Confira as disputas de atletismo e prepare a torcida
Presente desde o começo das Olimpíadas, o atletismo é uma dos esportes presentes no programa olímpico dos jogos de Tóquio. As provas são as mais variadas, indo desde corridas, saltos, e lançamentos de pesos, permitindo que atletas de diferentes biotipos possam participar. O local onde normalmente são realizadas as provas são os estádios olímpicos, no Rio de Janeiro foi o Estádio Nilton Santos, o Engenhão.
Provas de atletismo nas Olimpíadas
Uma das categorias mais famosas é, sem dúvida, a corrida. Realizadas nas pistas em volta do gramado, as corridas têm diferentes distâncias, indo desde os 100 metros rasos, que premiam o homem e a mulher mais rápidos do mundo, até os 10 mil metros. As provas podem ser rasas (quando não há nenhum tipo de obstáculo), barreiras (que obrigam o participante a pular a barreira) e com obstáculo, que além de saltar, há ainda um fosso com água.
As distâncias são de 100, 200, 400, 800, 1500, 5 mil e 10 mil metros rasos, 100 para os homens, 110 para as mulheres, e 400 metros com barreiras e 3 mil com obstáculos. Ainda há os revezamentos de 4×100 m e 4×400 m em que cada um dos atletas corre a distância estipulada e passa o bastão para o corredor seguinte.
Outra corrida muito nobre que é disputada nos jogos é a maratona. A prova tem referência à Batalha de Maratona, ocorrida na Grécia, no ano de 490 a. C., quando um soldado correu 40 km para dar a notícia que as tropas gregas tinham derrotado os persas. Atualmente, a prova tem 42.195 m, os 2 km e 195 m a mais em relação ao percurso do guerreiro grego, foram acrescentados em 1908, quando a Família Real Britânica exigiu que a prova passasse pelo Castelo de Winston. Nas Olimpíadas, a largada é feita nas ruas da cidade, assim como quase todo o percurso, somente o final e a chegada são no estádio, para que o vencedor seja ovacionado pelo público.
Agora a parte de saltos. São quatro tipos de saltos, dois em altura e dois em distância. O salto em altura é a competição que vê o atleta que pode saltar mais alto sem auxílio. Ele corre fazendo uma parábola e salta passando por cima do sarrafo. O salto com vara segue a mesma ideia, mas agora o esportista corre em linha reta e passa por cima do sarrafo utilizando uma vara. Nos dois casos quem salta mais alto vence.
Os saltos em distância são dois tipos, o triplo que o atleta dá três pulos antes de cair na caixa de areia e o de salto único. Nos dois, se o saltador pisa na linha vermelha presente na tábua de impulsão, o salto é invalidado, e o vencedor é quem alcança a maior distância.
No lançamento e arremesso, quem lançar mais longe é o grande vencedor. São quatro tipos, no arremesso de peso, os atletas lançam uma esfera de chumbo que pesa 4 kg no feminino e 7,26 kg no masculino. O lançamento de dardo é quando os esportistas lançam um objeto com forma de lança, feita de fibra de vidro, fibra de carbono ou aço de 2,7 metros e 800 gramas no masculino e de 2,3 metros e 600 gramas no feminino.
O lançamento de martelo usa uma esfera presa por um cabo e tem os mesmos pesos da esfera usada no arremesso de peso. Por último, no lançamento de disco, é usado um disco de até 22 cm de diâmetro pesando 2 kg para os homens e 1 kg para as mulheres.
Outra prova realizada nas ruas da cidade sede é a marcha atlética. Diferentemente dos outros tipos de corridas, nesta, o atleta, ou melhor marchador, está marchando. O praticante deve ter sempre um dos pés no chão, a perna que dá a passada deve estar reta e, ao desrespeitar essas regras, o marchador pode até ser desclassificado. No feminino, a marcha tem 20 km e no masculino, 20 km e 50 km.
As duas últimas provas do atletismo no programa olímpico são o heptatlo e o decatlo. O primeiro é disputado apenas pelas mulheres e reúne 7 modalidades – 100 m com barreira, lançamento de dardo, lançamento de peso, salto em altura, salto em distância, 200 e 800 m rasos. No masculino, são 10 provas: 100, 400 e 1500 m rasos, salto em distância, salto em altura, lançamento de peso, lançamento de disco, lançamento de dardo, salto com vara e 110 metros com barreiras.
__________________________
Por Raul Galetti – Fala! Anhembi