O que você conhece sobre a Nova Zelândia? O país esteve em evidência na mídia em 2020, por ter conseguido controlar os casos de transmissão do novo coronavírus mesmo antes de existir uma vacina para a doença. A organização e eficiência do governo local para lidar com a situação encantou o mundo, mas a pequena ilha oceânica não impressiona apenas pelo controle da pandemia, mas também por sua cultura, história e beleza.
Pensando em apresentar o lado turístico do país, listamos 5 locais que merecem estar na lista de visitas de qualquer turista na Nova Zelândia.
Conheça 5 pontos turísticos para visitar na Nova Zelândia
1. Sky Tower
A Sky Tower é uma torre gigante de comunicação e observação que fica na cidade de Auckland, um dos principais locais por onde os turistas chegam ao país. Inaugurada em 1997, com 328 metros de altura, a Sky Tower logo passou a ser um símbolo arquitetônico do país, destacando-se como um dos principais pontos turísticos da Nova Zelândia. No alto do prédio, há um restaurante e um observatório, locais onde o visitante pode ver a cidade em um raio de até 80 km.
Além da visão privilegiada, a Sky Tower é o lugar perfeito para quem busca por aventura. Nela, é possível fazer SkyJump, atividade que consiste em saltar de uma altura de 192 metros presos por cabos de aço a uma velocidade de 85 km/h ou fazer a SkyWalk, caminhada suspensa ao redor da torre sem apoio de corrimãos. Os mais aventureiros podem tentar realizar as duas atividades.
2. Waitangi Treaty Grounds
Quem gosta de geografia ou história, vai adorar o Waitangi Treaty Grounds, local que marca o nascimento da Nova Zelândia como país. No Waitangi Treaty Grounds, chefes do grupo maori e o governo britânico assinaram o Tratado de Waitangi, que previa o desenvolvimento sustentável do país. Localizado na Baía das Ilhas, o lugar conta com museu, visita guiada e apresentações culturais.
3. Cathedral Cove
Localizada na Ilha Norte, Cathedral Cove é a praia mais famosa da Nova Zelândia. O filme As Crônicas de Nárnia (2005), gravado no local, apenas ajudou a dar mais visibilidade à praia que se destaca pelo seu arco de pedra. Trata-se de uma abertura em uma grande pedra que liga duas partes da enseada de Cathedral Cove. O arco não é a única beleza da praia, o conjunto como um todo chama a atenção, principalmente o pináculo de pedra, de nome The Hoho, que fica no fim da praia.
4. Hot Water Beach
Já Hot Water Beach é outra praia neozelandesa, mas que, diferente da primeira, tem águas quentes. Isso se deve à localização da praia, que fica em uma área de atividades vulcânicas. Aproveitando o espaço, visitantes costumam cavar buracos na areia para encontrar águas termais, as quais essas pessoas fazem de piscina. Além dessa atividade de calma e relaxamento, a praia também oferece uma atração para quem gosta de atividades mais difíceis. O mar da Hot Water Beach costuma ter ondas fortes, o que atrai muitos surfistas.
5. Museu Te Papa
O museu e galeria de arte Te Para fica localizado em Wellington e é um importante espaço para a preservação da história e cultura de indígenas e outros povos da Nova Zelândia. De maneira dinâmica e divertida, o museu abriga peças sobre o meio ambiente e a cultura maori, enquanto incentiva o pensamento a respeito do futuro. No local, também há cafés, lojas, grutas artificiais e um centro de pesquisa.
________________________________________
Por Rosamaria Santos – Fala! UFRJ