terça-feira, 30 abril, 24
HomeEsporteA magia da Copa do Brasil e as "zebras" da terceira fase

A magia da Copa do Brasil e as “zebras” da terceira fase

A Copa do Brasil é conhecida por sua premiação milionária e o potencial de alavancar clubes de divisões inferiores. Todos os estados brasileiros são representados dentro de campo, a competição engloba 92 clubes e dá oportunidade para um desses se sagrar campeão, por isso, ganha a alcunha do campeonato mais democrático do país.

O título da Copa do Brasil vale muito mais do que um belíssimo troféu, o vencedor também garante uma vaga para a próxima edição da Copa Libertadores. Além disso, nesta edição, o campeão deverá conquistar um pouco mais de setenta milhões de reais incorporando as premiações de todas as fases. Esse valor é muito expressivo para qualquer clube, porém, os que disputam divisões inferiores, muitas vezes, não têm receitas anuais nem próximas dessa quantia, e essa premiação pode mudar a realidade da grande maioria das equipes brasileiras.

copa do brasil
A Copa do Brasil pode alavancar clubes de divisões inferiores. | Foto: Reprodução.

Campeões inusitados da Copa do Brasil

Como qualquer campeonato eliminatório disputado no modelo “mata-mata”, a Copa do Brasil já consagrou campeões que não eram cotados como os favoritos ao título. Neste século, Santo André e Paulista venceram a competição mesmo disputando a segunda divisão do Campeonato Brasileiro. Na década de 90, o Criciúma também conseguiu tal feito. Vale destacar os títulos do Sport (2008) e do Juventude (1999), ambos estavam na primeira divisão do campeonato brasileiro, mas não eram cotados como favoritos ao título da copa nacional. 

Copa do Brasil 2021

A atual competição está em sua terceira fase. Até o momento, quinze clubes estão classificados para as oitavas de final, resta apenas saber quem irá avançar no confronto entre Flamengo e Coritiba. Dos times qualificados para a próxima fase, seis disputam as séries B, C ou D do Campeonato Brasileiro, e a maioria dessas equipes deixará para trás times que estão na elite do futebol nacional ou que tem grande tradição na competição. 

ABC x Chapecoense

O ABC, maior campeão estadual do mundo, passou por cima da Chapecoense e promoveu uma virada histórica. A primeira partida foi em solo catarinense, na Arena Condá, e a Chape levou vantagem e venceu por 3 a 1. Mas no jogo de volta, o alvinegro potiguar surpreendeu seu adversário, logo na primeira etapa, fez dois gols e igualou o placar agregado e, no tempo complementar, confirmou a classificação. Ederson marcou o terceiro e colocou o ABC nas oitavas de final, por 3 a 0.

copa do brasil 2021
ABC comemorando. | Foto: Reprodução.

CRB x Palmeiras

O atual campeão da Copa do Brasil foi eliminado na terceira fase da competição. Na disputa de pênaltis, o CRB garantiu sua classificação. O Verdão saiu vitorioso no jogo de ida em Alagoas, 1 a 0 fora de casa era um bom resultado, mas, mesmo com essa vantagem parcial, não conseguiu assegurar a vaga nas oitavas.

Dentro do Aliianz Parque, o CRB fez história, repetiu o placar do primeiro confronto e levou a decisão para as penalidades. Diogo Silva, goleiro do clube alagoano, foi o herói dessa classificação, fechou a meta durante o tempo regulamentar, converteu um pênalti e defendeu três cobranças palmeirenses, confirmando a classificação da sua equipe.

futebol
CRB comemorando a vitória. | Foto: Reprodução.

Criciúma x América-MG

O Criciúma é a única equipe classificada que disputa a Série C do Campeonato Brasileiro e, na terceira fase, despachou o América-MG, que atualmente está na primeira divisão. Os dois confrontos terminaram empatados, 0 a 0, em Belo Horizonte, e 2 a 2, em Criciúma. A decisão foi para as penalidades máximas, e o goleiro Gustavo foi o herói da classificação, defendeu três cobranças seguidas da equipe mineira e garantiu o avanço do Criciúma.

copa do brasil jogos
Criciúma vitorioso em disputa contra América-MG. | Foto: Reprodução.

Vitória x Internacional

O Vitória conseguiu se classificar diante do Colorado, mesmo com uma derrota por 1 a 0 no primeiro jogo. No jogo de volta, a equipe baiana partiu para cima e confirmou a qualificação no tempo regulamentar, 3 a 1 para o Leão da Barra. Classificação memorável fora de casa, no Beira-Rio.

futebol brasileiro
Vitória classificado. | Foto: Reprodução.

Juazeirense x Cruzeiro (surpresa da Copa do Brasil)

Pela primeira vez uma equipe do interior da Bahia se classificou entre as dezesseis melhores da Copa do Brasil, o Juazeirense conseguiu esse feito em cima do maior vencedor da competição, o Cruzeiro. Mesmo não estando na primeira divisão do futebol brasileiro, o Cabuloso tem muita tradição na copa nacional. O clube conquistou seis títulos, sendo o último em 2018. Mas o time de Juazeiro não se intimidou e buscou a classificação na disputa de pênaltis, depois de duas vitórias por 1 a 0 de cada equipe.

Juazeirense
Juazeirense comemorando a vitória. | Foto: Reprodução.

Assim como o ABC, o Juazeirense disputa a quarta divisão do Campeonato Brasileiro. Os outros classificados para a próxima fase são: Fortaleza, Atlético Mineiro, Grêmio, Atlético Goianiense, Fluminense, Bahia, Athletico Paranaense, Vasco, Santos e São Paulo.

O sorteio para decidir os próximos confrontos ainda não tem data confirmada, pois ainda falta saber quem avançará no duelo entre Flamengo e Coritiba, mais um confronto entre divisões distintas, Série A x Série B. A Copa do Brasil ainda está longe do seu fim e é impossível afirmar quem vai vencer a competição, porém, quem está vindo de baixo quer alcançar o topo, e depois de dezesseis anos, um clube de divisão inferior pode conquistar o Brasil novamente.

_____________________________
Por Gustavo Aurélio Ribeiro Ariceto – Fala! Cásper

ARTIGOS RECOMENDADOS