Os brasileiros são amantes dos programas culinários, dos realitys de gastronomia e também dos chefs famosos. O brasileiro traz consigo um amor especial pela comida, não é à toa que a cultura do País é tão rica em pratos tradicionais. Falando em cultura brasileira, não é segredo para ninguém que nós somos um povo alegre, que adora uma folia e recentemente adquiriu uma grande fama por nossos memes e é claro que os chefs famosos aqui no Brasil não iriam ficar fora disso.
Cada um desses chefs possui a sua particularidade, especialidade e a sua marca, mas o que os brasileiros amam mesmo são seus bordões, expressões e personalidades, mas isso é porque nem todo mundo tem a oportunidade de experimentar seus pratos e receitas. Assim os chefs famosos no Brasil se tornaram memes icônicos nas redes sociais.
Porém, eu tenho certeza que o que todo brasileiro queria mesmo era poder experimentar cada um dos pratos feitos por eles. Se todos já tivessem experimentado suas delícias certamente esse sim seria o maior motivo de paixão pelos chefs.
No Brasil alguns restaurantes de chefs famosos são reconhecidos pelo Guia Michelin, o título que reconhece os melhores chefs e restaurantes do mundo. E São Paulo abriga alguns dos restaurantes mais conhecidos do País, inclusive alguns que fazem parte do Guia Michelin, ou seja, os melhores restaurantes do mundo. O guia realiza avaliações criteriosas que analisam diversos aspectos e entrega uma, duas, ou três estrelas aos restaurantes.
Conhecer os restaurantes de chefs conceituados e experimentar suas receitas é o sonho dos amantes do mundo da gastronomia, não só por ser bem possível encontrar alguns deles na cozinha do restaurante e ter oportunidade de ter uma conversa ou tirar uma foto, mas principalmente para experimentar seus pratos.
Confira 5 restaurantes de chefs famosos que você tem que conhecer
1. Arturito, restaurante da chef Paola Carosella
Inaugurado em 2008 e localizado em Pinheiros, Zona Oeste de São Paulo, Arturito é comandado pela Chef argentina Paola Carosella, filha de imigrantes italianos e recentemente naturalizada brasileira. Paola cresceu cozinhando com suas avós, preparando pratos com ingredientes que colhiam e que seu avô pescava e caçava.
Dessa forma, o restaurante possui um cardápio repleto de criações autorais, pois ele une as referências da cozinha clássica mediterrânea, a influência das raízes da chef latino-americana.
Paola iniciou sua carreira estagiando em restaurantes argentinos, em seguida foi para a Europa, onde trabalhou nas cozinhas parisienses. Depois disso, trabalhou em restaurantes da Califórnia, de Nova Iorque e do Uruguai. A chef só veio para o Brasil, em 2001, porém apenas 7 anos depois abriu o Arturito.
O Arturito tem como essência muito mais que um conceito e referências, o restaurante preza pelo respeito ao alimento e a quem o planta e colhe, valor muito defendido por Paola.
O cardápio do restaurante é conhecido não somente pelas receitas autorais, como também pelos seus ingredientes sazonais e seus preparos de cozimento lento no forno a lenha.Alguns dos pratos mais pedidos da casa são o Ojo de Bife preparado a lenha e acompanhado de purê e o polvo no forno a lenha com batatas ao murro a provença.
Faça sua reserva pelo site ou peça seu delivery pelo aplicativo Rappi.
Endereço: Rua Artur de Azevedo, 542 – Pinheiros, São Paulo, SP.
2. D.O.M, restaurante do chef Alex Atala
Foi fundado em 1999 e está localizado no Jardins, bairro da Zona Oeste de São Paulo. DOM é comandado por Alex Atala, chef brasiliero que aos 18 anos iniciou sua carreira pelas cozinhas da Europa, trabalhando em restaurantes da Bélgica, França e Itália.
Após voltar ao Brasil trabalhou nos restaurantes Sushi Pasta e Filomena, onde seu trabalho obteve o primeiro grande reconhecimento, ele foi eleito o Melhor Jovem Chef em 1994. Atala coleciona prêmios como esse, em 2006 foi eleito chef do ano pelo Guia Quatro Rodas, em 2013 o restaurante DOM foi considerado o 6º melhor do mundo e o 1° melhor da América do Sul, lista World’s 50 Best Restaurants e o reconhecimento mais importante de todos foram as estrelas Michelin, ele foi o primeiro brasileiro a alcançar essa honraria.
A cozinha de Alex Atala no restaurante DOM é bem autoral, o cardápio mistura a cozinha contemporânea, com os ingredientes brasileiros, as bases clássicas e técnicas muito atuais. Uma das marcas registradas do chef é explorar os melhores ingredientes do nosso país, seus pratos possuem uma forte presença de ingredientes da Amazônia. O cardápio do DOM é repleto de pratos autênticos, combinações ousadas e reinvenções, além de muitos ingredientes de diversas regiões do Brasil, como tapioca, castanha de baru, jambu, palmito pupunha e tucupi. Alguns destaques do cardápio são os pratos cupim, mandioquinha e toffee de baunilha do cerrado, salada de cogumelos yanomami e mochi de tapioca e rapadura com sorvete de erva-mate.
O restaurante DOM foi reconhecido pelo seu cardápio e excelência em 2015 pelo Guia Michelin, ano que o guia iniciou a edição brasileira, DOM recebeu duas estrelas Michelin.
Endereço: Rua Barão de Capanema, 549, no Jardins, em São Paulo.
3. Sal Gastronomia, restaurante do chef Henrique Fogaça
Foi inaugurado em 2005 e está localizado nos bairros paulistas Cidade Jardim e Higienópolis. O Sal Gastronomia é comandado pelo chef Henrique Fogaça, nascido em Piracicaba, interior de São Paulo, o chef também é cantor e compositor da banda de hardcore Oitão.
Fogaça além de chef do restaurante Sal, ele também têm participação como sócio nos restaurantes Jamile, Admiral ‘s Place e Cão Véio hamburgueria e pub com três unidades em São Paulo. O chef é jurado do Masterchef Brasil desde 2014 e é conhecido por ser um jurado muito exigente e sem paciência para desculpas.
Ele ganhou os prêmios Chef revelação em 2008 da Veja SP, Chef Revelação- Prazeres da mesa em 2009 e o prêmio Paladar de melhor carne de porco- Paladar em 2009 pelo jornal O Estado de S.Paulo.
O Sal Gastronomia é especializado em cozinha brasileira e é muito elogiado por ter um cardápio de muita personalidade com seus pratos elaborados e sabores intensos, e receitas diversos sabores, cheiros e texturas. O destaque do restaurante é o prato de atum em crosta de gergelim ao molho teriyaki e arroz negro. Prato destaque que foi provado e replicado no Masterchef pelos participantes e os comentários foram sobre como o sabor é surpreendente.
O restaurante se destaca também pelos seus pratos com carne de porco como a panceta pururuca com purê de abóbora cabotiá, molho glacê e farofa panko com raspas de limão. O cardápio é recheado de opções incluindo petiscos como bolinho de feijoada com couves e batatas rústicas.
A unidade Cidade Jardim foi inaugurada há menos de 5 anos e tem alguns itens exclusivos no cardápio como as entradas siri mole crocante, empanado na farinha panko e o camarão e vieira com creme de castanha e palmito pupunha. Como também a cerveja artesanal especialmente criada para a unidade Jardins à base de tomilho, alecrim, capim santo, limão siciliano e sementes de coentro.
Endereços: Av. Magalhães de Castro, 12000 – Cidade Jardim, São Paulo – SP; R. Minas Gerais, 352 – Higienópolis, São Paulo – SP.
4. Maní Manioca, restaurante da chef Helena Rizzo
Foi fundado em 2006 e está localizado no bairro Jardins, Zona Oeste de São Paulo. Maní é comandado pela chef gaúcha Helena Rizzo, que aos 18 anos começou a trabalhar na cozinha de restaurantes paulistas enquanto também fazia alguns trabalhos de modelo. Depois disso, Helena foi para a Europa e lá estagiou em restaurantes da Itália e Espanha. Assim que Helena voltou para o Brasil, abriu o Maní com o apoio de amigos.
O restaurante Maní Manioca desenvolve uma cozinha contemporânea com ingredientes brasileiros, a chef Helena mescla tendências gastronômicas mundiais e ingredientes regionais, prezando pelo respeito pelo pequeno produtor. O cardápio do Maní é sucesso nacional e internacional, ele reflete os valores da gastronomia brasileira através de ingredientes sazonais. E o Maní é considerado um dos melhores restaurantes naturais e orgânicos de São Paulo.
O cardápio conta com sabores marcantes e muitos pratos destaques como os bombons salgados de gorgonzola, talharim de pupunha, risotto de beterraba,sopa fria de jabuticaba, polvo na brasa e magret de pato, ceviche de caju com raspadinha de cajuína com cachaça e a famosa moqueca do Maní.
Helena Rizzo se consagrou uma das melhores chefs do Brasil, em virtude de suas criações e gestão do Maní Manioca. Helena já foi reconhecida como a Chef do Ano pela revista britânica The Restaurant, em 2014. E o restaurante Maní recebeu uma estrela Michelin em 2015 e já esteve na posição 46º do ranking das melhores cozinhas do mundo. Helena Rizzo é a única mulher à frente de um restaurante com estrelas Michelin entre os chefs brasileiros.
Endereço: Rua Joaquim Antunes, 210, no Jardins, em São Paulo.
5. Le Bife, restaurante do chef Erick Jacquin
Inaugurado em 2015 e localizado no bairro Itaim, Zona Oeste de São Paulo. O Le Bife é comandado pelo chef francês Erick Jacquin, o chef veio para o Brasil em 1995, depois de um convite para comandar a cozinha do restaurante Le Coq, em São Paulo.
Antes de inaugurar o Le Bife Jacquin era dono do La Brasserie, que abriu no ano de 2006 e funcionou até 2014, porém o restaurante teve de fechar e essa experiência difícil de estão de crise de um restaurante é utilizada pelo chef para auxiliar empreendedores no reality Pesadelo na cozinha que estreou em 2017.
Jacquin tornou- se referência no Brasil por fazer sua cozinha francesa de forma muito autoral. Ele se tornou o primeiro cozinheiro da América Latina a receber o título de Maître Cuisinier de France, uma alta honraria da gastronomia e é o dono do Petit Gateau mais famoso do país, visto que o chef foi um dos primeiros a trazer a receita para o Brasil.
O restaurante Le Bife foi criado a partir de uma ideia do Erick Jacquin em abrir um restaurante em que a carne fosse protagonista, assim nasceu o restaurante Le Bife em que se paga pelo corte da carne e você aproveita a carne escolhida com um rodízio de acompanhamentos. Ou seja, você escolhe a proteína que pode ser carne vermelha, peixe ou frango, escolhe um molho (poivre verde, queijo roquefort, mostarda dijon, béarnais, marchand de vin) e a carne acompanha uma salada de entrada além do rodízio de guarnições, no qual os garçons servem a todo momento. Assim, o restaurante proporciona uma experiência diferenciada que foi inspirada no conceito da bistronomia.
O cardápio também inclui pratos à la carte como o hambúrguer do chef e o famoso steak tartare com o tempero do Jacquin, entre outros. As guarnições que mais se destacam no cardápio são a lasanha de berinjela e o espinafre com molho branco.E é claro que as sobremesas do cardápio incluem o famoso petit gateau au chocolat do Jacquin, além de crème brûlée, crepe de Nutella e mousse de chocolate.
O restaurante possui quatro ambientes: o bar, salão principal, varanda e terraço. E de segunda a sexta na hora do almoço tem um corte do dia com o serviço de guarnições por preço mais barato. Conheça você não irá se arrepender!
Endereço: R. Pedroso Alvarenga, 1088 – Itaim Bibi, São Paulo – SP.
________________________________________________
Por Jennifer Alexandre – Fala! Uniso