cada detalhe são escolhas que dependem unicamente deles. Assim, cada universitário deve se questionar se empreender pode ou não fazer parte dos seus planos durante a vida universitária, analisando a partir de sua rotina, sonhos e desejos.
__________________________________________________
Por Ana Carolina do Nascimento Yamazaki – Fala! Mack