sexta-feira, 22 novembro, 24
HomeSaúdeUnhas amareladas: saiba tudo o que elas revelam sobre a sua saúde

Unhas amareladas: saiba tudo o que elas revelam sobre a sua saúde

Suas unhas podem revelar muito sobre a sua saúde. Observar a cor, o formato e possíveis alterações pode dar boas pistas sobre possíveis problemas. Por isso, alguns cuidados precisam ser tomados ao observar que você está com as suas unhas amareladas.

Nem todo mundo dá muita atenção às suas unhas, não é mesmo? A maioria das pessoas, por exemplo, só olha para essa parte do corpo na hora de cortar e limpar, o que nem sempre acontece com frequência. Contudo, você deveria prestar mais atenção às suas unhas. Isso porque elas podem dar alertas sobre como anda sua saúde.

Unhas amareladas
Unhas amareladas. | Foto: Reprodução.

Compostas principalmente por queratina, as unhas devem apresentar uma coloração rosada e ter uma superfície livre de rugosidades e ondulações. Quando elas mudam de cor, ficam mais grossas ou apresentam alterações em seu formato, é preciso ficar de olho.

Conforme a sabedoria popular, as unhas podem realmente ser encaradas como “termômetros” de nosso organismo. É por elas que descobrimos, antes mesmo de qualquer exame, que nossa alimentação precisa ser melhorada ou que algo não está dentro dos conformes em nosso corpo.

Por exemplo, se suas unhas quebram sempre, como acontece com a maioria das pessoas por aí, este pode ser um sinal de que você está usando muitos produtos químicos. E o que dizer daqueles risquinhos brancos que quase todo mundo tem? Eles são, na verdade, um alerta para o baixo índice de proteína em seu organismo ou até mesmo para problemas nos rins e no fígado.

Pensando nisso, a seguir, explicamos o que significa unhas amareladas e como roer unhas pode estar relacionado a esse problema.

O que as unhas amareladas dizem sobre a sua saúde

Uma coloração amarelada pode ser o efeito da remoção de um esmalte de cor escura, o que não causa maiores problemas. Porém, se esse sinal permanecer por muitos dias, ele pode ser um indício de diabetes.

Já quando as unhas assumem essa coloração e ainda sofrem uma redução na velocidade de seu crescimento, elas podem indicar doenças respiratórias ou problemas no sistema linfático, como o acúmulo de líquidos.

Na maioria dos casos, as unhas amarelas indicam uma infecção fúngica. Se não for tratada a tempo, há a possibilidade de piora e elas podem adquirir uma tonalidade esverdeada e tornar-se frágeis. Outras prováveis causas deste tom incluem o envelhecimento, problemas pulmonares causados ​​pelo tabagismo e o uso constante de unhas acrílicas de baixa qualidade.

Causas mais comuns para as unhas amareladas

Deficiência em vitaminas e minerais

A falta de vitamina no organismo pode deixar as unhas amareladas.
A falta de vitamina no organismo pode deixar as unhas amareladas. | Foto: Reprodução.

Assim como acontece com outras estruturas do nosso organismo, certas deficiências nutricionais podem deixar as unhas mais frágeis, quebradiças e descoloradas. As unhas amareladas podem ser o resultado de falta de antioxidantes, como a vitamina A e a vitamina C.

O ideal para manter um corpo saudável e evitar deficiências nutricionais é realizar uma dieta equilibrada, rica em vitaminas e minerais. Além disso, pode-se ainda tomar um suplemento vitamínico por, no mínimo, 3 meses conforme recomendação médica.

Micose de unha

A micose ocorre devido ao excesso de umidade.
A micose ocorre devido ao excesso de umidade. | Foto: Reprodução.

A micose de unha é uma infecção causada por fungos, que causam alterações na cor, formato e textura da unha, deixando-a mais grossa, deformada e amarelada. 

A doença pode ser transmitida em piscinas ou banheiros públicos, quando a pessoa anda descalço, ou quando se partilha materiais de manicure, por exemplo.

A forma mais correta do tratamento da micose de unha pode ser com esmaltes antifúngicos ou remédios antifúngicos orais receitados pelo dermatologista.

Envelhecimento

Com o envelhecimento das unhas, elas ficam amareladas e onduladas.
Com o envelhecimento das unhas, elas ficam amareladas e onduladas. | Foto: Reprodução.

À medida que a pessoa envelhece, as unhas também podem ficar mais fracas e alterar a sua cor, ficando ligeiramente amareladas. Este é um processo natural do envelhecimento e não significa que a pessoa tenha algum problema de saúde.

É indicado aplicar água oxigenada nas unhas, é uma ótima opção para deixá-las ainda mais claras. Além disso, para que fiquem mais fortes, pode-se ainda aplicar um esmalte fortificante.

Uso de esmalte de unhas

O uso constante de esmaltes pode ser prejudicial as unhas.
O uso constante de esmaltes pode ser prejudicial as unhas. | Foto: Reprodução.

O uso com frequência de esmalte de unhas, principalmente de cores fortes, como vermelho ou laranja, por exemplo, pode deixar as unhas amareladas ao final de algum tempo de uso.

Para evitar que as unhas fiquem amareladas com o uso de esmalte, a pessoa pode fazer uma pausa, estando algum tempo sem pintar as unhas, ou usar um esmalte protetor da unha, antes de aplicar a cor.

Como roer unhas está ligado as unhas amareladas?

Uma das causas para as unhas amareladas são as infecções fúngicas. Os fungos aparecem quando há excesso de umidade no local e roer as unhas deixa-as fracas, húmidas e expostas a bactérias e fungos. Além disso, muitas pessoas costumam roer as cutículas, deixando as raízes das unhas expostas aos fungos e a outros agentes que podem deixar sua unha doente.

Por isso, se você possui o hábito de roer unha e percebeu que suas unhas estão amareladas, pode estar com uma infecção fúngica nelas. Um exemplo desse tipo de infecção são as micoses, comuns principalmente nas unhas dos pés.

Para parar de roer unhas, contudo, é necessário um tratamento à base de remédios e, até mesmo de terapia. Isso porque roer unha pode estar relacionado a ansiedade e estresse, além de ser um hábito que muitos adquirem na infância, por isso é difícil de ser deixado de lado. Mas qual tratamento para roer unhas? Um dos mais indicados é a psicoterapia comportamental, que irá ajudar a pessoa a abandonar esse hábito. Além disso, o uso de produtos para parar de roer unha podem ajudar, como bases com sabores amargos.

Cuidados importantes com unhas amareladas

Receitas caseiras, como as que utilizam vinagre, não são indicadas para tratar unhas amareladas, pois elas podem enfraquecer a queratina e gerar queimaduras na pele. Além disso, é contraindicado utilizar produtos abrasivos ou até mesmo remover o amarelado de forma mecânica. Procurar ajuda médica é a melhor solução. Uma boa dica é hidratar com regularidade as cutículas, o que pode ser feito com cremes para as mãos, e não permanecer muitos dias com o mesmo esmalte.

Outro ponto para cuidar das unhas amareladas é parar de roer unhas, uma vez que o hábito pode causar infecções fúngicas. É preciso lembrar que roer unha faz mal em diversos níveis para a saúde de sua unha, podendo prejudicar na colocação, no formato e na textura da mesma.

Agora que já sabe tudo sobre unhas amareladas, está na hora de tratar e cuidar melhor da saúde das unhas e de seu corpo.

_____________________
Por Sabrina Ferreira – Fala! Centro Universitário Brasileiro de Pernambuco

ARTIGOS RECOMENDADOS