Na última festa do programa A Fazenda, vimos os peões ingerindo álcool em gel junto com as bebidas, em um protesto contra a falta de bebidas alcoólicas no evento. Afinal, a prática pode trazer riscos á saúde?
Na festa do dia 25/09 de A Fazenda 2020, entre tantas pegações e desentendimentos, os peões fizeram algo um tanto incomum: o uso de álcool em gel. Não, não foi para as mãos ou para limpar algo que sujaram. Os participantes ingeriram o álcool em gel junto com suco, para substituir a bebida alcoólica que tinha acabado.
Consequentemente, essa atitude trouxe punições. Apenas mais uma entre varias que a casa já recebeu até agora. Mas, alem disso, trouxe uma pergunta entre os internautas: beber álcool em gel faz mal à saúde?
De fato, o álcool em gel pode SIM trazer riscos a saúde. Não só pelo grande teor de álcool, de 60%, mas também pelo fato do produto conter substâncias cuja ingestão não é recomendada. Além da fácil embriaguez, ingerir álcool em gel pode causar cegueira, enxaqueca, úlcera, hepatite, entre outros.
Em meados de 2011, nos Estados Unidos, o consumo de álcool em gel despertou a preocupação de diversas autoridades. Jovens menores de idade, que não podem comprar bebidas alcoólicas, bebiam enxaguantes bucais e álcool em gel em busca de um efeito alucinógeno. Essa onda de casos trouxe números preocupantes: até 622 jovens ficaram internados no país, fato que deixou todos em alerta.
É preciso falar deste assunto pois, talvez como os peões da Fazenda, muitas pessoas não sabem o tamanho do risco do consumo do álcool em gel com bebidas. Ele pode trazer consequências perigosas ou até mesmo irreversíveis .
Fonte: Terra, Folha e Clube Nissei.
________________________________________
Por Júlia Stavracas – Fala! Cásper