Os Jogos Paralímpicos de Tokyo já tem data para trazer ainda mais emoção para os brasileiros! A cada quatro anos, desde 1960, o evento reúne atletas com deficiências físicas ou mentais para competir em várias modalidades do esporte. E teremos vários atletas brasileiros competindo.
Nas Paralímpiadas de 2016, o Brasil alcançou o maior número de medalhas (72) até agora e ficou na 8ª posição do ranking de medalhas. Nesta edição dos Jogos, o presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Mizael Conrado, espera que o Brasil fique novamente entre os 10 melhores da competição e alcance a centésima medalha de ouro, pois faltam treze para o objetivo. Assim, saiba mais sobre como serão os Jogos Paralímpicos de Tokyo.
Quais serão as modalidades dos Jogos Paralímpicos de Tokyo?
Neste ano, os Jogos Paralímpicos contarão com 22 modalidades e 539 competições. Além disso, ocorrerá a estreia de dois esportes: Badminton e Taekwondo.
O Brasil só não estará em duas modalidades: basquete de cadeira de rodas e rugby em cadeira de rodas. Confira abaixo quais serão as competições desta edição.
- Atletismo
- Badminton
- Basquetebol em cadeira de rodas
- Bocha (esporte de precisão)
- Canoagem
- Ciclismo (estrada e pista)
- Esgrima em cadeira de rodas
- Futebol de 5
- Goalball
- Hipismo
- Judô
- Levantamento de peso
- Natação
- Remo
- Rugby em cadeira de rodas
- Taekwondo
- Tênis de mesa
- Tênis em cadeira de rodas
- Tiro
- Tiro com arco
- Triatlo
- Voleibol sentado
Quando começam os Jogos Paralímpicos?
A cerimônia de abertura da Paralimpíada acontecerá no dia 24 de agosto (terça-feira) às 8h (horário de Brasília) no Estádio Nacional do Japão. No mesmo dia, algumas competições já iniciarão, como a natação e o goalball. O encerramento dos Jogos será no dia 5 de setembro (domingo).
Delegação Brasileira
Segundo o Comitê Paralímpico Brasileiro, o Brasil levará para os Jogos de Tóquio 264 atletas: 164 homens e 96 mulheres. Além disso, com a comissão técnica, administrativa e médica serão 434 pessoas. O atletismo tem maior o número de representantes somando 65 atletas e 19 atletas-guia. O nadador Daniel Dias, maior medalhista brasileiro das Paralímpiadas, fará sua quarta participação nos Jogos e já declarou que será a última.
Por isso, prepare sua torcida para nossos atletas brasileiros, porque a partir do dia 24 de agosto, mais de 5 mil atletas estarão representando seus países nos Jogos Paralímpicos de Tokyo, em diferentes modalidades.
_______________________________
Por Lucas Kelly – Redação Fala!