Sabemos que o ser humano é capaz de provocar muitas catástrofes e calamidades no ambiente em que vive. No entanto, diversas tragédias aconteceram de forma natural e, por consequência, culminaram na destruição de cidades e aniquilação de milhares de vidas.
Nessa matéria, listaremos os cinco principais e maiores desastres naturais da história.
Veja os 5 maiores desastres naturais
5 – Tsunami em Lisboa
Em 1755, um terremoto seguido de um tsunami acabou com Lisboa, em Portugal. Cerca de 100 mil pessoas morreram com o desastre. A cidade foi reconstruída anos depois com a ajuda de marquês de Pombal.
4 – Tsunami na Indonésia
No dia 26 de dezembro de 2004, um dia depois do Natal, um terremoto de 9.2 graus na Escala Richter desencadeou uma série de tsunamis que devastaram as costas dos países banhados pelo Oceano Índico, principalmente a Indonésia, país mais afetado pela tragédia.
Mais de 230 mil pessoas morreram e por volta de 40 mil pessoas continuam desaparecidas, mesmo após 16 anos do ocorrido.
3 – Terremoto no Haiti
Em janeiro de 2010, um terremoto de grau 7 na Escala Richter atingiu o Haiti. O sismo destruiu completamente a capital Porto Príncipe, incluindo principais edifícios como o Palácio Presidencial e deixou mais de 250 mil mortos e 1,5 milhão de pessoas desabrigadas.
O país ainda tenta se recuperar do desastre e conta com ajuda humanitária de diversas nações, inclusive do Brasil.
2 – Ciclone na Índia
Com ventos que passavam dos 200 km/h, o ciclone da Índia aconteceu em novembro de 1970 e foi o maior e mais mortífero ciclone já registrado na história.
Estima-se que 500 mil pessoas tenham falecido com a fortíssima ventania que levantou casas e inundou ilhas de pouca altitude.
1 – Inundação na China
A maior tragédia natural ocorreu em 1931, na China, com a inundação do rio Huang He (Amarelo), durante os meses de julho e novembro. Esse desastre passou dos 4 milhões de óbitos.
_____________________________________________
Por Helena Barbosa Geraldes – Fala! Cásper