Entenda por que o produto é usado cada vez mais em máscaras, sabonetes, esfoliantes e maquiagens
O carvão ativado é de origem vegetal, sendo criado a partir da queima de lascas de madeiras, por isso, é poroso e tem forma de pó. O sucesso do ingrediente na indústria estética está relacionado as suas propriedades que garantem o chamado efeito detox.
É válido ressaltar que este ingrediente não é o mesmo do carvão de churrasqueira que, por sua vez, é obtido por meio da lenha de uma madeira mais rígida. Com isso, mesmo que triturado, não vira pó.
Benefícios do carvão ativado para a pele
1. Reduz e trata espinhas
A fórmula desse tipo de carvão tem uma grande capacidade de absorvição de impurezas e alto nível de afinidade com óleos. No entanto, o produto não absorve água.
Dessa forma, o carvão ativado consegue manter a pele limpa, purificada e livre de poluentes sem ressecá-la, ao contrário da maioria dos cremes, pomadas e medicamentos que tratam acne. Logo, é uma excelente opção para peles oleosas com espinhas.
2. Esfoliante
Outra propriedade desse ingrediente é sua abrasividade, que permite uma poderosa esfoliação da pele. O carvão ativado reduz o tamanho dos poros e também é ótimo na remoção e prevenção de cravos, quando usado regularmente.
3. Garante um melhor visual à pele
O carvão ativado, depois de aplicado na pele, confere a ela mais maciez, brilho, uniformidade, suavidade e proteção, isso fez com que marcas de maquiagem passassem a investir no produto.
Quando adicionado a cremes antirrugas e clareados, o carvão ativado intensifica suas ações, assegurando um melhor desempenho de alguns cosméticos faciais.
________________________________________
Por Camila Nascimento – Fala! Cásper