Após 5 finais seguidas de NBA disputadas, o Golden State Warriors ficou de fora dos playoffs nesta última temporada. A temporada não começou bem, Klay Thompson havia se lesionado nas finais do ano passado contra o Toronto Raptors e sequer entrou em quadra durante toda a temporada regular. Já Stephen Curry, começou a temporada jogando, mas logo se machucou, ficando de fora de uma boa parte da temporada regular, disputando apenas 5 das 65 partidas.
Com tudo o que aconteceu, o time terminou a temporada com apenas 15 vitórias e 50 derrotas, ficando, assim, com a pior campanha não apenas da Conferência Oeste, mas também de toda NBA. Mas nem tudo se resume a tragédias, com essa campanha ruim, o time teve a chance de pegar uma das principais escolhas do próximo draft, e assim foi, o time pegou a segunda escolha da primeira rodada e agora pode decidir se faz alguma troca ou se pega algum dos novatos, como, por exemplo, Anthony Edwards e James Wiseman, dois dos melhores prospectos para o próximo draft.
Splash Brothers, do Golden State Warriors, de volta
Após as lesões, a dupla Stephen Curry e Klay Thompson está de volta a todo vapor para a próxima temporada, totalmente recuperados. Os dois podem fazer o Golden State Warriors voltar à boa fase e tentar buscar seu sétimo título na história. Curry já foi duas vezes MVP da liga, sendo uma delas de forma unânime, o único jogador na história a conseguir esse feito.
Já o camisa 11, é um dos melhores, se não o melhor, arremessadores para 3 pontos de toda a liga. Com o seu famoso “catch and shoot”, Klay Thompson tem uma mecânica de arremesso quase “perfeita”, nunca vista antes em toda a história da NBA.
A dupla em si pode ser considerada uma das melhores da NBA, e com todo o entrosamento que eles têm juntos, ambos podem render muitos frutos para a franquia da Califórnia.
As surpresas positivas e o futuro da franquia
Eric Paschall, novato que foi escolhido pelo Golden State Warriors apenas na 41ª escolha do draft, foi uma das maiores surpresas dessa atual temporada, o jovem que veio da Universidade de Villanova, jogou 60 das 65 partidas da equipe na temporada e teve média de 14 pontos por jogo, além de 4.6 rebotes e 2.1 assistências, e foi um dos líderes no time nessa campanha.
Além disso, também devemos observar os jovens que a franquia pode escolher no próximo draft, alguns nomes requisitados são Anthony Edwards, James Wiseman e Dani Avdija. O primeiro é um ala-armador de apenas 19 anos que disputou a última NCAA, pela Universidade da Geórgia, e é um dos principais cotados para ser a primeira escolha do draft.
James Wiseman é um pivô de 19 anos que chama muita atenção não só pela sua altura de 2,16m, mas também por sua facilidade em arremessos de média e longa distância. Já Dani Avdija, é um ala israelense que também tem 19 anos, mas diferente dos outros, jogava no Maccabi Tel Aviv, time do seu país natal, e foi eleito o MVP da Liga Israelense na última temporada.
Os jogadores importantes de apoio
Não preciso falar sobre toda a importância que Draymond Green tem na história do Golden State Warriors, o camisa 23 já foi um dos melhores defensores da liga e pode ajudar muito o time na próxima temporada. Além disso, com seu tradicional “trash talk”, Green consegue “entrar na mente” dos jogadores e tirar toda a concentração durante a partida.
Andrew Wiggins chegou ao time da Califórnia em uma troca envolvendo D’Angelo Russell durante a temporada 2019/2020, o camisa 22 é um jogador que se esperava muito no começo da sua carreira, mas o canadense nunca decolou e sempre foi aquele jogador mediano, mas isso pode mudar agora, com armadores como Stephen Curry ao seu lado. Wiggins tem apenas 25 anos e ainda está no “começo” de sua carreira e ainda é esperado que ele vá sair da sua “caixinha”.
Fator Steve Kerr, técnico do Golden State Warriors
Steve Kerr já tem seu nome marcado na história da NBA, tanto como jogador, quando conquistou 5 títulos, 3 pelo Chicago Bulls, com Michael Jordan, e mais 2 títulos pelo San Antonio Spurs, com aquele time histórico de Tim Duncan e David Robinson, comandado por Gregg Poppovich. Tanto como técnico, onde conquistou 3 títulos, todos pelo Golden State Warriors, em 6 anos de carreira.
Steve Kerr pode, sim, ser considerado um dos melhores treinadores da NBA, com seu estilo de jogo que chamou tanta atenção no começo, prevalecendo o arremesso de 3 pontos. E além de tudo isso, o treinador tem uma sintonia muito boa com todos seus jogadores, principalmente Stephen Curry, principal estrela da franquia.
Falado tudo isso, podemos esperar um presente e um futuro brilhante para o time do Golden State Warriors, mas também temos que lembrar que muitas estrelas da NBA já demonstraram interesse em atuar pela franquia. A chance do time dominar novamente a liga nos próximos anos é muito grande, então, o que nos resta é observar e apreciar um time que chama muita atenção e já conseguiu uma grande torcida aqui, no Brasil.
__________________________________
Por Leonardo Pignatari – Fala! Esporte em Pauta